Entrar

Che Guevara: o que você deve saber sobre o "mito"

História de Ernesto Che Guevara

Nos 50 anos desde que ele foi morto, a imagem mais conhecida do garoto da Cuba comunista - Ernesto 'Che' Guevara - reivindicou um lugar especial nas casas e nos peitos dos estudantes e dos possíveis revolucionários em todo o mundo.

Esta impressionante foto do guerrilheiro de cabelos compridos, vestindo uma boina de soldado com uma única estrela, garantiu-lhe o status de lendário herói popular internacional e símbolo de rebeldia, meio século após sua morte.

Hernesto che guevara historia
A imagem icônica de Ernesto 'Che' Guevara, tirada por Alberto Korda (foto), que morreu em 2001

A foto já foi considerada pelo Instituto de Arte de Maryland como a mais famosa de todos os tempos - mas quanto você conhece sobre o revolucionário marxista que ela retrata?

Há um médico na casa?

Guevara se graduou como médico em 1953, deixando a Argentina logo em seguida. Durante uma viagem de moto pela América do Sul com seu amigo de infância Alberto Granado, Guevara serviu como médico durante três semanas na colônia de leprosos de San Pablo no Peru. Diz-se que a experiência radicalizou Guevara em uma cruzada ao longo da vida contra o que ele considerou como a "exploração capitalista da América Latina pelos Estados Unidos". "Se você tremer com indignação diante todas as injustiças, então você é um dos meus camaradas", tornou-se uma de suas citações mais memoráveis.

Amigos revolucionários em lugares altos

Guevara, nascido na Argentina, lutou ao lado de Fidel Castro e ajudou-o a alcançar o poder do estado através de um partido único na revolução cubana de 1959. Ele foi governador do banco central e ministro da indústria nos primeiros anos do governo de Castro. Defendeu a nacionalização das empresas privadas e sonhava com uma sociedade sem classes, onde o dinheiro seria abolido e os salários eram desnecessários. Em seu livro La Guerra de guerrillas (1960), Guevara escreveu: "O camponês deve sempre ser ajudado tecnicamente, economicamente, moralmente e culturalmente. O guerrilheiro será uma espécie de anjo orientador que caiu na zona, ajudando os pobres sempre e incomodando os ricos tanto quanto possível nas primeiras fases da guerra".

Hernesto che guevara historia
Guevara com Fidel Castro em 1961

Guevara também foi temido por sua brutalidade e crueldade e supervisionou as execuções de desertores, informantes e espiões. Em uma anotação particularmente desapaixonada no seu diário, ele escreveu sobre a execução do guia do exército camponês Eutimio Guerra por traição: "Disparei uma bala de calibre 32 no hemisfério direito de seu cérebro que saiu pelo lado esquerdo. Ele gemeu por alguns segundos, depois morreu."

O tratamento de Hollywood

As primeiras viagens de Guevara pela América do Sul chegaram às telas em 2004 em Diários de Motocicleta. O filme foi co-produzido por Robert Redford e foi fortemente criticado por retratá-lo como um jovem idealista.

Hernesto che guevara historia
Diários de Motocicleta (2004) estrelado por Gael Garcia Bernal como Che Guevara e Rodrigo De la Serna como Alberto Granado

Anthony Daniels, franco crítico de Guevara, argumentou que o filme o glorificava injustamente. "O filme é, portanto, o equivalente cinematográfico da de camiseta Che Guevara; é moralmente monstruoso e emocionalmente trivial ". Ele acrescentou:" É como se alguém fizesse um filme sobre Adolf Hitler retratando-o como vegetariano que amava animais e lutava contra o desemprego. Isso seria verdade, mas ... bastante além do ponto."

O anticapitalista celebrado pelo capitalismo

Falando em monstros moralmente, a imagem icônica foi amplamente reproduzida em camisetas, canecas, bonés de basebol, relógios, biquínis e outros produtos da sociedade capitalista que Guevara detestou e lutou contra.

Hernesto che guevara historia
A fotografia que caracteriza a imagem icônica do Che - considerada pelo Instituto de Arte de Maryland como a mais famosa de todos os tempos - permanece popular

Não esqueçamos que ele havia prometido: "Mais uma vez eu consegui me convencer de quão criminosos são os cânticos capitalistas. Em uma foto do nosso antigo e amado camarada Stalin, eu jurei não descansar antes que estes polvos capitalistas sejam destruídos ".

Dinheiro fala mais alto

Embora ele sonhasse com uma sociedade onde o dinheiro seria abolido, até hoje Guevara aparece em uma nota do banco cubano cortando cana nos campos com uma foice. Ele continua a ser um herói nacional em Cuba, onde é lembrado por promover o trabalho voluntário não remunerado, trabalhando em locais de construção ou transportando sacos de açúcar.

Hernesto che guevara historia
Hernesto che guevara historia
Guevara em uma nota de Cuba de 3 pesos

Uma figura-chave

Em Rosario, a cidade argentina de seu nascimento, há uma estátua de bronze de 3,7 metros criada a partir de 75 mil chaves derretidas doadas por apoiadores de todo o mundo.

Erigido no 80º aniversário de seu nascimento, o Wall Street Journal brincou: "Che Guevara finalmente recebe mais do que uma péssima camiseta".

Hernesto che guevara historia
A estátua de Guevara, revelada em sua cidade natal de Rosario, Argentina, em 2008 foi feita a partir de 75 mil chaves fundidas doadas por admiradores de todo o mundo

Uma morte humilhante

Guevara deixou Cuba em 1966 para iniciar um novo movimento de guerrilha anti-Estados Unidos nas selvas do leste da Bolívia, na esperança de criar "dois, três, muitos Vietnãs" na América Latina. Ele foi capturado por soldados bolivianos apoiados pela CIA em 8 de outubro de 1967 e foi baleado no dia seguinte em uma escola. Seu corpo, cheio de balas e olhos abertos, foi exposto em uma lavanderia hospitalar e depois enterrado em uma sepultura sem identificação. Ele tinha 39 anos. Os restos de Guevara foram desenterrados e colocados em um mausoléu em 1997.

Hernesto che guevara historia
Soldados bolivianos com o corpo de Guevara na pia da lavanderia do hospital Vallegrande, quando ele morreu, colocado lá para o público ver

Fonte: huffingtonpost.co.uk

Comentários (1)

  1. gladson santos

companheiro, pessoas que pregam a violência e a morte não são boas coisas, são destruidoras, o que é mal nunca nos fará bem, o homem de verdade tem de saber curar, salvar, construir, inventar coisas boas, ter meios para se manter e ajudar ao irmão. destruir e matar é muito fácil, é só ser irresponsável

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização