Encontro de motos de Tiradentes

Neste bate e volta retornamos em um grupo pequeno a Tiradentes para ver um pouco do tradicional Encontro de Motos Clássicas - Bikefest Tiradentes, um evento que começou com o envolvimento de alguns poucos proprietários de Harley-Davidson e acabou se transformando no maior encontro de motos do Brasil, aglutinando mais de 25.000 pessoas, segundo os organizadores.

Resolvemos passar pela BR-381, pegando a BR-494 em Oliveira, passando por São Tiago, um percurso mais longo, mas por uma estrada muito boa, muitas curvas, pouco movimento e um visual muito legal.

Tiradentes realmente fica muito movimentada com este encontro. O que chama mais a atenção não são as belíssimas Harley-Davidson, ou as esportivas que incorporam o que há de melhor em tecnologia. São as figuras exóticas, triciclos malucos, a maioria com gosto duvidoso, mas divertidos.

roteiro viagem de moto encontro tiradentes

História do encontro

Em 1991, amigos de estrada, que simplesmente viajavam entre cidades para se encontrarem em finais de semanas, de motoclubes como, Águias de Aço de BH, Cariocas, Balaios, Águias de Ouro todos do Rio, Ninhos das Águias e Lobos de SP e também muitos ‘harleyros’ tradicionais como Berg, Cap. Senrra, Mário Manela, Guto, Dentinho, Décio, Piscinin, Nara, Mister, Amaral, Dadinho, Pateta, Luizão, Samy, e muitos outros amigos.

Foi neste ano, em 1991, que Mario Manela, junto com o pessoal reunido, sugeriu que os motociclistas ali presentes deveriam manter a tradição de se reunirem anualmente na região de São João Del Rei, pois o clima de inverno e a região central proporcionava para quem vinha do RJ, SP e BH uma viagem muito agradável.

Foram várias sugestões em termos de local para a reunião de 1992, sendo a preferência por uma cidade pequena, tranqüila, de clima frio e pessoal amigo, a charmosa “Tiradentes”.

Com o apoio do então Prefeito Pinto, o povo de Tiradentes, alguns restaurantes e a divulgação de Mário Manela e Berg, encontraram-se então no último final de semana de Junho de 1992 na cidade de Tiradentes cerca de 35 motociclistas, amigos e apaixonados pela marca Harley-Davidson.

Foi uma reunião de amigos, descontraída, alegre e, sobretudo de grande inspiração, porque dali foi firmado o compromisso de se tornar em um encontro de motos Harley Davidson a partir do próximo ano. Organizado por Berg em Junho de 1993, Tiradentes já havia recebido mais de 200 motociclistas no primeiro Festival “Harley Davidson”. Que por força de patente registrada, posteriormente tornou-se “Festival de Motos Clássicas de Tiradentes”.

Naquela época a estrutura de hospedagem e alimentação quase não foi suficiente para tanta gente, pois a turma comeu e bebeu tudo que havia na cidade, e foi sem dúvida uma grande festa digna do início, do que representa hoje para o motociclismo e para a região.

Hoje se encontram anualmente cerca de dez mil motociclistas e um público flutuante de vinte e cinco mil pessoas dia. Além de dezenas de expositores no ramo de acessórios, vestuários, peças, pneus, empresas de customização, pinturas, tatuagem, revendas de motocicletas e mais uma infinidade de atrações para motociclistas, com shows musicais, exposição de motocicletas antigas, customizadas, exóticas e principalmente a harmonia entre os participantes que fizeram de um simples encontro entre amigos, o mais clássico e um dos mais importantes encontro motos do Brasil.

Informações retiradas do site oficial do evento

Última modificação: Sáb 21 Jan 2017

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado

Conteúdo relacionado - Viagens pelo Brasil