Entrar

A caminho do Himalaia

Viagem de moto pelo Himalaia

Os amigos Rafael Barata e Rômulo Provetti se juntam para percorrer as estradas da mais longínqua e mais alta cadeia de montanhas do planeta, o Himalaia. Eles percorrerão, sem carro de apoio, as estradas mais altas do mundo abertas ao público onde é possível passar com um veículo sobre rodas, grande parte não pavimentadas. Localizadas na região de Ladakh, conhecida como "A Pequena Tibete", ocupada pela Índia e próxima às fronteiras com o Paquistão, Nepal e Tibete (China), com altitudes superiores a 5.000 metros acima do nível do mar.

Serão aproximadamente 3.700 km a serem percorridos numa região repleta de conflitos étnicos, religiosos e políticos, além de catástrofes naturais como o grave terremoto recentemente registrado no Nepal, mas também de belezas pouco exploradas pelos motociclistas do ocidente.

A viagem foi planejada por mais de um ano, sendo estudadas as alternativas de percurso, as motocicletas e os equipamentos a serem utilizados, principais atrações da região, estradas, locais de pernoite e as maiores dificuldades que poderão ser encontradas ao longo do caminho.

Viagem de moto pelo Himalaia

Rafael e Rômulo iniciarão a viagem no dia 31 de agosto de 2015 no Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De lá seguirão para Guarulhos em São Paulo, onde embarcarão em um voo em direção à Ásia, fazendo escala em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e tendo como destino final Nova Délhi, capital da Índia.

Naquela cidade eles pegarão duas motocicletas Royal Enfield de 350cc, preparadas para uma viagem por altitudes elevadas. De Délhi seguirão para o norte daquele país, onde se encontra a região de Ladakh. Serão 13 dias para percorrer cerca de 3.700 km, parte dos quais com alto grau de dificuldade, seja devido ao piso de terra ou cascalho, desmoronamentos de encostas, pedras espalhadas pela estrada ou com rios de água de degelo, despenhadeiros e escarpas, seja por causa da altitude ou do frio que a dupla enfrentará durante a viagem.

Viagem de moto pelo Himalaia

O objetivo é percorrer de moto as estradas mais altas do mundo, principalmente a passagem de alta montanha conhecida como Khardung La, que alcança a impressionante altitude de 5.602 metros acima do nível do mar.

Khardung La fica na Cordilheira do Himalaia, que é um grande sistema montanhoso localizado na Ásia, entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países (Índia, Tibete/China, Butão, Nepal e Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.

Viagem de moto pelo Himalaia

Além de Khardung La, Rafael e Rômulo conhecerão a desconhecida estrada entre Kishtwar e Kailash, uma estrada escavada em uma montanha cujo pico se encontra a 6.451 metros de altitude, e é considerada uma das estradas mais perigosas do mundo.

Eles visitarão vários monastérios budistas tibetanos, pequenas cidades localizadas nas encostas das montanhas, vales verdes em meio a montanhas áridas e lagos de cores incríveis, como o Pangong Tso, um lago de águas azuis que fica na divisa com o Tibete (china).

Comentários (18)

  1. sol canegallo

boa sorte caras. que Deus os acompanhem, tirem lindas fotos, se nao for muito, peço que mantenham contatos comigo, 95 981138966 whats mandem fotos e noticias rsrs, faço parte de um moto clube no estado de Roraima, onde gostamos muito de viajar, principalmente para os países vizinhos, se um dia quiserem vir conhecer... as portas estão abertas...

  1. Rômulo Provetti    sol canegallo

Obrigado, Sol. Já retornamos da viagem, que foi maravilhosa.
Tenho desejo de viajar para Roraima, que é um dos cinco estados brasileiros que ainda não conheço de moto, mas ainda não sei quando poderei realizar essa viagem.
Um grande abraço

  1. PAULO GOMIDE

Romulo, já tinha lido na MOTOADVENTURE e a viagem foi fantástica. Parabéns!!!!

  1. Rômulo Provetti    PAULO GOMIDE

Obrigado, Gomide.
Abs

  1. Julio Lage

Amigos de aventura no Himalaia , continuamos aguardando os "posts" da viagem. Romulo hoje acessei uma mensagem sua sobre codigos de problemas nas HD's , postada em 2007 no Wolfmann, lembra-se ? Foi bem util para mim e desconhecia isto até hoje
Sugestão : Atualiza-la, reedita-la e distribuir para os Harlistas , avalie e decida , poderá ser bastante util e é pouco conhecido o tema.

  1. Jeferson Luiz Vasques

Que aventura hein! Meus parabéns e boa sorte a vocês!

  1. Hegler

meu amigo,
Parabéns pela coragem da aventura. Sucesso e que tudo dê certo.

abraços
Hegler

  1. Wladimir Rocha

Rômulo

Blz meu amigo... acabei não te encontrando pra desejar pessoalmente boa viagem, cara vai ser uma aventura fantástica pra vc e seu amigo Rafael... curtam bastante ai... aproveitem tudo.... e tirem bastante fotos e escrevam bastante também pra que possamos "ir viajando" daqui junto com vocês...

Boa sorte.. bons caminhos...

Abcs Wlad.

  1. Julio Lage

Romulo e Barata
Desejo a voces paz e saude para aproveitarem o passeio e por gentileza nos enviem os momentos dessa aventura , estaremos mais presentes dessa forma . Sucesso
Julio Lage e Frederico Lage ( já pilotando e naturalmente se inspirando nas boas aventuras )

  1. Fernando Duarte

Rômulo, Amigo com "A" maiúsculo. Vai com Deus e que Ele o proteja desce o nível do mar até onde vcs estarão mais próximos Dele...
Minha mente e orações estarão com vcs.
Lembrem-se sempre que a vida é um momento único e deve ser vivida e saboreada sem contra-indicações.
A cada paisagem sintam as vibrações, a cada momento sintam a natureza, o cheiro dos campos, curtam o pôr e o nascer do sol e tudo mais como se fossem os únicos habitantes deste planeta. Detalhes e problemas nunca devem se agigantar diante deste desafio.
Abraços aos dois...
Fernando Fatboy

Seja o primeiro a comentar este artigo.
Carregar Mais

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização