A caminho do Himalaia

Os amigos Rafael Barata e Rômulo Provetti se juntam para percorrer as estradas da mais longínqua e mais alta cadeia de montanhas do planeta, o Himalaia. Eles percorrerão, sem carro de apoio, as estradas mais altas do mundo abertas ao público onde é possível passar com um veículo sobre rodas, grande parte não pavimentadas. Localizadas na região de Ladakh, conhecida como "A Pequena Tibete", ocupada pela Índia e próxima às fronteiras com o Paquistão, Nepal e Tibete (China), com altitudes superiores a 5.000 metros acima do nível do mar.

Serão aproximadamente 3.700 km a serem percorridos numa região repleta de conflitos étnicos, religiosos e políticos, além de catástrofes naturais como o grave terremoto recentemente registrado no Nepal, mas também de belezas pouco exploradas pelos motociclistas do ocidente.

A viagem foi planejada por mais de um ano, sendo estudadas as alternativas de percurso, as motocicletas e os equipamentos a serem utilizados, principais atrações da região, estradas, locais de pernoite e as maiores dificuldades que poderão ser encontradas ao longo do caminho.

Viagem de moto pelo Himalaia

Rafael e Rômulo iniciarão a viagem no dia 31 de agosto de 2015 no Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De lá seguirão para Guarulhos em São Paulo, onde embarcarão em um voo em direção à Ásia, fazendo escala em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e tendo como destino final Nova Délhi, capital da Índia.

Naquela cidade eles pegarão duas motocicletas Royal Enfield de 350cc, preparadas para uma viagem por altitudes elevadas. De Délhi seguirão para o norte daquele país, onde se encontra a região de Ladakh. Serão 13 dias para percorrer cerca de 3.700 km, parte dos quais com alto grau de dificuldade, seja devido ao piso de terra ou cascalho, desmoronamentos de encostas, pedras espalhadas pela estrada ou com rios de água de degelo, despenhadeiros e escarpas, seja por causa da altitude ou do frio que a dupla enfrentará durante a viagem.

Viagem de moto pelo Himalaia

O objetivo é percorrer de moto as estradas mais altas do mundo, principalmente a passagem de alta montanha conhecida como Khardung La, que alcança a impressionante altitude de 5.602 metros acima do nível do mar.

Khardung La fica na Cordilheira do Himalaia, que é um grande sistema montanhoso localizado na Ásia, entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países (Índia, Tibete/China, Butão, Nepal e Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.

Viagem de moto pelo Himalaia

Além de Khardung La, Rafael e Rômulo conhecerão a desconhecida estrada entre Kishtwar e Kailash, uma estrada escavada em uma montanha cujo pico se encontra a 6.451 metros de altitude, e é considerada uma das estradas mais perigosas do mundo.

Eles visitarão vários monastérios budistas tibetanos, pequenas cidades localizadas nas encostas das montanhas, vales verdes em meio a montanhas áridas e lagos de cores incríveis, como o Pangong Tso, um lago de águas azuis que fica na divisa com o Tibete (china).

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.

Comentários (18)

Conteúdos relacionados - Viagens pelo Mundo