Entrar

Igatu

Viagem de moto até a Chapada Diamantina e Itacaré

Saímos à tardinha e ainda teríamos o passeio até Igatu. Xique-Xique de Igatu é um vilarejo perdido da Chapada. Um caminho de pedras, resquício da Estrada Real que ligava a Chapada Diamantina a Ouro Preto, nos leva à mais fotogênica cidadezinha do circuito. Seus muros e casas de pedra, lhe renderam o apelido de “Machu Picchu da Chapada”.

Há um largo, uma praça e uma subida que leva às ruínas das casas dos garimpeiros. Retornando um pouco, entramos à esquerda em um caminho que nos leva a um cemitério com igrejinha constituída também de pedra (Igreja de São Benedito), e caminhando por uns 200 metros você chega à Galeria Arte e Memória, um museu a céu aberto que exibe artefatos e imagens da época da mineração, tendo um bistrô onde tomamos “O melhor Capuccino do Brasil”, segundo nosso guia Ailton.

Retornando para a pracinha, chegamos no “Bar do Guina”, antigo atravessador de diamantes na época do Garimpo, que levava as pedras até a cidade de Lençóis, onde eram avaliadas e vendidas. E regado a uma cervejinha bem gelada e amendoins, ele contou “causos e estórias” da época áurea dos diamantes.

Partimos à noite e paramos para contemplar o céu estreladíssimo, apagando os faróis dos veículos. Chegamos a Mucugê e o Ailton nos levou ao Restaurante Point de Mucugê, muito bem estruturado onde saboreei um belíssimo “filé com funghi ao molho de vinho” acompanhado de uma massa fantástica. Recomendamos em Mucugê, procurar os serviços da KM turismo, ela entrega bem mais do que os serviços solicitados.

Na manhã seguinte teríamos trecho de estrada em direção a Lençóis. Após rodarmos 4 km, chegamos ao Parque Municipal de Mucugê, local onde fica localizado o Museu Vivo do Garimpo e o Projeto Sempre Viva, de educação e preservação ambiental. O Museu funciona como uma aula sobre o ciclo do diamante da Chapada e o Projeto tem como objetivo a manutenção e replantio da flor que leva esse nome. A Sempre Viva é uma planta herbácea anual que cresce de 0,7 a 1,2m de altura. Possui folhas bastante delicadas, com flores pequenas e extremamente duráveis.

Vídeo Estrada Igatu:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização