Entrar

A história da Kasinski

O empresário Abraham Kasinski sempre se dedicou a empreendimentos de grande sucesso. Nascido em 11 de julho de 1917, na capital paulista, Kasinski foi o caçula de quatro filhos de um casal de imigrantes russos.

Criado na loja de autopeças do pai - que ele garante ter sido a primeira do Brasil - sua paixão por veículos e peças começou cedo. Precoce, ele aumentou a idade em dois anos para poder cursar a faculdade de economia.

Em 1951, Abraham Kasinski percebeu que a empresa fundada pelo seu falecido pai estaria com os dias contados se continuasse dependendo de produtos importados. Foi então que convenceu um dos irmãos a investir numa fábrica e com ele criou a Cofap. A empresa, que era 100% nacional, fabricava e comercializava componentes de valor agregado para o mercado automotivo. Vocês lembram de alguma das propagandas da COFAP que contava com a participação de um cachorro da raça Dausch (salsicha)?

Kasinski permaneceu na Cofap até 1997, quando vendeu a sua participação acionária por US$ 25 milhões. Quando abriu mão da Cofap, aos 80 anos, Abraham Kasinski tentou descansar um pouco e se desligar da vida empresarial.

Mas a vocação e a vontade de voltar ao mundo dos negócios foram mais fortes. Ele partiu para um novo empreendimento: a Kasinski Fábrica de Veículos, inaugurada em 1999. Com uma fábrica localizada no Pólo Industrial de Manaus, a empresa começou suas operações produzindo motocicletas a preços baixos, não demorando muito para conquistar fatia significativa do mercado.

Todos os esforços da nova empresa passaram a ser orientados para produção, marketing e comercialização de produtos de pequena e média potência, voltados especialmente para o público que tem a motocicleta como seu veículo de transporte. No ano de 2001, a empresa introduziu no mercado o Motokar: um triciclo que era o transporte ideal para fazer entregas urbanas com um gasto de gasolina inexpressivo.

Em julho de 2009, a Kasinski teve 100% do seu capital adquirido pela sino-brasileira CR Zongshen do Brasil, holding do gigante chinês Zongshen Industrial Group.

Inaugurada em setembro de 2010, a nova unidade fabril, em Manaus/AM, tem capacidade instalada de produção da fábrica para 110 mil unidades/ano, por turno. Em 2012 a nova unidade fabril da CRZ E-Power entra em operação. Destinada exclusivamente à fabricação de produtos elétricos, a unidade industrial será responsável pela produção de bicicletas, scooters e motos elétricas.

De acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a indústria de motocicletas brasileira registrou um aumento de 16,7 % na produção de motocicletas em 2011 em relação a 2010, enquanto que a Kasinski obteve crescimento de 159,8% no mesmo período, alcançando 2,88% de participação de mercado.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização