Menu

viagem de moto rastro da serpenteA estrada começa já a partir de Capão Bonito. Até lá, é tudo um tapete, rodovias duplicadas, radares, pedágios (que as motos não pagam), só moleza. Quem tiver o piloto automático é só ligar e tomar cuidado com os caminhões e navalhas de sempre...

A partir de Capão, até Apiaí a estrada está boa, e são 100 km até a placa do rastro da serpente.

Cabe lembrar que este primeiro trecho até Apiaí a estrada já fica mais técnica, tipo fazendo um preparativo para os riders já irem se acostumando com as curvas, depois de uns 18 km rodados, e vai aumentando o grau de dificuldade até Apiaí, nada porém muito difícil pros colegas mineiros já acostumados com curvas e serras.

Na imagem abaixo está destacada esta rota, com o ponto que corresponde a placa assinalado, mas lembre-se da velha imperfeição do mapeamento do google com a vida real, tem um desejuste de uns 100 m entre o mapa e a posição real da rua e da praça (mais acima na imagem em full zoom).

Ao chegar em Apiaí, fui gentilmente recebido ainda no portal de entrada da cidade por um nosso irmão motociclista do Moto Clube 100 Limites, de Apiaí, o Luis e seu filho Luis, que me mostraram o caminho até o Hotel, a placa e deram a dica da venda dos pins e diploma no posto.

Na esquina da rua Primeiro de Maio com a rua principal (Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos) está o Hotel Apiaí, boa recomendação, recém reformado e inaugurado. Rua Primeiro de Maio, 486 - (15) 3552-2112, o proprietário, Pedro Riba (15 - 9775 - 5563)

Na Rua Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos fica a praça com a placa. O posto de gasolina em frente a praça vende os pins e diplomas do Rastro da Serpente, e também nessa rua é a saída para o Paraná. Na mesma rua, um pouco adiante, está o Restaurante TUK´s, são dois juntos, o da direita é mais charmoso e aconchegante, mais a cara dos motociclistas, quando eu fui estava tocando um blues num DVD, e comi um Cassoulet que estava muito bom!!!

Como já adiantei pros colegas em Tiradentes, devido a situação bem precária em que se encontram os 30 km seguintes da viajem, entre Apiaí e Ribeira, divisa com o Paraná (onde fica a cidade de... Adrianópolis... Não sei porquê toda cidade que leva esse nome fica nuns cantões onde Judas deixou as meias... kkkkk), recomendo que procurem se hospedar em Apiaí, saindo depois bem cedo e sem pressa para vencer este trecho.

A situação é bem ruim mesmo, muitos buracos e pouco asfalto, e os buracos vem sendo tapados com terra batida, como eu passei pelo trecho sob chuva, vocês devem imaginar como foi, em alguns trechos era puro barro, lutei para não cair... Se estiver chovendo, sugiro que não façam este caminho.

A partir da Divisa, em terras Paranaenses, a situação da estrada melhora muito, e começa de verdade o trecho mais técnico, de maior desafio. Subidas, descida e curvas, muitas curvas!!! Um cidadão da lanchonete do posto de gasolina Straub (Adão), que fica no meio do caminho, em Tunas, me afirmou que um caminhoneiro de lá já contou, e são 580 curvas entre Adrianópolis e Curitiba... Parei lá e comi um PF, e tava até bom!!

De Adrianópolis até o Trevo do Atuba, onde se alcança, em Curitiba, a BR 116, são mais 125 km, mas não se enganem, a velocidade média é baixa. No meu caso, como cumpri o trecho todo sob chuva/garoa, demorei um tempo impublicável, já que algumas curvas mais fechadas cheguei a fazer a 30 km/h, em segunda marcha...De Apiaí a Curitiba levei 6 horas, mas parei umas 4 vezes para fotos, descanso e almoço (em Tunas), devo ter parado no total uma hora e meia a duas, não cronometrei. Não se assuntem com esse número, exceto se estiver chovendo...

Se o tempo estiver bom, no lugar de vocês eu faria, principalmente quem ainda não passou por lá, é um desafio para homens e máquinas. Mas se bobear, ou não souber respeitar os limites de ambos, é chão na certa!!! Muita gente já relatou a compra de propriedades no local...

Boa viajem aos navegantes!!!

Adriano AD

Informações atualizadas

Ola irmãos motociclistas. Acabo de chegar do encontro do PHD em Blumenau, e acho que este artigo merece alguns comentários e adendos.

Viajem PHD 2012Primeiramente registrar que o Porthal do Rastro da Serpente já está funcionando e uma outra placa foi instalada em Capão Bonito. Passamos por lá na ida de BH/SP para Blumenau, e de fato o trecho inicial de Capão até Apiaí está lamentavelmente avariado, como não estava ano passado, ou seja, a tal reforma do pavimento mencionada nos comentários abaixo é mais que URGENTE, para salvar o belo passeio (prometida para 2013... Podia ser já!).

Na verdade algo se deveria fazer para afastar os caminhões de peso incompatível com a pista... O trecho Apiaí - Ribeira ainda está muito ruim, mas desta vez não pegamos chuva, ufa!

Quanto a má recepção em Apiaí, também comentado abaixo, acho que os colegas abaixo não levaram sorte, ou não planejaram a viajem adequadamente, pois percorrer este trecho anoitecendo é arriscado e nada recomendado. Neste quesito, a boa notícia é que estão preparando um local mais adequado para afixar a placa em Apiaí, com a promessa de infra extrutura para os moto turistas, aos moldes de Capão Bonito, portanto, em breve se deverá procurar pela placa mais próximo a entrada de Apiaí (para quem vem por São Paulo).

Enfim, para arrematar, eu voltarei ao rastro da serpente mais vezes no futuro, e espero um dia relatar a solução dos citados problemas, o Brasil e os motociclistas, em especial o Chico, merecem isso!! Quanto a cidade poeirenta, a culpa é da fábrica (de cimento?) que está fomentando o sucateamento da estrada entre Apiaí e Ribeira, para vergonha dos paulistas (eu aqui incluido)...

Um abraço,

PHD Adriano AD
Mogi Mirim - SP

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 1000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-1000 caracteres

Comentários (40)

  • Marcel Modesto

    Camaradas motociclistas, estou fazendo essa a rota do Rastro da Serpente. Saímos no dia 21/07/15 de Jundiai/SP. O trecho até Capao Bonito é muito tranquilo, é obrigatorio a parada no Porthal, falem com Levi, coma um Rojão (enrolado de carne da região) e tire suas fotos. De Capao Bonito até Apiaí tem que tomar cuidado com os "locais" que ficam te empurrando, a estrada esta de razoável para ruim. Em Apiaí logo na chegada há o ponto de informação a turista e uma placa para fotos. De Apiaí para Ribeira o trecho é mais técnico e com vários buracos. Em Ribeira você pode se hospedar na Pousada do Zeca e fazer refeição no Bistecão Restaurante.

  • britto

    Amigos, passei por lá há dois anos e encontrei aquele trecho Apiaí-Adrianópolis exatamente como descrito pelo nosso amigo Adriano. Com muita chuva, muita! Alguns trechos só meia pista, ou melhor (meio buraco).Demorei mais que voce. rsrsrs. Se bobear é chão e desfiladeiro.<br />Abraço a todos.

  • Roberto

    Boa noite amigos. Vou fazer o Rastro da Serpente ,em fevereiro,de Curitiba a Capão.Alguem sabe me dizer a condição da estrada nesse trecho??<br /><br />Abs.

  • Roberto, o Marcelo Migliano percorreu essa estrada recente e descreveu a viagem nesse artigo:<br />http://www.viagemdemoto.com/sul-do-brasil/2369-serras-de-santa-catarina<br /><br />Segundo ele, a parte paulista foi recapeada recente e a paranaense continua boa. Ele lembrou que é uma estrada muito travada, muitas curvas e sem acostamento, que exige muita atenção.<br />Abraços

  • Caros Motociclistas: como sempre utilizo este site para realizar minhas viagens, estou com vontade de refazer o percurso Curitiba/Capão Bonito e também dar uma chegada em Iporanga para rever as cavernas da região. Solicito informações atualizadas sobre o recapeamento que avistei no trecho paulista em agosto de 2013 se progrediu, também se alguém já fez a melhor ligação de Capão Bonito para Iporanga, e dicas de pousadas nesta região. Grato Dinho Sprenger.

  • Luiz Gustavo

    Boa tarde amigos!<br />Estarei eu e mais um amigo indo fazer o Rastro da Serpente saindo de BH no dia 28/09 às 7h da manhã para chegar em Capão Bonito a noite e pernoitar por lá. Vocês me indicam uma pousada ou hotel em Capão? A ideia é sair de Capão Bonito no dia 29/09 e seguir até Curitiba para pernoitar por lá. Este tempo entre Capão Bonito e Curitiba é suficiente?<br />Abs<br /><br />PHD Gustavo BH-MG

  • Junior

    Hotel em Capão Bonito tem o Hotel Passarim, o site é :<br />www.hotelpassarim.com.br

  • EM CAPÃO BONITO FIQUE NO HOTEL BAGUASSU. PASSE NO PORTHAL 250, NA ROTATÓRIA QUE O ARTHUR (PROPRIETÁRIO) OU SUAS ATENDENTES NO BAR TEMÁTICO MOTOCICLISTA LHE FAZEM A RESERVA E COM DESCONTO. FIZ OS TRECHOS DE IDA MAIS PERNOITE COM VOLTA DE CTBA A CAPÃO, PARE PARA ALMOÇAR EM APIAI, APROVEITE E VE SE TIRA FOTO DA PLACA NA PRAÇA DE APIAI SE OS TAXISTAS NÃO IMPORTUNAREM. SÃO 260 KM DE VIAGEM, CUIDE NO ASFALTO NOVO E NOS TRECHOS SEM REFORMA EM SÃO PAULO E NO TRECHO DO PARANA FIQUE ESPERTO ONDE TENHA PLACA DE MEIA PISTA POIS ESTA MEIA PISTA MESMO E PODE VIR ALGUEM GRANDE EM SENTIDO CONTRARIO. NO MAIS SO APROVEITAR POIS O TEMPO ESTARA MUITO BOM. BOA VIAGEM. SE PRECISAR ALGO EM CTBA TENHO POSTO DE GASOLINA (POSTO SPRENGER OU CRUZEIRO DO SUL) NA LINHA VERDE (ANTIGA BR116) BAIRRO DO PINHEIRINHO (SUL). TEL 3347-9221 NEXTEL 40*1166.<br />EM ANEXO FOTO DO HOTEL BAGUASSU, POSTO EM ADRIANOPOLIS QUE EXPERIMENTEI E NÃO DEU PROBLEMA, BAR O ARTHUR EM CAPÃO.<br />SE PRECISAR ALGO EM CTBA ACESSE O SITE WWW.POSTOSPRENGER.COM.BR <br /><br />www.viagemdemoto.com/images/stories/0913/Rastro_da_Serpente_1.jpg<br /><br />www.viagemdemoto.com/images/stories/0913/Rastro_da_Serpente_2.jpg<br /><br />www.viagemdemoto.com/images/stories/0913/Rastro_da_Serpente_3.jpg<br /><br />www.viagemdemoto.com/images/stories/0913/Rastro_da_Serpente_4.jpg<br /><br />www.viagemdemoto.com/images/stories/0913/Rastro_da_Serpente_5.jpg

  • dinho sprenger Ctba/PR

    Apos Curitiba qual o destino?

  • Luiz Gustavo

    Após Curitiba vamos para Floripa e depois seguir para a Serra do Rio da Rastro, Blumenau e voltar para BH-MG.

  • dinho sprenger Ctba/PR

    Caro Luiz Gustavo: vou te dar uma dica. Saia de Curitiba, destino Floripa seguindo pelo Litoral Paranaense e descendo a Serra da Graciosa. De Morretes (depois de comer um barreado) segue em direção a Matinhos/Caioba onde atravessa a baia de Guaratuba de ferry boat. Segue em direção a Garuva, ali pega para a esquerda para Floripa, logo a frente tem a Serra Dna Francisca, em Pirabeiraba, entra 13 km e é uma mini Rio do Rastro (ótimo ponto de pernoite e alimentação) Não deixe de visitar. Volta pelo mesmo caminho retornando sentido Floripa, apos Palhoça (grudada) entra na 282 que liga esta a Lages, para Urubici via Alfredo Wagner e faz a Serra do Corvo Branco (destaco trecho em terra/pedra). De Urubici descarte São Joaquim e pegue para Bom Jardim da Serra(no caminho pare na churrascaria tropeiro/eu garanto/c/tempo) e desça a Serra do Rio do Rastro em direção a Tubarão. Volte pelo litoral Catarina pela 101 beira mar que é muito bonito. Já fiz este giro e é espetacular. Se desse ia junto.

  • Ronaldinho Rider

    Perfeito!!! Psrabéns pelo roteiro

  • Luiz Gustavo

    Dinho,<br /> <br />Obrigado pela dica, vamos encaixar estes trechos em nossa viagem. Vamos nos falando!<br /> <br />Abs

  • dinho sprenger Ctba/PR

    dica nova: no site www.justin.tv tem uma camera ao vivo com imagens da serra, é bom esperar um pouco que ela se movimenta, excelente para saber se o visual não esta fechado no dia.

  • dinho sprenger Ctba/PR

    em tempo: a camera é na serra do rio do rastro, em SC.

  • dinho sprenger Ctba/PR

    Caros PHDs: realizado ida e volta 24/25 agosto 2013 com HD Blackline. Ratifico sem exceção a todos os comentários postados, acrescento atenção em três meia pistas no PR, até a divisa PR/SP avistei somente um buraco, em Apiaí o ponto de táxi persiste na antipatia, vazei sem fotos e/ou recordações, diferente da acolhida em Capão Bonito pela equipe do bar do Porthal 250 e o proprietário Arthur (Javista fanático), ponto de passagem obrigatório e retorno certo. Realizei cada percurso em uma perna só, utilizei em Capão o hotel baguassu (recomendo) destaco que apos Apiaí até Guapiara é frequente serração o que merece percorrer o trecho antes das 16:00, após a divisa sentido SP o piso esta em péssimo estado, não desanime pois logo se encontra o recapeamento, asfalto novo ainda na fase ¨engomado¨ e soltando pedras superficiais. Finalizando, não estranhe se vc começar a rir sozinho e/ou voltar para fazer algum trecho novamente, lembre de calçar a bota velha invariavelmente vai comer o salto.

  • Ronaldinho Rider Falcões MC

    [quote]Caros PHDs: ... , em Apiaí o ponto de táxi persiste na antipatia, vazei sem fotos e/ou recordações, diferente...<br /><br />Concordo em Gênero, número e grau... e sugiro que encontremos um lugar melhor na cidade de Apiaí para colocar a plaquinha onde serão tiradas as fotos de recordação...<br />Caras... só faltei sair na porrada ... kkkkk ... os caras são malas e não vêem que a porra desta cidade é conhecida p karamaba por causa desta plaquinha... senão passávamos direto... e teimam em forçar barra, parar carros em frente etc...<br />É frustrante rodar alguns kms ( não que seja ruim) e quando tentamos trazer uma recordação do point... um caipira DKCT resolve parar o seu carro veio e sujo... e te impedir...<br />Pensem nisto... o passeio é nota mil, todos devem tirar um dia para tal... e se colocarem a plaquinha em outro lugar... mandamos estes porras a mer... <br />Desculpem o desabafo, mas fiquei sangue nos olhos... sim!!!

  • Andrea

    [quote]Ola Amigo PHD, sou de bem pertinho de vc., Pinhal. Estou para fazer uma visita a alguns amigos em Floripa, e estou pensando em fazer este caminho até Curitiba. O que me preocupa é a condição daquele pequeno trecho que conforme ser relato é bem ruim. E assim, iremos em uma unica moto, eu e minha esposa, e tenho receio de estradas ruins. Peço encarecidamente que me mande mais dicas e se sabe como está a condição daquele trecho atualmente. Um Grande Abraço, e como estamos pertinhos, podemos marcar um dica para um café (prefiro cerveja). att. Jorge Mabelini.
    <br /><br /><br />Mabelini, claro que dependendo a motoca e com garupa, terá que maneirar em um pequeno trecho, mas, com certeza este será esquecido ao chegar a série de curvas fantásticas. Esta estrada não é para se fazer com chuva ou em alta velocidade... e sim para se curtir o visual, a moto e as curvas. Vá na fé que dá para fazer sim... Vc é brasileiro e acostumado a andar em nossas estradas... não vai encontrar nada que não esteja acostumado ( em termos de asfalto)... Abs e qq estamos ai... abs mil, boas estradas. Ronaldinho Rider ( http://expeditiongroup.blogspot.com.br/ )[/quote]

  • Andrea

    caros amigos,<br />O meu relato e diferente de todos os que eu li ate agora. Eu e meu marido fizemos o rastro da serpente em um único dia, ou seja, Capão Bonito a Curitiba, utilizamos uma motocicleta ZX10R da kawasaki. A viagem foi incrível, as paisagens são dignas de pararmos, fotografarmos e agradecermos a Deus por estarmos tendo o privilegio de estarmos lá. As curvas são realmente incríveis dignas de muita emoção e adrenalina., ( meu marido, motociclista, relatara melhor), entretanto, para mim, que fui de mochila e ainda levei outra nas costas, a viajem foi exaustiva, meu corpo ainda dói por inteiro, desde a cabeça ate o dedão do pe, principalmente, porque no dia seguinte, apos acordarmos em Curitiba, realizamos nosso retorno para Piracicaba/SP pelo mesmo percurso.<br />Não me lembro de algum dia ter sentido tantas dores musculares em quase todos os músculos do meu corpo.<br />Aos amigos que lerem meu comentário antes de viajar recomendo que.tenham muitas habilidades na condução de sua motocicleta, se forem levar as esposas, parem na cidade de Apiai para pernoite e sigam viajem no dia seguinte.<br />O asfalto de Capão Bonito a Apiai esta muito bom, entretanto, de Apiai a Ribeira ele esta péssimo, se e que podemos chamar de asfalto, pois os buracos são em grande quantidade, areia e terra em demasia e, ainda, vários locais desbarrancados.<br />Após a cidade de Ribeira logo chega-se a cidade de Adrianopolis(divisa estado de SP e PR), dai a ate Curitiba o asfalto parece um tapete, e só acelerar e tomar muito cuidado com as curvas que são de baixa, as vezes chegam ate ser em forma de um cotovelo, a vista e magnifica. Nesse trecho senti vergonha em ser paulista a diferença de asfalto entre os dois estados e gritante, vergonhosa, parece que esta previsto recapeamento para esse ano, vamos torcer.<br />Um grande abraço a todos e uma excelente viagem!!!

  • Mabelini

    Ola Amigo PHD, sou de bem pertinho de vc., Pinhal. Estou para fazer uma visita a alguns amigos em Floripa, e estou pensando em fazer este caminho até Curitiba. O que me preocupa é a condição daquele pequeno trecho que conforme ser relato é bem ruim. E assim, iremos em uma unica moto, eu e minha esposa, e tenho receio de estradas ruins. Peço encarecidamente que me mande mais dicas e se sabe como está a condição daquele trecho atualmente. Um Grande Abraço, e como estamos pertinhos, podemos marcar um dica para um café (prefiro cerveja). att. Jorge Mabelini.

  • Ronaldinho Rider

    Ola Amigo PHD, sou de bem pertinho de vc., Pinhal. Estou para fazer uma visita a alguns amigos em Floripa, e estou pensando em fazer este caminho até Curitiba. O que me preocupa é a condição daquele pequeno trecho que conforme ser relato é bem ruim. E assim, iremos em uma unica moto, eu e minha esposa, e tenho receio de estradas ruins. Peço encarecidamente que me mande mais dicas e se sabe como está a condição daquele trecho atualmente. Um Grande Abraço, e como estamos pertinhos, podemos marcar um dica para um café (prefiro cerveja). att. Jorge Mabelini.
    <br /><br /><br />Mabelini, claro que dependendo a motoca e com garupa, terá que maneirar em um pequeno trecho, mas, com certeza este será esquecido ao chegar a série de curvas fantásticas. Esta estrada não é para se fazer com chuva ou em alta velocidade... e sim para se curtir o visual, a moto e as curvas. Vá na fé que dá para fazer sim... Vc é brasileiro e acostumado a andar em nossas estradas... não vai encontrar nada que não esteja acostumado ( em termos de asfalto)... Abs e qq estamos ai... abs mil, boas estradas. Ronaldinho Rider ( http://expeditiongroup.blogspot.com.br/ )

  • marine silva

    parabens pela viagem, estamos saindo dia 15 de novembro para fazer esta, e mais quatro serras. valeu as dicas.

  • claudio Vaz

    Olá Pessoal. Faço passeios de moto e não me considero um motociclista no calibre de vcs. Mas permitam-me relatar: Viajei a noite de Curitiba para Itapeva, via Adrianópolis, Apiaí e Capão Bonito... de S10! Se tivesse com minha CB, entre Adrianólis e Apiaí, tinha enfiado ela no mato e dormido na grama. Como disse um amigo acima, é coisa para adulto; nem falo maluco, porque todos nós o somos. DE Curitiba a Adrianópolis é curva dentro de curva, dentro de curva, fora os caminhões articulados com toras de madeira. Do jeito que andei, 40/50, se não tivesse ABS certamente tinha me lascado. De Adrianóplis a Apiaí, curvas de chão, regados com buracos e mais buracos e algum pedacinho de asfalto. Depois desse trecho, Apiaí até Capão Bonito até pareceu uma auto estrada... Então pessoal, se encararem o desafio, que seja de dia e em grupo. Sózinho, jamais. O que eu fiz foi um pesadelo.

  • Jorge Muller

    poderias enviar umas fotos das curvas desafiadoras? Abs,

  • Ronaldinho Rider

    Faco em 07/set/2012 próximo ao ir a Joinille. Abs mil Ronaldinho Rider PHD 02150

  • Alberto Cabral

    Em 08/05/2012, eu (57 anos)e meu sobrinho Paulo (43 anos), em uma viagem que se iniciou em Brasília dia 28/04, passando por Foz do iguaçu, Gramado, são joaquim e serra do rio do rastro, fizemos o rastro da serpente sentido Bocaiúva do Sul - Apiaí.<br />A parte do Paraná uma maravilha, qdo se atravessa a divisa e chega em São Paulo, grande decepção, estrada simplesmente detonada, suplício prá quem pilota uma custom.<br />Mas, a decepção só aumenta qdo se chega em Apiaí. Cidade poeirenta, suja, sem infraestrutura, e com péssima recepção. <br />Em Apiaí chegamos no início da noite e não encontramos vaga para pernoite, tivemos que tocar viagem á noite até Guapiara, 53km depois.<br />É uma pena que um potencial turístico tão imenso como a BR 476 seja tão mal explorada.

  • André

    07/11/2011 às 21:00h.<br /><br />RODOVIA<br />SP 250 - Rod. Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, Km 284+800 e 294+200, Município Guapiara e Apiaí/SP respectivamente.<br /><br /><br />VISIBILIDADE<br />Boa<br /><br />TEMPO<br />Bom<br /><br />CONDIÇÕES DO TRÂNSITO<br />Ocorrido erosão parcial no solo, montado no local sistema Pare e Siga sentido norte.

  • André

    Sabemos que no trecho Paulista do Rastro da Serpente as condições do pavimento não são das melhores, o que não acontece no trecho Paranaense.<br />Agora vem a boa noticia...<br /><br />Governador anuncia R$661 milhões para região sudoeste do estado<br />20/10/2011 13:39 <br /><br />Obras 2013<br /><br />Já para 2013, estão previstas melhorias na SSP-250 (Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado).<br /><br />Serão realizados serviços de recapeamento da pista e pavimentação dos acostamentos para a SP-250, entre Capão Bonito e Ribeira (km 255,3 e km 354,94).<br /><br />O que ja era bom vai ficar ainda melhor !!!<br /><br />Fonte : DER http://www.der.sp.gov.br/servicos/noticia.aspx?id=680<br /><br />Abraço aos irmãos motociclistas

  • André

    Olá a todos os amigos motociclistas. Meu nome é André sou motociclista e resido em Capão Bonito-SP( inicio do Rastro da Serpente ). Estamos em fase de acabamento da obra denominada Porthal Rastro da Serpente que tem a inauguração prevista para Janeiro de 2012.<br />O Porthal tem como finalidade amparar os amigos motociclistas que estiverem iniciando esta aventura, São Paulo/Curitiba ou o inverso, pelo Rastro da Serpente. Contamos com toda infra-estrutura necessária para o motociclista, tal como: CoffeBar, Pit Stop (reparos e regulagens), Acessórios e vestes, Lavador (sem abrasivos), informações sobre as condições da rodovia, guias hoteleiros, gastronomicos e turisticos da região.<br />Esperamos ajudar a todos os irmãos motociclistas que farão esta aventura.<br />Qualquer duvida antes de pegar a estrada, deixo meu e-mail e telefone a disposição.<br /><br />Abraço<br /><br />André <br />15 9122-3364<br />15 3542-2792 (comercial)<br />e-mail andre@portalrastrodaserpente.com.br<br /><br />Quem quiser visitar nosso site ... www.porthalrastrodaserpente.com.br

  • ANTONIO NONATO

    Amigos,<br />Passei há duas semanas no rastro da serpente e parabenizo a iniciativa dos idealizadores do projeto de marketing da estrada, tal como o Dragon Tail nos EUA.<br />Todavia, tenho a fazer as seguintes considerações: 1) em Apiaí, na praça onde está o "totem" (placa) do rastro da serpente é um ´ponto de taxi´ e os taxistas são extremamente grosseiros e criam o maior caso com os motociclistas que estacionam as motos em frente ao totem para tirar fotos, o que "azeda o molho" da viagem; 2)não há placa alguma delimitando o início e o fim da estrada rastro da serpente, nem tampouco placa contando a "história" da estrada.<br />Logo, a fim de melhorar o projeto, sugiro: 1)seja articulado com a Prefeitura de Apiaí que se mude o ponto de taxi de lugar, ou então que se mude o "totem" para um lugar onde os motociclistas possam parar em frente sem serem incomodados e mautratados por taxistas estúpidos com os turistas (que diga-se de passagem só vão a Apiaí em razão da estrada rastro da serpente, pois fora isso é uma cidade de m...., que nem um restaurante mediano existe para se almoçar dignamente.; 2) que sejam colocadas placas no nas duas extremidades da estrada, contando a história da mesma, informando quantas curvas existem, etc..<br />Por fim, aviso aos viajantes: o asfalto da estrada no trecho que corre no estado do Paraná é ótimo, já o trecho que corre no estado de São Paulo está muito bem ruim.<br />Apesar de tudo, recomendo a viagem, que ficaria perfeita se adotadas as sugestões acima.<br />Antonio Nonato 'Il capo'

  • Marcio A. Roberto

    Pessoal, estarei indo fazer o rastro da serpente na próxima semana, dia 10 ou 11 de outubro, voltando do encontro de Santa Maria/RS (Mercocycle). Só espero que não esteja chovendo... Se alguém souber de alguma novidade a respeito da estrada, por favor me informe! Abçs!<br />Marcio A. Roberto - Campo Grande/MS

  • Arlindo Schulz

    Bom dia a todos e todas, nos os "mestres do asfalto de Blumenau" fizemos este percurso no dia 02/09/2011,Blumenau/Apiai/Blumenau(SC), percorremos ao todo 760 Km, como foi já ralatado dos 150Km (Curitiba/Apiai) o trecho realmente de estrada ruim é de Andrianóplis/Apiai ao todo 32 Km, mas da para encarar, o resto da estrada é sisplesmente maravilhosa para se pilotar. Fizemos o percurso Apiai/Curitiba em exatamente 3 horas com uma parada para fotos e uma para para uma lanche. Fomos muito bem recebidos na cidade, principalmente pelo Pedro do Hotel Apiai que recomendo pois é muito bom. Para os motociclista que curtem um bom passeio vale a pena mesmo. Pretendo voltar la ém breve.

  • PHD AdrianoAD

    Bom dia, amigos PHD´s!<br /><br />Conversei com alguns colegas que foram (estão!) a Blumenau e passaram pelo Rastro da Serpente, e fico feliz que todos me reportaram que fizeram o percurso com sucesso, sem acidentes, e curtiram muito a paisagem! Parabens a todos, pretendo ir novamente em breve para aproveitar melhor, num fim de semana sem chuvas!!!<br /><br />PHD AdrianoAD<br />Mogi Mirim-SP

  • RUI BARBOSA

    EU IREI A SC EM AGOSTO E PRETENDO CONFERIR O QUE OS MEUS AMIGOS ESTAO DIZENDO.<br />NAO ESQUECEREI DAS OBSERVACOES.

  • Claudio Manoel Sobrinho

    Achei muito interessante os relatos e as fotos, já fiz o roteiro e em breve estarei conferindo este novo caminho.<br /><br />PHD Cláudio

  • Laércio

    Olá a todos! Tive o prazer de conhecer o Adriano em Tiradentes. Aliás estávamos com a jaqueta da HD idêntica, tiramos até foto que está no site. Realmente conversamos sobre o Rastro da Serpente e seu estado atual. Passei por lá indo para Blumenau o ano passado, fazendo o mesmo percurso. Chequei em Apiaí na quinta lá pelas 16:00 horas e resolvi pernoitar por orientação também de um membro do moto clube local que me encontrou no local da placa. Só não pernoitei no hotel indicado pelo Adriano que acho que na epoca nem tinha. Fiquei em outro 'muito' simples mas limpo e aconchegante, que tinha um restaurante self service razoável. Pra vcs terem uma idéia, naquela época o trecho até Adrianópolos já estava péssimo, imaginem agora! Todo cuidado é pouco, mas vale a pena. Como o Adriano disse, a quilometragem até Curitiba (cerca de 150 KM) engana, pois o ritmo é muito lento. Levei pouco mais de três horas, mas quase não parei (como o Adriano fez), somente para algumas fotos rápidas. Outra dica interessante: não abasteci em Capão Bonito e quase fiquei sem gasolina até Apiaí, já que tem um trecho enorme sem posto e o que tinha já quase em Apiaí era horrível....<br />Ah, outra dica, quando chegarem próximo de Curitiba fiquem atentos para a saída para Floripa, já que é muito mal sinalizado e o trânsito é congestionado.<br />Como eu disse, vale a pena, é muito bonito!<br />Boa viagem a todos e aproveitem a viagem!

  • PHD Chico

    Bom dia a todos, lendo este relato de viagem fiquei realmente contente, afinal se trata de um desafio onde podemos testar as nossas habilidades e emoções. Se você me permitir só acrescentaria este detalhe:<br />O Certificado que esta a disposição alerta: <br />Certificamos que... Concluiu o Rastro da Serpente, demonstrando perícia na pilotagem de moto, respeito às limitações da estrada e grande espírito de aventura.<br /> Aviso de Perigo: Inclinar nas curvas do Rastro da Serpente é privilégio para adultos, os apenas ousados ou imaturos devem evitar poluir a natureza, espalhando pedaços de moto pelo chão.<br />Parabéns meu amigo<br />PHD Chico

  • Gilmar

    Boa noite galera do motociclismo, estamos saindo de são Bernardo do campo sentido Curitiba pelo rastro da serpente 5 moto BMWs1000 e 5 motos Suzuki srad 1000 ...não conheço o trecho por favor preciso de algumas dicas .... obrigado...

  • Gilmar, passei por lá em fevereiro no sentido inverso (Curitiba - Capão Bonito)<br />Vocês devem seguir para Capão Bonito. Dessa cidade até Apiaí, a estrada estava um lixo. De apiaí a Adrianópolis a estrada melhora um pouco, mas ainda exige cuidado, pois são muitas curvas e alguns buracos. A partir de Adrianópolis até Colombo a estrada melhora muito, se não pegarem chuva, dá para curtir a muitas e muitas curvas desse trecho. Cuidado que têm muitos caminhões de madeira na região.