Menu

  • Categoria: Honda
  • Acessos: 8689

NX 400i FalconNX 400i Falcon 2013 marca o retorno da Honda ao segmento de 400 cc. Direcionada para a categoria on/off road, o modelo estava fora de linha desde 2009 por que não atendia às exigências da legislação ambiental para emissão de poluentes.

Baseada na NX4 Falcon, a moto recebeu atualizações que a deixaram de acordo com as normas do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), como o sistema de injeção eletrônica PGM-FI e promete agradar aos motociclistas que buscavam uma motocicleta de média cilindrada com apelo de uso misto.

A Falcon não deixou de ser produzida entre 2009 e 2012, mas era voltada somente para exportação. A moto é derivada da XR 400R, que nos mercados americano e europeu é de uso off-road e por isso não é necessário o cumprimento da legislação de controle de poluição. O sistema de injeção eletrônica da NX 400i Falcon foi desenvolvido especificamente para o Brasil, sendo necessários tempo e tecnologia para atender á legislação. Por isso sua ausência nesses anos.

Apesar de estar na categoria "Lazer On-Off Road" ela foi considerada por muitos de seus proprietários ideal para uso diário urbano, uma vez que se situa em uma faixa intermediária de potiencia. É mais leve que a XL 700V Transalp e mais potente que a XRE 300, permitindo o uso mixto.

NX 400i Falcon detalhe

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

A motocicleta, que será produzida na fábrica de Manaus (AM) e, segundo a Honda, promete agregar mais conforto, agilidade e torque no momento da pilotagem, além de um novo design que transmite modernidade e arrojo aliado ao estilo aventureiro.

A Honda irá comercializar o modelo a partir de agosto em toda a sua rede de concessionárias e a estimativa é vender mais de 11.000 mil unidades por ano.

Novidades

Na dianteira, a NX é equipada com farol multi-refletor, com lentes de policarbonato de 60/55 W, que propiciam excelente visibilidade noturna. Conta ainda com novos espelhos mais modernos e melhor posicionados, que irão facilitar a pilotagem em qualquer situação.

O para-lama frontal da NX 400i Falcon localizado junto à roda dianteira, confere ao modelo um visual mais impactante e moderno. Outro destaque é o painel de instrumentos, atualizado e agora, digital. Em seu visor, é possível fazer a leitura do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes espia da injeção eletrônica PGM-FI, piscas, farol alto e neutro.

Já na parte traseira, o conjunto óptico é formado por lanternas e sinalizadores independentes, que permitem maior segurança durante a pilotagem noturna, além de oferecer uma iluminação potente e a correta distribuição do facho de luz..

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

A posição de pilotagem é mais ereta, graças ao guidão alto e largo, e que permite rápidas mudanças de trajeto com estabilidade. O assento em dois níveis e as alças largas proporcionam conforto e segurança para o garupa, mesmo em percursos mais longos.

O modelo vem equipado com bagageiro integrado às alças do garupa, que facilita a acomodação de carga e possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauletos. O escapamento conta com uma nova ponteira e protetor, deixando o visual ainda mais arrojado.

As dimensões da moto, comprimento x largura x altura, são respectivamente de 2.157 x 789 x 1.222 mm, com distância entre os eixos de 1.434 mm.

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

NX 400i Falcon

A moto será equipada com um motor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, monocilíndrico, de 397,2 cm3 e cárter seco com sistema RFVC (Radial Four Valve Chamber), alimentado por injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que aliado ao catalisador, faz com que a motocicleta atenda ao Promot 3 em níveis bem abaixo aos estabelecidos pela legislação.

Desenvolve potência máxima de 28,7 cv a 6.500 rpm, e torque máximo de 3,27 kgf.m a 6.000 rpm.

A NX 400i Falcon possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que assegura o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 15,3 litros (reserva de 5,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.

NX 400i Falcon estética

NX 400i Falcon estética 2

NX 400i Falcon

O chassi da NX 400i Falcon é do tipo berço semiduplo, de grande rigidez, que oferece uma condução fácil e ágil com total equilíbrio do conjunto em qualquer tipo de terreno. Além disso, para garantir boa absorção às imperfeições e desníveis da pista, a motocicleta conta com suspensão dianteira de longo curso com 215 mm na dianteira, e sistema Pro-link de 180 mm de curso na traseira. Para complementar o conjunto, é equipada com rodas de 21'' na frente e traseira de 17'', além de pneus MT 60 de uso misto, que proporcionam maior aderência e capacidade de tração na transposição de obstáculos.

O modelo conta com sistema de freio a disco hidráulico. Na dianteira com cáliper de duplo pistão e 256 mm de diâmetro, e na traseira com pistão simples e 220 mm de diâmetro.

A NX 400i Falcon 2013 estará disponível nas cores preta, vermelha metálica e prata metálico, e com preço público sugerido de R$ 18.900,00. O valor tem como base o Estado de São Paulo e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 1000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-1000 caracteres

Comentários (63)

Dicas

A moto vai ficar parada muito tempo - O que fazer?

A moto vai ficar parada muito tempo - O…

Sempre ouvi dizer que moto que anda pouco tem mais probabilidade de dar problemas e...

Dicas

Comparando as três big trails

Comparando as três big trails

Veja no vídeo abaixo uma matéria do programa Auto Esporte da Rede Globo com três...

Dicas

Viagem e moto parada na garagem

Viagem e moto parada na garagem

Estou de volta ao Brasil. Cheguei no domingo e após quase vinte dias parada, a...