Entrar

Roteiro: Moeda

  • Categoria: Minas Gerais
Roteiro viagem de moto Serra da Moeda

Elevada à condição de município em 1954, quando se desmembra de Belo Vale, Moeda tem a área de 155,01 Km² e população na ordem de 5.000 habitantes somando zona urbana e rural.

Sua atividade econômica tradicional é a pecuária, com aplicação na agroindústria de pequeno porte como a de laticínios, doces e alambiques. O comércio também merece menção embora ainda pouco diversificado, entretanto após a conclusão do asfaltamento da MG-825, que liga o município à BR-040, na década de 80, uma nova alternativa econômica se delineou para a cidade, o turismo.

Roteiro viagem de moto Serra da Moeda

Roteiro viagem de moto Serra da Moeda

A partir do final do início da década de 90, o perfil de Moeda passa a mudar com o grande interesse de populações vizinhas, principalmente de Belo Horizonte, devido ao clima puro, belezas naturais, em especial as da Serra da Moeda e pela oportunidade de uma melhor qualidade de vida. Surgem então, os sitiantes e a indústria do turismo que traz novas oportunidades, investimentos e possibilidades de desenvolvimento. São duas possibilidades que se fortalecem dia a dia: o eco-turismo e o turismo rural. Uma série de fatores contribui para fomentar o crescimento destas atividades: a preservação ambiental e paisagística; o conjunto hidrográfico formado pelas nascentes, riachos e cachoeiras, as formações rochosas, flora e fauna diversificadas, o acervo histórico cultural e a paisagem da Serra da Moeda, proximidade da capital mineira por rodovia asfaltada, (61 km), o circuito Estrada Real ao qual Moeda esta integrada, boa infra-estrutura hoteleira e hospitalidade do cidadão moedense.

Roteiro viagem de moto Serra da Moeda

A História do Município de Moeda tem início por volta do final do século XVII, com a chegada dos bandeirantes paulistas, mais precisamente da Bandeira de Fernão Dias Paes, e ainda dos ambiciosos portugueses em busca das riquezas minerais, durante o processo inicial da colonização da Província de Minas Gerais.

Roteiro viagem de moto Serra da Moeda

A história de Moeda, em tempos passados, não se trata de um fato isolado, pois seus distritos mais antigos como "Vila Coco", "São Caetano da Moeda" e "Porto Alegre" e, mais recentemente a própria sede, Moeda, pertenceram administrativa e judiciáriamente a vários municípios: Ouro Preto, Bonfim, Congonhas e Belo Vale.

Roteiro viagem de moto Serra da Moeda

O território que hoje integra o Município de Moeda, começa a criar forma no início dos anos de 1700, quando alguns portugueses, para fugir dos altos impostos do quinto, construíram no meio da mata, na base da Serra, um casarão denominado de "Fazenda Boa Memória" ou "Fazenda Boa Vista". A construção tornou-se a primeira fundição clandestina de moedas falsas do País. Anos mais tarde, após a prisão dos falsificadores, os moradores da região identificaram o casarão como "Fazenda da Moeda". Após este fato os moradores da região batizaram a serra que até então se chamava "Serra do Paraopeba", com o nome de "Serra da Moeda". Nas imediações foi erguida uma pequena igreja dedicada a São Caetano, povoado que veio a denominar-se "São Caetano da Moeda".

Roteiro viagem de moto Serra da Moeda

Comentários (1)

  1. João Cruz

Olá Rômulo.
Bonita e aprazível a cidadezinha de MOEDA-MG que conserva sua forma clássica e beleza natural, assim como muitas outras pelas "mineiríssimas" regiões.
Na matéria conta que portugueses para fugirem do imposto "quinto" foram para o local, originando sua fundação.
Esse imposto por ser tão voraz, ganhou desde à época a expressão popular: "o quinto dos infernos".
A mesma beleza, tradição e conservação histórica, vi na apresentação da cidade SANTANA DOS MONTES-MG. Também por suas belas fotos.
Considero interessante esses relatos por incentivarem turistas aos locais, podendo fazer através de propaganda paga por hotéis, pousadas, SPAs e tudo mais.
Quando rapaz, após ter vendido minha livraria Livrolândia Editora, fui trabalhar na Hoechst (setor Veterinária) como vendedor viajante. Minha área era Zona da Mata, visitando fazendas. Com isso fiquei conhecendo muitas localidades bonitas do interior de Minas Gerais. Até histórias tenho com isso.
E devido sua grande criatividade, até poderá sugerir-me motivo para a capa do meu livro Motociclistas Invencíveis.
Grande abraço
João Cruz

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização