Entrar

Viagem de moto saudável

  • Categoria: Dicas
Cuidados para fazer uma viagem de moto segura

Desde os tempos de adolescente nas aulas de biologia que todo mundo sabe que dormir bem é essencial para uma vida saudável. E depois de um dia difícil e longo em uma viagem de moto, dormir é um dos requisitos básicos para sua segurança e conforto. Dormir bem na noite anterior ao dia da partida é imperativo, assim como em todas as noites durante a viagem. Portanto, não caia na tentação de ficar acordado até tarde para aproveitar as atrações e o agito dos lugares que visita. Lembre-se que você vai pegar estrada no dia seguinte e precisa estar inteiro para ir para a estrada.

Dormir, porém, é apenas uma das muitas coisas que você precisa prestar atenção. Abaixo, algumas dicas para garantir que você fique alerta e saudável e aproveite bem uma viagem de moto.

1Suprir seu corpo com a quantidade suficiente de água
Grandes áreas abertas são mais susceptíveis a ventos fortes. E ao ficar exposto ao vento, a desidratação do corpo se dá de uma maneira mais rápida que em circunstâncias normais. E um corpo desidratado aumenta a fadiga. Ainda existe um debate entre os cientistas se oito copos de água todos os dias são realmente necessários. Entretanto, considerando que é comum encontrar motociclistas com problemas de desidratação, a ingestão de sucos e água é altamente recomendável durante a sua viagem de moto. Beba água sempre que parar, e em boa quantidade, mesmo que não esteja com vontade.

2Faça uma dieta e mantenha um programa de exercícios
Também nos foi dito na infância que "comer bem e fazer exercícios" é sinônimo de vida saudável. Clichê ou não, o conselho é especialmente verdadeiro quando nos preparamos para enfrentar o desafio de uma longa viagem de moto. Estar com o seu corpo saudável é garantia de ter energia suficiente para ter força no corpo e agilidade na mente. Durante uma viagem, evite passar longos períodos se alimentando somente com sanduíches e lanches rápidos. Procure fazer refeições completas e, sempre que possível, faça exercícios com o corpo. Antes, durante e depois da viagem.

3E quando o sono bate???
Sonolência é comum durante uma viagem de moto. Eu costumo levar chicletes sem açúcar para mastigar na estrada, pois o movimento do maxilar costuma inibir o sono. Além disto, uma parada ocasional para tomar água, comer uma barrinha de cereais ou tomar alguma bebida energética também ajuda a expantar o sono. Tenha alguns destes itens na bagagem, ao alcance da mão, para pegá-los sempre que parar. Alguns estudiosos recomendam a ingestão de açúcares e cafeína para reduzir o sono. Isto é controverso por causa dos efeitos colaterais destas substâncias. Mas o mais importante: fuja da tentação de querer chegar rápido ao destino e considere a viagem como o seu objetivo e não o destino do dia. Pare sempre que precisar para ter garantida a chegada ao destino.

4Manter uma visão clara
É importante que a viseira do seu capacete seja transparente e esteja sempre limpa, assim como a receita dos óculos em dia. Dores de cabeça podem aparecer devido a uma desatualização na prescrição dos óculos ou distorção em sua viseira. Estes problemas também podem levar a mente a confundir os sinais captados por seus olhos, levando a uma tradução incorreta do que você vê, induzindo o corpo para uma necessidade de sono.

5Mantenha o barulho do vento longe do seu ouvido
O ruído do vento pode causar perda de audição e também pode ser causa de fadiga durante uma longa viagem de moto. Há, no entanto, itens úteis para reduzir esse barulho. Dois deles muito efetivos são um capacete com boa vedação contra barulho externo e protetores auriculares. Estes itens são úteis também quando o escapamento da moto é do tipo mais, digamos, "barulhento".

6Manter a temperatura corporal equilibrada
Use a roupa adequada para cada estação do ano e também para as regiões que pretende viajar. Capacete com viseira, uma jaqueta e calça de cordura ou ventilados são aconselháveis para viagens de moto. Você precisa deles para se proteger do frio, do calor, de queimaduras causadas pelo Sol ou pelo vento. O que você precisa é diminuir a exposição do corpo ao vento e certificar-se que seu mecanismo de transpiração está funcionando corretamente.

Voltando ao tema do início deste artigo, mesmo que tudo tenha sido feito, uma noite de sono é insubstituível. O cansaso de uma viagem longa de moto só pode ser tratado com olhos fechados e um bom sono. Sem mencionar que torna a viagem muito mais agradável. Boa viagem!!!

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização