Você acha que para viajar de moto é necessário ter uma moto grande, com potência, conforto e espaço para bagagem? Pois o fotógrafo cearense José Albano mostra em seu livro Manual do Viajante Solitário que isto é mito. No livro ele conta fatos que aconteceram em mais de 20 anos de estrada.

"Moto de viagem?

Livro manual do viajante solitarioNos mais de vinte anos em que tenho viajado na minha Honda 125cc pelas estradas do Brasil, tenho visto poucos motociclistas. Se o número de motos está aumentando a cada ano e a mais vendida é justamente a 125cc, é de estranhar não encontrar mais delas nas estradas a não ser trafegando sem bagagem, entre as pequenas cidades do interior. Penso que os seus donos acham ser impossível fazer viagens mais longas nas suas 125cc, compradas para uso na cidade.

Eu também achava assim. Até ler o livro do jornalista e motociclista americano Bill Stermer que, logo no começo, surpreende o leitor dizendo:

“O primeiro conceito errado que você tem que descartar, como um pneu careca, é o que diz que uma moto de viagem é um tipo especial de moto, planejada especificamente para viajar… Na verdade, uma moto de viagem não precisa ser em nada diferente da sua moto de uso urbano. Cara, se você tem uma moto dessas, uma moto que lhe pareça capaz de levar você pra dormir noutra cidade, então, cara, você já tem uma moto de viagem! Uma moto é definida pelo uso que você faz dela. Se você usar a sua pra viajar, então ela será uma moto de viagem!”

Era tudo o que eu precisava ouvir para botar minha 125cc na estrada!

Minha intenção com este livro é desmitificar as viagens de moto, de qualquer cilindrada, partilhando a experiência e o prazer que as estradas me proporcionaram. Quero dar a boa notícia de como tenho me dado bem com o meu estilo despojado de viajar. Espero que ele faça por você o que o livro do Stermer fez por mim.

Colega motoqueiro, estressado com as aflições do trânsito nas cidades enquanto sonha com liberdade e aventura: ESTE LIVRO É PRA VOCÊ!"

"Aprendi a dar uma resposta às inúmeras pessoas que me abordam com a frase: “Mas que coragem!”. A minha resposta é: “Coragem é a sua de ver a vida passar dentro de casa! Como é que você tem coragem de gastar a vida desse jeito?”

Quem é José Albano?

Nascido em Fortaleza, Ceará, em 1944, José Albano é fotógrafo desde 1967, quando cursava Letras na Universidade Federal do Ceará. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Manchete Press Agency, agência de notícias da Editora Bloch (1969-1970). Com bolsa da Comissão Fulbright, estudou nos Estados Unidos, onde obteve o mestrado em Fotografa para os Meios de Comunicação na Syracuse University, em Nova York. Exerceu o fotojornalismo percorrendo os Estados Unidos, o Canadá e 12 países da Europa.

De volta ao Ceará, trabalhou na Escala Publicidade durante cinco anos, até abrir seu próprio estúdio, onde passou a fazer fotografa profissional para o comércio e indústria cearense, ilustração fotográfica de livros, restauração e reprodução de fotos antigas, retratos, documentação da paisagem, ecologia e turismo no estado do Ceará.

Faz fotografia de expressão pessoal documentando o movimento alternativo em todo o Brasil, as viagens de motocicleta e os meninos do Projeto Albanitos. Seu trabalho autoral foi publicado no livro “José Albano 40 Anos de Fotografa” (Terra da Luz Editorial, 2009). Foi contemplado com dois prêmios pelo conjunto da sua obra. Faz documentação fotográfica, junto ao seu irmão Maurício Albano, para o projeto “Comida Ceará” do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. “E continuo fotografando tudo o que me interessa na vida… e não é pouco!”

Manual do Viajante Solitário – Rodando de 125cc nas estradas do Brasil (José Albano. Terra da Luz Editorial, 2010. 112p)

http://manualdoviajantesolitario.wordpress.com/

http://www.terradaluzeditorial.com.br/

Comentários (1)

  1. Ozíris Borges Filho

Não conhecia. Já pedi na livraria cultura. Valeu pela dica.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.