"Já que nunca me levavam a sério mesmo, decidi ser cronista". Assim o jornalista Geraldo Tite Simões define o seu primeiro trabalho como escritor. O livro O Mundo é uma Roda, crônicas de moto, viagens e viagens de moto  (224 páginas, editora SpeedMaster) é uma coletânea de 67 crônicas publicadas ao longo de 20 anos, principalmente na imprensa especializada em motos e turismo.

Livro O mundo e uma rodaMotociclista desde os 12 anos, Tite, aos 47 anos, já passou pelas redações das principais revistas de carro e moto do Brasil, como repórter, editor e piloto de teste, além de assessor de imprensa, fotógrafo, publicitário e outras atividades estranhas como professor de Jornalismo e até ourives! Atualmente é editor-chefe do site Motonline e colaborador da revista Duas Rodas.

"A maior dificuldade deste primeiro livro foi selecionar as crônicas, porque algumas exigiram um garimpo com colecionadores. É duro descobrir que parte do seu trabalho encontra-se disponível apenas em sebos!", revela o autor.

As crônicas não apenas divertiam os leitores, como também tinham o caráter educativo. "O mercado de motos cresceu muito rapidamente, mas a informação para esse público era pequena. As crônicas funcionavam como uma forma de ensinar a pilotar ou manter a moto, de forma clara e com bom humor", explica Tite.

O livro traz ainda as "Crônicas de um Turista Acidentado", com as experiências de viagens pelo Brasil e o mundo. "Antes de me tornar jornalista mal conhecia o Rio de Janeiro, depois viajei pelo Brasil e o mundo a trabalho e as crônicas são o resultado dessas andanças; algumas também têm um caráter educativo para que novos turistas não entrem nas mesmas roubadas!", confessa o autor.

E para quem curte Fórmula 1, Tite conta divertidas histórias sobre a época em que era fotógrafo e cobriu o GP Brasil de F1 e Motovelocidade por mais de 10 anos.

O livro tem apresentação assinada por Reginaldo Leme e ilustrações de Alberto Naddeo.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.