• Livros
  • Publicado em:

Histórias de nobres cavaleiros

Com o poema abaixo, do escritor J.R.R. Tolkien na cabeça, a jornalista e escritora de Balneário Camboriú, Maria Fernanda Stinghen Gottardi, partiu em uma jornada no mundo do motociclismo.

Debruçada no tema por um ano, a autora se dedicou a documentar a paixão daqueles que se equilibram em duas rodas e que prezam pela aventura. Ela lançou o livro “Histórias de nobres cavaleiros”, pela editora Bernúncia, de Florianópolis.

Livro Historias de nobres cavaleiros“A estrada em frente vai seguindo
Deixando a porta onde começa
Agora longe já vai indo
Devo seguir, nada me impeça”

A obra, um livro-reportagem em forma de perfil, narra as experiências e aventuras de apaixonados pelo motociclismo, fala sobre o fascínio que o mundo das duas rodas e que marcas como a Harley-Davidson exercem, aborda a organização – que pode ser rigorosa ou não – de motoclubes, como o Abutre´s MC – o quarto maior do mundo – e modalidades esportivas da categoria, como o Motocross Freestyle.

O livro é composto por 178 páginas e 15 fotos e é o resultado de um ano de pesquisas, entrevistas e viagens. Para produzir a obra, a autora entrevistou mais de 50 motociclistas e integrantes de motoclubes e cobriu eventos em São Paulo, Florianópolis, Guaramirim, Balneário Piçarras, Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú durante o ano de 2010.

"Minha identificação pelo motociclismo vem desde criança. Além de achar motos muito mais interessantes que carros e adorar o ideal de aventura e liberdade, também sempre acompanhei o motociclismo esportivo, como motocross e freestyle.

O mundo das duas rodas e o estilo de vida dos motociclistas sempre me chamou atenção. Sou uma entusiasta da filosofia do motociclismo que prega a liberdade, o espírito de aventura, o respeito ao próximo e a fraternidade.

O livro é resultado de um ano de pesquisas, entrevistas e viagens. Eu entrevistei mais de 50 motociclistas e integrantes de motoclubes e cobri eventos motociclísticos em São Paulo, Florianópolis, Guaramirim, Balneário Piçarras, Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú durante o ano de 2010.

Foi muito legal poder participar dos eventos e estar em contato com apaixonados por motociclismo. Graças ao livro conheci e tenho conhecido muitos motociclistas. Cada um deles tem uma história, uma experiência diferente. Muitos entrevistados viraram grandes amigos e todos eles se mostraram animados e felizes em poder compartilhar sua paixão. São pessoas que sabem viver e aproveitar a vida e os momentos. A moto é para eles uma amizade, uma válvula de escape."

A apresentação da obra foi escrita pelo piloto de testes, motociclista e ex-editor da revista especializada MotoMax, Cassio Narciso. O escritor de Florianópolis, Silveira de Souza, apresenta o livro na orelha.

Inspirada na força do rock ´n´ roll e no espírito de aventura e fraternidade dos motociclistas, a autora, de 24 anos, produziu esta que é sua primeira obra literária e, como ela define, “uma homenagem à liberdade e àqueles que têm o motociclismo correndo nas veias”.

Para comprar, entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.