Entrar

A garupeira, histórias de um motociclista viajante

  • Categoria: Livros

Narrativa que lembra um conto de fada, porém verdadeira. Uma mulher muito pobre, extremamente tímida, sem perspectivas de vida e depressiva - a ponto de pensar em se matar - que recebe um inusitado convite para fazer uma viagem na garupa de uma motocicleta. Em um ato de coragem, que na época classificou como insano, aceitou a proposta, deixou seu emprego de doméstica e conseguiu mudar sua personalidade e sua vida.

Livro A garupeiraA partir daquela importante decisão, percorreu 114.000 quilômetros como garupa em três grandes viagens, que a permitiram conhecer todos os países continentais das Américas, desde seu extremo Sul, Ushuaia na Argentina, até seu extremo norte em Prudhoe Bay, Alasca.

Além do território internacional, ela conheceu também quase todas as praias do litoral brasileiro, sobretudo do Nordeste, onde passou mais tempo na estrada.

Aventura e emoção entremeadas com reflexões pretéritas e futuras: assim é a narrativa da protagonista que expõe, entre outras, a vergonha que teve ao ficar completamente nua em duas praias de nudismo; o desconforto de trafegar por estradas não pavimentadas da inóspita Patagônia e do norte do Alasca; a admiração pelas ruínas Incas no Peru e Maias, na Guatemala; o encantamento com a Disney e as grandes cidades americanas e canadenses, como Nova York e Toronto; e o medo que sentiu nos cinco dias que passou dentro de um pequeno veleiro, no Mar do Caribe, entre o Panamá e a Colômbia.

Quando terminou essas viagens, esta mulher concedeu diversas entrevistas para jornais, rádios e televisão com admirável desenvoltura, dentre elas para o jornal The New York Times. Em nada lembrava aquela pessoa introvertida do passado. Os surtos depressivos ainda a rondavam, mas as manifestações eram menos frequentes e já conseguia prevê-las com antecedência. Com a ajuda de Velho Doido, seu companheiro de viagem, passou a identificar a natureza de seus pensamentos depressivos e a evitá-los.

No livro A garupeira, histórias de um motociclista viajante, escrito por Sinomar Godois Tavares são narradas as viagens do casal à Terra do Fogo, Patagônia, Deserto do Atacama e Nordeste brasileiro sob o ponto de vista da garupa.

O livro pode ser comprado no site: www.agarupeira.com.br

Comentários (1)

  1. Luis Barros Arantes

Muito bom!!!
Já li e recomendo. Cada página nos faz querer ler mais e mais.
Desfrutem desta história de nosso irmão motociclista.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização