Livro sobre viagem de moto histórica

Nos Deliciosos Anos Dourados

Relato de uma viagem de moto do Rio de Janeiro até a Paraíba, realizada no final dos anos 1950.

Viagem de moto America do Sul

Expedição 5 Fronteiras

Um grupo de motociclistas realiza uma viagem de moto pelas estradas do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.

22 Viagem de moto America do Sul 060

Norte da América do Sul

Viagem de moto pelo norte do Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.

viagem de moto

Projeto Vientos Blancos

Atravessando as fronteiras do Brasil, Argentina, Bolívia e Chile para conhecer América do Sul.

Nordeste do Brasil

Com uma Yamaha Midnight Star, motociclista paulista faz uma viagem de moto pelo Nordeste.

viagem de moto

Volta à América do Sul de 125cc

Motociclista português realiza uma viagem com uma moto de baixa cilindrada pela América do Sul.

Um casal recifense e 14.875 km de aventura!

Somos Rosana e Luciano, recifenses, que percorremos com nossa moto Honda CB 500X um total de 14.875 km de estradas de vários estados brasileiros e...

Viagem de moto pela Serra da Canastra

Estava tudo preparado para esta viagem de moto, há muito tempo sonhada. Saí de casa às 9h, deixei minha filha no serviço e às 9h30 entrei na rodovia...

Um dia em Piracicaba

A ideia do passeio surgiu quando nos deparamos com uma semana de trabalho mais curta. Sim, haveria um feriado nela. Maravilhoso, bom para descansar...

De São Bernardo até a praia dos Castelhanos

Segunda de Carnaval, nada como ir para a avenida. Avenida não, vamos para a estrada! Meu filho, nossa branquela (Yamaha Ténéré 250-2011) e eu. Levantamos...

Patagônia de vento em popa

Nossa tão sonhada viagem pela Patagônia está chegando ao fim. Estamos voltando pra casa. Já percorremos 8 mil quilômetros desde que partimos rumo ao...

Leia Mais...

Livro viagem de moto Ushuaia e PatagôniaLIVRO COM PLANEJAMENTO, RELATO E FOTOS DE UMA VIAGEM DE MOTO ATÉ USHUAIA

Mais viagens.

Viagem de moto até Ushuaia

Decidimos ir até Ushuaia e planejamos, alguns meses antes... Não conseguia decidir se iria com...

Uma viagem da China

De todas as possibilidades para comemorar o aniversário de 71 anos, Augusto Lins e Silva escolheu...

Viagem inesquecível pela Cordilheira dos Andes

No dia 04, estávamos com tudo pronto para a viagem, Eu (Sabadini) e Isabel (Filhos do Asfalto MC)...

3.642 km de moto pelo Sul do Brasil

Durante 11 dias do mês de abril, o casal paulistano Guilherme e Piti percorreu 3.642 km de...

Textos legais

Pequenas Notáveis: baixas cilindradas, grandes aventuras!

Vivemos uma época em que a facilidade predomina em todos os ramos e segmentos da sociedade. Logicamente, no motociclismo isso não seria diferente....

Motociclistas

Existe diferença entre eles? Pergunto... Claro que há, respondo! Enquanto uns utilizam motos para lazer, outros as usam como meio de  transporte,...

Crônica de uma viagem anunciada

Com toda a reverência e sem querer ao menos chegar aos pés de Gabriel Garcia Marques, faço aqui um plágio do título de sua crônica homônima para...

Livros

História da Motocicleta

A história da Royal Enfield

A empresa Enfield Manufacturing Co.Ltd. de Reddicth, próximo a Birmingham, começou em 1893 vendendo as bicicletas com a marca Enfield, fabricadas...

Viagem de volta ao mundo de moto em 1957

Uma aventura extraordinária iniciada há mais de 60 anos pelos italianos Leopoldo Tartarini e Giorgio Monetti se tornou uma das maiores aventuras da...

A História do Colete de Moto Clube

O colete é um ícone indelével na cultura das motocicletas. Usados pelos pilotos como um testemunho do estilo de vida com suas motocicletas, os...

O “Bar & Shield” da Harley Davidson

Como proprietário de uma Harley-Davidson você já o viu em incontáveis lugares - em acessórios, roupas, canecas, etc. Sem dúvida, o "Bar & Shield" é uma das mais reconhecidas marcas registradas do mundo. Mas mesmo em diversos formatos e cores, ele é prontamente reconhecido.

Então, de onde veio esse logo? A exata origem do Bar & Shield é desconhecida. Apesar de muita pesquisa ninguém atualmente sabe precisamente quem o criou e porquê. Há especulações de que o logo foi desenhado por um membro da família Davidson, baseado nos logos das ferrovias da época, por influencia de Walter Davidson que trabalhava como maquinista na ferrovia no sudoeste em Milwaukee. Ele montava as motocicletas à noite e trabalhava nos trens durante o dia. Outro fato que devemos notar é que o quartel-general da Harley-Davidson em Milwaukee está localizado na Juneau Avenue perto dos trilhos dos trens. Mas, ninguém sabe ao certo.

O que sabemos é que em 1908 o B&S foi usado pela primeira vez quando a Harley-Davidson disponibilizou-o como um adesivo para ser usado na caixa de ferramentas encontrada nas suas motocicletas. A data de 1908 aparece no part number (o código das peças da Harley) de um catálogo de peças impresso após essa data.

Um pedido registro da marca no U.S Patent Office com a data de 30 de janeiro de 1930 alega que o B&S "foi usado e aplicado constantemente desde 6 de maio de 1910. Pesquisas também indicam que outro pedido foi feito em 19 de julho de 1910, presumivelmente com referência ao Bar & Shield.

O mais antigo item com o B&S que consta nos Arquivos da Harley é uma capa traseira da lista de preços de 1911. Entretanto um colecionador privado tem uma caixa com uma peça de reposição do motor datada de 1910 que tem estampada o B&S. O logo aparece com meia polegada de altura e uma de largura e inclui um alerta de que: "se a cinta de papel branco que sela a caixa que contém a peça estiver rasgada, o conteúdo pode não ser uma peça original".

A primeira associação com a cor preto e laranja para o logo Bar & Shield é datada de 1922, quando peças e acessórios receberam embalagens com novo design.

Em 1960, a versão alongada de 1910 foi abandonada e modernizada em favor de um emblema com novo visual. Na época o B&S parecia estar sendo aposentado mas ele fez um dinâmico retorno 16 anos depois. Em 1976 foi redesenhado para incluir uma maior curvatura e também foi adicionada uma águia que simboliza voo, liberdade e um senso de orgulho made in America.
Não foi a primeira aparição da águia, entretanto. Um catálogo de 1932 descreve um acessório do para-lama com uma águia com as asas abertas e o Bar and Shield de 1910: "Esta ... replica de uma águia ... remete à impressão de um vôo que une força e graça, então é um bom simbolo da performance da Harley-Davidson®.

A versão águia com Bar and Shield de 1976 se tornou o logo dominante até os dias de hoje. Ela ajudou a revitalizar a imagem dos proprietários de Harley-Davidson® durante os anos em que a Harley pertenceu à AMF e reinou com orgulho após a retomada da marca pelos funcionários.

O símbolo americano da águia careca aliada ao revitalizado Bar&Shield é uma parte permanente do motociclista de uma Harley-Davidson®.

O Bar&Shield teve diversos formatos através das décadas mas é hoje uma das mais reconhecidas marcas entre as grandes corporações do mundo. É uma marca global que personifica a mística da Harley® em si.

Fonte: Revista Hog Tales em uma tradução livre by Ivens.
Nota: O nome Bar & Shield vem do formato do logo que consta de uma barra (bar) onde está escrito o nome Harley-Davidson e um escudo (shield) onde se lê Motor Cycles