Volta ao mundo de moto em 1932

Em um tempo que o mundo e as realidades politico sociais eram bastante diferentes e quase inimagináveis para a maioria de nós, um homem partiu para uma grande aventura de moto ao redor do mundo.

Em 1932, Robert Edison Fulton Jr, um americano recém formado em arquitetura, partiu de Londres para uma viagem solo de 65.000 quilômetros em uma Moto de dois cilindros da marca Douglas, especificamente adaptada para enfrentar o desconhecido. Atravessando três continentes, registou uma realidade muito diferente da atual, tendo cruzado o Oriente Médio e a Índia sob o domínio do Império Britânico e uma China pré comunista, até chegar ao Japão.

Volta ao mundo 02

Durante a aventura, Robert foi baleado por membros de uma tribo Pathan no Khyber Pass, na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, fugiu de bandidos no Iraque, e entre muitas outras peripécias, passou também uma noite na prisão, na Turquia. Isto num tempo em que não havia telefones ou nem infraestrutura de qualquer espécie. O mapa de que levava mostrava muitas zonas que estavam marcadas como inexploradas ou até desconhecidas.

Volta ao mundo 02

No caminho, além de muitas fotografias, registrou mais de 1,2 km de filmes de 16mm.

Ao retornar para casa publicou o livro “One Man Caravan” e passou a viajar pelos Estados Unidos, ministrando palestras, mostrando sua filmagem e contando sobre as suas viagens. Em 1983, ele produziu, editou e lançou, com seus filhos, um documentário de 90 minutos compilados a partir de seus filmes caseiros, "The One Man Caravan of Robert E. Fulton, Jr. An Autofilmography". Mais tarde na vida, ele revisitou sua viagem de motocicleta em outro programa de cinema releitura da viagem épica, "Twice Upon A Caravan", a qual mostramos uma parte no vídeo abaixo.

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado

Conteúdo relacionado - Artigos

Motociclistas invencíveis

Motoqueiro, eu? Não! Nada disso

História da Motocicleta

A história dos motoclubes