O “Bar & Shield” da Harley Davidson

Como proprietário de uma Harley-Davidson você já o viu em incontáveis lugares - em acessórios, roupas, canecas, etc. Sem dúvida, o "Bar & Shield" é uma das mais reconhecidas marcas registradas do mundo. Mas mesmo em diversos formatos e cores, ele é prontamente reconhecido.

Então, de onde veio esse logo? A exata origem do Bar & Shield é desconhecida. Apesar de muita pesquisa ninguém atualmente sabe precisamente quem o criou e porquê. Há especulações de que o logo foi desenhado por um membro da família Davidson, baseado nos logos das ferrovias da época, por influencia de Walter Davidson que trabalhava como maquinista na ferrovia no sudoeste em Milwaukee. Ele montava as motocicletas à noite e trabalhava nos trens durante o dia. Outro fato que devemos notar é que o quartel-general da Harley-Davidson em Milwaukee está localizado na Juneau Avenue perto dos trilhos dos trens. Mas, ninguém sabe ao certo.

O que sabemos é que em 1908 o B&S foi usado pela primeira vez quando a Harley-Davidson disponibilizou-o como um adesivo para ser usado na caixa de ferramentas encontrada nas suas motocicletas. A data de 1908 aparece no part number (o código das peças da Harley) de um catálogo de peças impresso após essa data.

Um pedido registro da marca no U.S Patent Office com a data de 30 de janeiro de 1930 alega que o B&S "foi usado e aplicado constantemente desde 6 de maio de 1910. Pesquisas também indicam que outro pedido foi feito em 19 de julho de 1910, presumivelmente com referência ao Bar & Shield.

O mais antigo item com o B&S que consta nos Arquivos da Harley é uma capa traseira da lista de preços de 1911. Entretanto um colecionador privado tem uma caixa com uma peça de reposição do motor datada de 1910 que tem estampada o B&S. O logo aparece com meia polegada de altura e uma de largura e inclui um alerta de que: "se a cinta de papel branco que sela a caixa que contém a peça estiver rasgada, o conteúdo pode não ser uma peça original".

A primeira associação com a cor preto e laranja para o logo Bar & Shield é datada de 1922, quando peças e acessórios receberam embalagens com novo design.

Em 1960, a versão alongada de 1910 foi abandonada e modernizada em favor de um emblema com novo visual. Na época o B&S parecia estar sendo aposentado mas ele fez um dinâmico retorno 16 anos depois. Em 1976 foi redesenhado para incluir uma maior curvatura e também foi adicionada uma águia que simboliza voo, liberdade e um senso de orgulho made in America.
Não foi a primeira aparição da águia, entretanto. Um catálogo de 1932 descreve um acessório do para-lama com uma águia com as asas abertas e o Bar and Shield de 1910: "Esta ... replica de uma águia ... remete à impressão de um vôo que une força e graça, então é um bom simbolo da performance da Harley-Davidson®.

A versão águia com Bar and Shield de 1976 se tornou o logo dominante até os dias de hoje. Ela ajudou a revitalizar a imagem dos proprietários de Harley-Davidson® durante os anos em que a Harley pertenceu à AMF e reinou com orgulho após a retomada da marca pelos funcionários.

O símbolo americano da águia careca aliada ao revitalizado Bar&Shield é uma parte permanente do motociclista de uma Harley-Davidson®.

O Bar&Shield teve diversos formatos através das décadas mas é hoje uma das mais reconhecidas marcas entre as grandes corporações do mundo. É uma marca global que personifica a mística da Harley® em si.

Fonte: Revista Hog Tales em uma tradução livre by Ivens.
Nota: O nome Bar & Shield vem do formato do logo que consta de uma barra (bar) onde está escrito o nome Harley-Davidson e um escudo (shield) onde se lê Motor Cycles

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado

Conteúdo relacionado - Artigos