Museu Rodas do Tempo

Realização de um sonho de Augusto Cesar Pires que, por mais trinta e cinco anos, procurou resgatar e restaurar veículos antigos motorizados de duas rodas, o Museu Rodas do Tempo em Pirenópolis, goiás, reúne motocicletas, bicicletas motorizadas, scooters e veículos com mais de duas rodas que possuem motorização de motocicleta ou scooter.

A coleção começou no Estado do Rio de Janeiro e no início da década de 1980 foi para Brasília, devido à transferência de Augusto para a Capital Federal por motivo de trabalho. Em 2009 a coleção foi transferida para Pirenópolis já dentro da proposta do Museu Rodas do Tempo. Ao final de outubro de 2010 foi aberto o Museu.

Hoje uma das maiores coleções particulares de veículos antigos de duas rodas existente no Brasil, o Museu tem em seu acervo motocicletas das marcas Indian, Rokon, Harley-Davidson, BSA, Matchless, Ariel, Velocette, BMW, DKW, Rabeneik, Guzzi, Ducati, Mondial, Minarelli, Honda, Yahama, Suzuki e até a brasileira Amazonas, dentre outras.

Além de motocicletas e bicicletas, o visitante pode conhecer também uma coleção de brinquedos antigos à corda de décadas anteriores a 1980.

Pirenópolis

A cidade de Pirenópolis faz parte do Pólo do Ouro do Estado de Goiás. Esta região, situada no centro do Estado em sentido leste-oeste, serviu de rota para os bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil em expedições no século XVII, em busca de riquezas minerais e do conhecimento deste vasto território ainda desconhecido, abrindo novas rotas e povoando recantos até então inóspitos do cerrado brasileiro. Justamente por essa característica histórica, os municípios do Pólo do Ouro viveram um período de grande desenvolvimento e riqueza, presentes até os tempos atuais nas cidades e edificações que persistiram à ação do tempo e foram preservadas como patrimônio histórico mundial (Goiás) ou nacional (Pirenópolis).

O município de Pirenópolis é um dos destinos mais procurados atualmente no Estado de Goiás e os seus principais atrativos são o seu polígono de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o Theatro Pirenópolis, a Matriz de Nossa Senhora do Rosário e as Igrejas de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora do Carmo. Em 15/04/2010 a Festa do Divino Espírito Santo, realizada todos os anos, foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Em Pirenópolis, cachoeiras, trilhas e matas naturais tem atraído o turista para a região.

O Museu Rodas do Tempo está localizado na Av. Prefeito Luiz Gonzaga Jayme nº 172, Alto do Bonfim Pirenópolis-GO.

Visite o site do Rodas do Tempo e conheça mais um pouco da história deste museu (www.rodasdotempo.com.br)

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.

Conteúdo relacionado - Artigos