Entrar

Serra da Canastra

  • Categoria: Minas Gerais
Viagem de moto pela Serra da Canastra

Aproximadamente uns seis meses atrás, planejei comprar uma Yamaha Fazer 250, um sonho que concretizei quando adquiri uma lindona, cor azul, ano 2008, que apelidei de AZULICA.

A partir de então comecei a delinear um plano de realizar uma visitinha para uns tios, tias e uma boa quase centena de primos e primas, todos moradores da linda e acolhedora Bambuí-MG.

Marquei uns dias de férias na empresa para o início de julho e o pensamento de fazer aquela tão sonhada viagem ao "Circuito da Canastra" ganhou força.

Moto revisada, mochila pronta, dinheiro na conta, foi dada a contagem regressiva para a viagem.

IDA

A partida de Goiânia - GO ocorreu no dia 03/07/2013 às 09h30. A viagem iniciou pela GO-020, que vai de Goiânia até Catalão-GO. Às 12h45 fiz uma parada para um rápido almoço com comida caseira num restaurante às margens da GO-020, na cidade de Ipameri-GO. Depois de um breve descanso, moto na estrada. Passei por Catalão aproximadamente as 15h30, seguindo então pela BR-050 até o trevo de acesso da MG-223 e depois pela BR-365 até Patrocínio-MG, onde passei às 18h33. Segui viagem pela MG-230 e MG-187, pegando um pedacinho da noite, até chegar a Ibiá-MG às 20h37, onde pernoitei em um aconchegante dormitório próximo à rodoviária da cidade.

Ibiá é uma cidade na serra da Canastra, então, você pode deduzir que no mês de julho é bem frio. Azulica na garagem, banho tomado, um bom lanche realizado, a cama era a melhor coisa no momento.

Alvorada às 7 horas e moto na estrada às 07h42. Depois de um rápido café, peguei a estrada em direção a Bambuí, percorrendo a MG-187 até o trevo da BR-262. Segui pelas belas curvas da 262, entres as serras e os lindos cafezais mineiros. O famoso circuito da Canastra é lindo, com cidades aconchegantes e um povo bem hospitaleiro. Deixei a BR-262 e segui pela MG-354 percorrendo uma bela paisagem em uma longa descida da serra da Canastra.

Cheguei em Bambuí-MG às 10h28 do dia 04/07/2013. Fui recepcionado pela prima Marlucia, seu esposo Wilkson e a princesinha da casa, a pequena Jennifer. Que recepção linda, fizeram pra mim um suculento almoço com a tradicional comida Mineira.

Depois de um bom papo, conversa colocada em dia após 14 anos sem ir a Bambuí, foi a vez de sair em visita aos tios e aos primos. Dias 4 e 5/06/2013 foi utilizado para visita aos parentes e amigos. Reservei a parte da manhã do dia 6 (sábado) para dar um bom banho na AZULICA. Levei-a à oficina do NENA para ajustar a corrente e aplicar um bom óleo na relação, preparando para a subida da serra no dia seguinte.

REGRESSO

Dia 7, alvorada às 7 horas, café com pão de queijo mineiro, despedida dos primos queridos Marlucia, Wilkson, jennifer, Luci, Itamar, Maria e filhos e por ai vai.

Moto na estrada às 08h19. Estava bem frio, então, decidi que meu regresso seria pela MG-354 e BR-262 via Araxá. Estava subindo a serra e, próximo a um viaduto, me deparei com um irmão caminhoneiro com sua carreta quebrada. Com o espirito de irmandade aflorado, só me restava ajuda-lo, pois o mesmo necessitava soldar uma peça pequena. Me ofereci levar a peça até a cidade de Campos Altos que ficava mais ou menos a uns 30 km dali. Segui com a peça em direção a Campos Altos e, informado que na cidade tem um torneiro mecânico por nome de Valdeci, fui à sua procura. Achei o Valdeci e o cara foi sensacional, soldou a peça e não queria cobrar porque depois de um bom papo, descobri que ele é membro de moto clube na cidade. Pagamento feito, regressei para o local onde se encontrava a carreta quebrada, o motorista, um gaúcho, ficou extremamente grato.

Favor realizado, coloquei a AZULICA de volta na estrada, já bem atrasado. Continuei pela BR-262 até Araxá, depois peguei a BR-452 até Uberlândia-MG, MG-452 até o entrocamento da BR-153 e BR-153 até Goiânia-GO, percorrendo um total de 1440 km ida e volta.

Foi um bela viagem e, quem quiser curtir o circuito da Canastra, façam porque é uma bela região.

Abraços a todos.

Comentários (4)

  1. Rômulo Provetti

Oi Figueiredo, sou de Goiânia quando for fazer outra viagem me avisa ! tenho muita vontade de fazer uma pro litoral ! um forte abraço !!!

  1. MARAO

JA PASSEI PELA CIDADE DE BAMBUI INDO AO ENCONTRO ANUAL DE TIRADENTES, MAS A SUA VIAJEM FICOU MUITO PEQUENA EM RELAÇÃO AS POSTADAS AKI.

  1. Figueiredo    MARAO

BOM DIA MARAO! <br />CONCORDO COM VOCÊ EM RELAÇÃO AO TAMANHO DA POSTAGEM AQUI NO SITE,MAS EM SE TRATANDO DE PRIMEIRAS VIAGENS REALIZADAS POR MIM,CREIO TER FICADO DE BOM TAMANHO A POSTAGEM.OBRIGA DO PELO COMENTÁRIO,ESPERO QUE AO REALIZAR UMA OUTRA VIAGEM* EU POSSA FAZER UMA POSTAGEM MAIOR.GRANDE E CORDIAL ABRAÇO .. FIGUEIREDO

  1. figueiredo

Ficou sensacional a diagramação com a respectiva distribuição das fotos.Fico feliz em participar deste syte que versa sobre viagens de moto.Parabéns pelo profissionalismo, grande a cordial abraço.FIGUEIREDO

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização