Escarpas do Lago e Serra da Canastra

Este foi um passeio de moto muito agradável. A cidade de Capitólio está a apenas 300 km de belo horizonte e 460 de São Paulo.

De Belo Horizonte a estrada está em ótimo estado de conservação. Não é para menos, tem quatro pedágios, mas vale a pena, pois o visual depois de Itaúna é bem bonito.

Em Capitólio tem varias opções de hospedagem. Eu fiquei no Balneário do Lago Hotel e almocei e jantei no Restaurante Empório 48. Conheci vários motociclistas nesses lugares e com eles fiz passeios pela região.

Em Capitólio tem um passeio de lancha que sai da ponte do Rio do Turvo, custa em media 50 Reais por pessoa e a lancha comporta até 12 pessoas. Pode-se reservar o passeio em um agência no centro de Capitólio. Recomendo a Agência Mar de Minas (eles te informam todos os horários, preços e fazem a reserva para você).

Um outro passeio que é muito legal é para a Cachoeira do Lobo, que fica a 10 km do centro de Capitólio. Para chegar nela pega-se uma estrada de terra em bom estado ou pode-se agendar o passeio com a agência. Uma outra opção é passear de moto pelo Condomínio Escarpas do Lago, indo até o mirante onde se tem um visão privilegiada da região. Tem também a opção de fazer um passeio de 30 km pegando uma estrada de terra à direita, antes de chegar ao mirante, passando por dentro de fazendas, com vista para o Lago de Furnas o tempo todo. Muito legal esse passeio, podendo parar para nadar no lago e terminar o passeio na prainha de Capitólio.

Exite ainda a possibilidade de conhecer os cânions por cima, as lagoas Azul e Cascatinha e para quem gosta de caminhadas tem a Trilha do Sol e a Trilha para o Paraíso Perdido.

Serra da Canastra

Estando em Capitólio, um passeio bem legal é pegar a moto e sair cedo para a cidade de São Roque de Minas. Tem muito coisa bacana para fazer e lugar para conhecer.

No primeiro dia fiz o passeio para a parte baixa da Cachoeira da Casca Danta que tem 200 metros de altura. Esse passeio é de um dia inteiro, pois a estrada de terra tem muitos buracos, poeira e mata burro, mas o visual é maravilhoso. Para quem não quer colocar a moto na terra pode-se contratar um guia em São Roque. Uma das opções é o Canastra Adventure (falar com o Boca, ele tem uma Toyota Bandeirante e conhece muito bem a região). O visual da parte de baixo é de tirar o fôlego.

No dia seguinte visitei a parte de cima do Parque da Serra da Canastra, passando pela nascente do São Francisco, visitando a parte de cima em uma estrada maravilhosa. Se você tiver sorte, pode avistar o tamanduá bandeira. Dica: levar um binóculo. E tem a opção de visitar neste dia a Cachoeira do Fundão, uma das mais belas da região. Para chegar nesta cachoeira, vire à direita na bifurcação aonde existe a placa da Cachoeira da Casca Danta parte alta. Seguindo por uns 8 km, ate um placa à sua direita escrito Cachoeira do Fundão. Ela está em uma propriedade particular, por isto tem que pagar 5 Reais como taxa de visitação. Tem uma caminhada leve de 30 minutos e o visual da cachoeira é maravilhoso. Mais uma dica: encomende o almoço para quando você voltar da cachoeira, pois estará faminto e a comida é deliciosa.

Enfim, retornei para Capitólio e depois voltei para Belo horizonte feliz da vida!

Alexandre Guimarães, o Xandão, tem um blog, Xandão na Estrada.

Última modificação: Sex 20 Jan 2017

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres