Entrar

Parque Itatiaia e Ouro Preto

  • Categoria: Minas Gerais
Viagem de moto Minas Gerais

Recebemos no mês passado as 3 motocas Versys Tourer com as quais faremos as viagens pelo Destino Incerto, um programa de mototurismo que gravaremos.

Sou acostumado com motos de cross, daquelas que conseguimos chegar em qualquer lugar! A preocupação era em relação aos pneus, por serem lisos, nada adaptados a estradas de terra (minha preferência).

Tirei um final de semana pra fazer um passeio para o teste da motoca nova, que surpreendeu! A rota escolhida foi pela BR 116 até Engenheiro Passos, de lá rumo a Itamonte a entrada do Parque é por uma estrada de terra na Garganta do Registro. Até Engenheiro Passos fui acompanhado dos amigos Thales (também do Destino Incerto), tio Luiz e tio Mauro que rumavam para Macaé / RJ. Não sou de programar muito as viagens, sou do tipo que prefere montar na motoca e simplesmente ir, curtindo a paisagem e tudo mais que uma viagem de moto nos oferece, ficando onde der, na hora que der na telha!

Saí de São Paulo sabendo que queria chegar em Ouro Preto e escalar um pouco na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia. Até o primeiro ponto da viagem foram 300 km de estradas em perfeito estado, com apenas 17 km de terra da Garganta do Registro até a portaria do Parque Nacional de Itatiaia, onde acampei de frente ao Pico das Agulhas Negras. Dentro do parque fui fazer a escalada da Pedra do Altar, Prateleiras e outras caminhadas por cachoeiras diante do visual incrível dos Campos de Altitude.

Logo após um dia de passeios incríveis, e tentando escapar do banho na água gelada (6º C) decidi ir dormir em São Thomé das Letras. Pela rota escolhida, peguei uns 50 km de estrada de terra no começo da noite, até chegar em São Thomé. Logo pela manhã peguei a estrada rumo Luminárias e Carrancas, lugares que um amigo havia comentado serem maravilhosos em MG, e já que estava por ali...

Fiquei maravilhado com o tanto de cachoeiras junto à estrada na região de Luminárias. Muitas estradas de terra, muita água e estradas de terra em ótimo estado.

Após vários banhos de cachoeiras, almoçar na beira do rio e curtir de montão a paisagem de Luminárias e Carrancas rumei sentido Tirandentes, onde almocei a maravilhosa comida mineira, que além de farta e deliciosa é barata!!!

Segui viagem rumo ao meu destino final, Ouro Preto. Ao chegar em Ouro Branco se vê uma montanha enorme, com alguns km de extensão. Pra variar, surgiu na cabeça a idéia e curiosidade de saber o visual do alto desse morro e não demorou pra descobrir o caminho, que era no sentido a Ouro Preto.

O visual realmente é lindo lá de cima!

Cheguei, enfim, perto do final da tarde, em Ouro Preto, cidade linda e de trânsito conturbado! Ladeiras acima, ladeiras abaixo, dezenas de igrejas e overdose de história pelas paredes e ruas da cidade.

A volta foi por Belo Horizonte, aproximadamente 700 km de Ouro Preto a São Paulo por BH.

Chegada em casa a sensação é muito parecida sempre... aquela sensação de “já acabou?!”

Resumo da ópera: foram 1400 km nessa viagem, dos quais aproximadamente 300 km foram em estradas de terra. A moto se comporta muito bem no asfalto. É muito estável, confortável e de respostas rápidas. Tomei alguns sustos por estradas de terra ao passar rápido em bancos de areia, que com total certeza seria mais tranqüilo se estivesse com pneus mais apropriados pra terra, mas apesar disso não tive problema algum em chegar a qualquer canto durante a viagem.

A Versys é uma moto ótima, e realmente surpreendeu nas estradas de terra. No asfalto é até covardia, pois ela é de alta qualidade e versatilidade, sendo uma das melhores motos que já tive para fazer curvas!

É isso, recomendo essa rota para passeios a partir de 3 dias que serão suficientes pra aproveitar e descansar muito!

Obrigado aos patrocinadores MotoStore, Kawasaki e Shoei.

* Vinicius Fonseca é fotógrafo, biólogo e autor do Blogwww.retratosviniciusfonseca.blogspot.com

Comentários (11)

  1. Fabiola Gontijo Boucinhas Pavi

Oi Vinicius ,<br /><br />Td bem ?<br />Preciso falar com vc , por fvr me ligue<br />Fabiola

  1. Evandro K. Balmant

Belas imagens, parabéns pela viagem!

  1. vinicius

...não deixa de passar pelos lados de Luminárias / MG, vai adorar as paisagens, cachoeiras e existem vários lugares para camping selvagem!!!!

  1. Geraldo Ottoni

Olá Vinicius, bela viagem boa sorte nesse seu destino incerto, invéja sadia por aqui e muitas positive vibrations, abraço , se passar por aqui da um alô, até.

  1. NIlson Soares

Irmão, já fiz parte de sua rota.<br /><br />Quanto ao PNI já fui algumas vezes, aquela estradinha da Garganta do Registro ató o parque é bem legal para fazer um off road com a moto, se não me engano é a BR 485. Veja aí algumas fotos de uma das vezes que fui...

Irmão, já fiz parte de sua rota.<br /><br />Quanto ao PNI já fui algumas vezes, aquela estradinha da Garganta do Registro ató o parque é bem legal para fazer um off road com a moto, se não me engano é a BR 485. Veja aí algumas fotos de uma das vezes que fui http://baiaodeideias.blogspot.com/2011/08/sobre-rochas-nuvens-e-maratonistas.html<br /><br />Mas não entendi como entrou com a moto lá depois da portaria do parque, porque sempre que fui era proibida a entrada de veículos.<br /><br />Realmente o lugar é lindo.<br /><br />Suas fotos estão ótimas, especialmente aquele das Prateleiras.<br /><br />Grande abraço,<br /><br />Nilson Soares

Ler Mais
  1. vinicius fonseca

Salve salve Fabio!<br />...a rota é simples, saindo daí do Rio você vai até Engenheiro Passos, pela BR - Dutra e de lá segue pela rodovia que vai rumo São Lourenço. <br />A entrada do Parque de Itatiaia está no caminho, na Garganta (há placas).<br /><br />Delá rumei sentido São Thomé das Letras,...

Salve salve Fabio!<br />...a rota é simples, saindo daí do Rio você vai até Engenheiro Passos, pela BR - Dutra e de lá segue pela rodovia que vai rumo São Lourenço. <br />A entrada do Parque de Itatiaia está no caminho, na Garganta (há placas).<br /><br />Delá rumei sentido São Thomé das Letras, peguei uma estrada de terra... <br /><br />Saindo de S. Thomé fui para Luminárias e Carrancas, rodei por algumas estradas de terra nesse dia também, onde almocei em Tiradentes, e fui rumo a Ouro Preto.<br /><br />Esse caminho é bem tranquilo, recomendo como mapa o em espiral da 4 Rodas... é o que uso nas viagens, fora o GPS!!!<br /><br />Grande abraço e qualquer coisa estamos pela estrada!!

Ler Mais
  1. Heloisa marinho Fonseca

Vi, você é o grande artista da família! Estou orgulhosa; que lindas fotos desses lugares que amo muito ( como boa mineira!)<br />Loisa

  1. Fábio Cunha

Excelente matéria, lindas as fotos! Tem como disponibilizar a rota que você passou? Sou do Rio de Janeiro e adoraria faser esse passeio.<br /><br />Valeu.

Não existem comentários postados aqui ainda.
Carregar Mais

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização