Este foi um passeio de moto muito agradável. A cidade de Capitólio está a apenas 300 km de belo horizonte e 460 de São Paulo.

De Belo Horizonte a estrada está em ótimo estado de conservação. Não é para menos, tem quatro pedágios, mas vale a pena, pois o visual depois de Itaúna é bem bonito.

Em Capitólio tem varias opções de hospedagem. Eu fiquei no Balneário do Lago Hotel e almocei e jantei no Restaurante Empório 48. Conheci vários motociclistas nesses lugares e com eles fiz passeios pela região.

Em Capitólio tem um passeio de lancha que sai da ponte do Rio do Turvo, custa em media 50 Reais por pessoa e a lancha comporta até 12 pessoas. Pode-se reservar o passeio em um agência no centro de Capitólio. Recomendo a Agência Mar de Minas (eles te informam todos os horários, preços e fazem a reserva para você).

Um outro passeio que é muito legal é para a Cachoeira do Lobo, que fica a 10 km do centro de Capitólio. Para chegar nela pega-se uma estrada de terra em bom estado ou pode-se agendar o passeio com a agência. Uma outra opção é passear de moto pelo Condomínio Escarpas do Lago, indo até o mirante onde se tem um visão privilegiada da região. Tem também a opção de fazer um passeio de 30 km pegando uma estrada de terra à direita, antes de chegar ao mirante, passando por dentro de fazendas, com vista para o Lago de Furnas o tempo todo. Muito legal esse passeio, podendo parar para nadar no lago e terminar o passeio na prainha de Capitólio.

Exite ainda a possibilidade de conhecer os cânions por cima, as lagoas Azul e Cascatinha e para quem gosta de caminhadas tem a Trilha do Sol e a Trilha para o Paraíso Perdido.

Serra da Canastra

Estando em Capitólio, um passeio bem legal é pegar a moto e sair cedo para a cidade de São Roque de Minas. Tem muito coisa bacana para fazer e lugar para conhecer.

No primeiro dia fiz o passeio para a parte baixa da Cachoeira da Casca Danta que tem 200 metros de altura. Esse passeio é de um dia inteiro, pois a estrada de terra tem muitos buracos, poeira e mata burro, mas o visual é maravilhoso. Para quem não quer colocar a moto na terra pode-se contratar um guia em São Roque. Uma das opções é o Canastra Adventure (falar com o Boca, ele tem uma Toyota Bandeirante e conhece muito bem a região). O visual da parte de baixo é de tirar o fôlego.

No dia seguinte visitei a parte de cima do Parque da Serra da Canastra, passando pela nascente do São Francisco, visitando a parte de cima em uma estrada maravilhosa. Se você tiver sorte, pode avistar o tamanduá bandeira. Dica: levar um binóculo. E tem a opção de visitar neste dia a Cachoeira do Fundão, uma das mais belas da região. Para chegar nesta cachoeira, vire à direita na bifurcação aonde existe a placa da Cachoeira da Casca Danta parte alta. Seguindo por uns 8 km, ate um placa à sua direita escrito Cachoeira do Fundão. Ela está em uma propriedade particular, por isto tem que pagar 5 Reais como taxa de visitação. Tem uma caminhada leve de 30 minutos e o visual da cachoeira é maravilhoso. Mais uma dica: encomende o almoço para quando você voltar da cachoeira, pois estará faminto e a comida é deliciosa.

Enfim, retornei para Capitólio e depois voltei para Belo horizonte feliz da vida!

Alexandre Guimarães, o Xandão, tem um blog, Xandão na Estrada.

Comentários (2)

  1. Alexandre Guimarães

fala camarada ! a estrada e otima , tem suas dificuldades , mais e bom demais !!! se vc tiver um pouco de experiencia no off road ,vai passar de boa !!

  1. Marcelo

Olá Colega. Belas fotos de uma bela viagem. Gostaria de uma dica sua . EM sao roque indo pela parte baixa ou pela parte alta, qual estrada esta pior ? De moto bigtrailmais pesada disseram que era complicado pela quantidade de pedras na subida. O que vc achou do nivel de dificuldade destas estradinhas de terra ? TKS

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.