Menu

Um velhote de moto pela Europa

Gênova – Pisa

Genova 12

Gênova, como cidade, foi uma decepção. Suja, com prédios em péssimo estado de conservação, quarteirões inteiros com obras paralisadas, muita gente trabalhando de flanelinha, camelôs ou simplesmente mendigando. E nota-se, nos italianos residentes, uma aversão crescente à imigração sem controle. Ainda tentei conhecer o Porto Antico, mas sinceramente, desanimei. A sensação de insegurança é grande. Apesar do estacionamento para motos ser gratuito, você é abordado por grupos de “guardadores” que tentam insistentemente lhe vender bugingangas.

Andermatt – Gênova

genova 04

Acordei muito cedo para abastecer a moto. Por volta de 6 da matina já estava no posto torcendo para a operadora do cartão continuar aceitando minhas mudanças de cidades e países. Até agora tudo bem.

Chamonix-Mont-Blanc – Andermatt

Furka 11 

Quando clareou o dia, olhei pela janela e o Mont-Blanc, no quintal do chalet para mochileiros onde fiquei hospedado, contrastava com o céu azul sem uma nuvem sequer. Vou levantar e fazer uma foto padrão Mestre Adriano Machado, pensei. Mas, amador é amador, fui tomar banho antes e com isso as condições climáticas mudaram radicalmente. Isso aqui é muito comum. De qualquer forma, fiz algumas fotos para não perder o hábito.

Jausiers – Chamonix-Mont-Blanc

blanc 06 

Hoje foi dia de pegar a Route de Grandes Alpes, subir e descer que nem cabrito montez, ficar maravilhado com as pequenas cidades que teimam em aparecer sem aviso prévio e quase nos fazendo cair da moto pela emoção da beleza.

Menton – Jausiers

monaco 16

Depois de pegar a Brigitte na Yamaha de Menton, voltei para Mônaco, afinal são penas 12 km. O problema é o trânsito louco, com centenas de scooters fazendo lambanças à granel. Nunca vi uma coisa tão doida.

Utelle – Menton

turini 01 

Dia complicadíssimo. Começou bem quando fui lá buscar a faixa do Col de Turini. Com direito a adesivo do Gato Cansado na vidraça do restaurante. Mas descobri que avancei demais ontem, por causa da chuva. Estava difícil visualizar as placas.

Castellane – Utelle

utelle 06

Acordei com um dia maravilhoso. A previsão do tempo estava se cumprindo. Arrumei a tralha toda na Brigitte e sai cedo (ainda não eram 8 horas) para tentar vencer dois desafios. O primeiro a “Route de Gentelly”, um percurso pela D2 que começa em Vence e termina na belíssima Gréolières. O segundo o “Col de Turini” com seus inúmeros “lacet” lembrando a nossa Serra do Rio do Rastro.

Les Gorges du Verdon

Gorges 09

A previsão para o dia era de chuva à tarde, isso me obrigou a acordar cedo para fazer o circuito que contorna o Grande Canyon Du Verdon. São 115 km indo pelo lado direito do canyon, atravessando a ponte no Lac de Sainte-Croix e voltando pelo lado esquerdo, atravessando o Les Tunnel Du Fayet.

Aix-em-Provence - Catallane

alps 02

Sai de Aix-en-Provence por volta das 9 horas, com ameaça de chuva e já saindo na porrada com o GPS: o infeliz não sabia onde era o Les Gorges Du Verdon. A saída foi pedir auxílio ao Atlas Michelin, “setar” a cidade de Rougon no maluco do GPS, botar a proa da pobre da Brigitte para a direção indicada pela tresloucada criatura e que São Cypriano nos proteja.

Nimes - Aix-em-Provence

Quando peguei a Brigitte, ela estava com mais de 8.000 km. Eu rodei 5.500 km em condições severas para os pneus, principalmente o traseiro onde se concentra o peso, além da própria tração. Minha preferência pelas estradas secundárias leva a um desgaste maior dos pneus pelo conjunto de fatores: maior número de curvas, qualidade do asfalto, uso mais intenso dos freios, redução de marchas, arrancadas, etc. Somando-se a isto os roteiros do Douro e dos Pyrenées, que exigem demais dos pneus, foi uma consequência natural a necessidade de trocar o traseiro, que já havia alcançado o TWI.

Viagens pela Europa

Noruega - Pilotando na trilha dos Trolls

Noruega - Pilotando na trilha dos Trolls

Paramos para tirar algumas fotos em uma pequena aldeia com uma bonita praça. "Dos metros...

Viagens pela Europa

The Ultimate Alps Special Tour

The Ultimate Alps Special Tour

Desde o principio do ano eu e o Jose Luiz planejavamos uma viagem de moto...

Viagens pela Europa

Volta pela Europa

Volta pela Europa

No ano de 2012 eu e minha esposa realizamos uma façanha, A Volta pela Europa...