Manezinhos no Deserto do Atacama

Atacama 01

Fomos impulsionados por um sonho, queríamos conhecer outras terras outros costumes, andar na estrada, sentir a mudança do clima, ouvir outro idioma que não fosse o nosso, sentir dificuldades que ao mesmo tempo com calma e paciência conseguiríamos resolver, e ao final de tudo ter em nossa historia momentos que nem o tempo poderia apagar.

1º dia - Florianópolis – Santo Ângelo

Atacama 02

Saímos de Floripa às 04h30 da manhã pela BR 282. Na subida da serra Catarinense, chuva e muito frio. Paramos para tomar café em Urubici e seguimos viagem em direção a Santo Angelo/ RS. Chegamos na cidade às 17h30. Achamos o hotel Avenida, onde pernoitamos. Mais tarde saímos para jantar e depois, descanso.

2º dia - Santo Angelo - Resistência

Atacama 05

Saímos do hotel às 8h30. Como estávamos na rota das missões, resolvemos visitar as ruínas de São Miguel Arcanjo. Saímos de nosso roteiro 16 km, mas valeu a pena, foi lindo. Almoçamos em um posto de combustível em São Borja, onde encontramos um motociclista carioca que estava chegando do Chile. Conversamos, trocamos adesivos e tiramos fotos.

3º dia - Resistência - Salta

Atacama 14

Antes de sair do hotel ficamos sabendo que um vulcão no Chile havia entrado em erupção. Saímos às 6h45 em direção a Salta na Argentina, e a fumaça do vulcão nos seguiu por um bom tempo.

4º dia - Salta

Atacama

Tiramos o dia para descansar um pouco da nossa viagem de moto até o Deserto do Atacama e para conhecer um pouco da cidade de Salta, que tem igrejas lindíssimas e bem coloridas. Fomos ao museu “ Alto da montanha”, que conta a história dos incas, suas crenças e costumes e onde vimos algumas crianças incas mumificadas, bem interessantes.

5º dia - Salta - Susques

Saída de Salta ás 7 horas. Abastecemos os veículos, enchemos os galões e seguimos viagem. A paisagem foi mudando aos poucos. Já sentíamos que estávamos próximos ao deserto.

6º dia - Susques - San Pedro do Atacama

Deserto do Atacama

Nos atrasamos para sair, porque o Cesar pensou ter perdido a chave da moto. Após muita procura, ele resolveu usar a chave reserva, mas tudo bem, afinal o stress ficou em Floripa, rsrsrsr.

7º dia - San Pedro do Atacama

Acordamos tarde e saímos à pé para conhecer a tão famosa San Pedro. A Rose nos deu a maravilhosa idéia de comermos no hostel, e assim foi feito. Compramos mantimentos em um mercadinho e, caminhando pelas ruas, achamos uma feira, onde compramos frutas. Como estava com saudades de comer frutas...

8º dia - San Pedro de Atacama

Deserto do Atacama

Acordamos 3h45 da manhã para conhecermos os Geysers Del Tatio. É uma atividade vulcânica ao norte de San Pedro, a aproximadamente 4.320 metros de altitude. São imponentes. Fumaças que emergem da superfície da terra, numa temperatura de mais ou menos 85º C. Que loucura. Estávamos em cima de uma bomba relógio. Lá faz muito frio.

9º dia - San Pedro do Atacama - Antofagasta

Saímos de San Pedro de Atacama às 08h15. No caminho, passamos por paisagens do Deserto do Atacama que são verdadeiramente um mar de terra. Paramos na cidade de Calama para arrumar a moto do Cesar e lavar o carro do Helcio, que ainda tinha muito sal das salinas.