Entrar

normal Perguntas Expedição Desertos

Mais
02 Set 2017 20:18 #4287 por CITELI
CITELI Respondeu ao tópico Expedição Desertos
DIA 02 EXPEDIÇÃO DESERTOS
Roteiro: TIRADENTES/MG X BAURU/SP

Sai de Tiradentes logo após o café da manha no Hostel, o céu ainda estava neblinado e fazia um frio bem gostoso na cidade. A missão do dia seria seguir até Ourinhos/SP, mas, por ser final de semana, o apoio nessa cidade ficou comprometido pois ele estava viajando para um evento de moto, foi assim que, por meio da mobilização de alguns motociclistas que estavam acompanhando a vigem por um grupo de APOIO, surgiu o GRANDE Miudinho(Marcos Teixeira) Motociclista de Bauru/SP e membro do Motoclub Pregadores do Asfalto, que me recepcionou na cidade e me recebeu em sua casa como um Irmão.

De Tiradentes/MG para Bauru/SP pude me preparar para os longos caminhos de retas que iriam vim durante a expedição e que já iam sendo percebidos a cada quilometro que eu percorria na BR 369.

A opção de seguir para Foz do Iguaçu/PR passando por Tiradentes/MG e Bauru/SP foi para evitar o Centro do Rio de Janeiro e o Centro de São Paulo devido a insegurança e aos constantes ataques a motos Big Trail que passam por essas regiões.

Esta mensagem tem uma imagem anexa. Por favor, faça login ou registre-se para vê-la.

Por favor, Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
27 Ago 2017 20:37 - 27 Ago 2017 20:38 #4276 por CITELI
CITELI Respondeu ao tópico Expedição Desertos
DIA 01º DIA EXPEDIÇÃO DESERTOS
Roteiro: CARIACICA/ES X TIRADENTES/MG

A missão era encontrar 3 amigos em um posto de combustível próximo a minha casa e seguir com eles pela BR 101 até a entrada da Cidade de Cachoeiro de Itapemirim onde eu manteria a BR 101 e eles iriam para um outro passeio. Ao chegar no posto conforme combinado a surpresa, vários membros do meu motoclub, Integrantes da Vida Noturna, se organizaram para um ultimo abraço e seguir um trecho comigo.

Assim sai de Cariacica/ES e fui destino a cidade de Tiradentes/MG, foram 590 KM de estrada verde com um clima bem friozinho. Em Tiradentes mais uma surpresa, estava rolando um pequeno evento de motos onde pude curtir um rock roll e preparar o espirito para a tocada do dia seguinte.

Em Tiradentes fiquei hospedado no Odara Hostel, muito confortável, limpo e próximo ao centro, indico a todos que forem conhecer a cidade!

Faça sua reserva no ODARA HOSTEL por esse Link do booking.com e ganhe um desconto agora!!

www.booking.com/s/brauly00

Esta mensagem tem uma imagem anexa. Por favor, faça login ou registre-se para vê-la.

Última Edição: 27 Ago 2017 20:38 por CITELI.

Mais
25 Ago 2017 23:14 #4273 por Marleta
Marleta Respondeu ao tópico Expedição Desertos
Informações muito valiosas. Obrigado

"Somos aqueles que querem ir mais longe, rir mais alto, pilotar grandiosamente, viver mais do que alguns jamais serão capazes de entender!"

Mais
25 Ago 2017 16:41 #4272 por Romulo Provetti
Romulo Provetti Respondeu ao tópico Expedição Desertos
Bacana, Citeli. Bastante detalhado, será útil para quem pretende fazer uma viagem pela região.
Não esqueça de postar fotos.

Esta imagem não é visível para visitantes.
Por favor, faça o login ou cadastre-se para vê-la.

Rômulo Provetti
www.viagemdemoto.com
www.acaminhodoceu.com.br
www.acaminhodoatacama.com.br

Mais
25 Ago 2017 16:14 - 27 Ago 2017 20:35 #4271 por CITELI
CITELI Criou o tópico Expedição Desertos
Boa tarde pessoal,

Nos próximos posts vou falar sobre a minha ultima viagem “Expedição Desertos”.

O que foi a Expedição Desertos?

A idéia da Expedição desertos surgiu ano passado quando encerrei uma viagem pelo sul do Brasil passando também pelo Uruguai, Argentina e Paraguai. A expedição foi programada para conhecer alguns dos Países andinos(Chile, Bolívia e Peru) e seus pontos turísticos.

Quando foi e quanto tempo durou?

A viagem teve que ser programada para as minhas férias e como o caminho seria longo tive que observar dois detalhes, tempo e época/temperatura dos locais que iria visitar. O tempo é importante pois eu tinha o desejo de turistar os locais que seriam visitados e não apenas passar e fazer Kms, para isso procurei um feriado prolongado(Segunda feira dia 01/05/17) e programei minhas férias logo depois, assim iniciei a viagem dia 29/04/17 e ganhei 3 dias na estrada. Mas só o feriado não pode influenciar na escolha, a época/temperatura é outro fator muito importante pois dependendo da data você não consegue percorrer todo o caminho ou até consegue, mas com um nível de dificuldade/imprevistos muito grande, assim, após muitas pesquisas, descobri que os melhores períodos para visitar esses Países são nos meses de Abril/Maio ou Setembro/Outubro, como havia o feriado dia 01/05/17 iniciei a Expedição dia 29/04/17 e terminei dia 26/05/17 totalizando 28 dias de viagem.

Qual foi o Roteiro?

A Expedição teve como destino principal:

Argentina: Ruta 9 Salta/Jujuy, Purmamarca, Costa do Lipan, Salinas Grandes, Paso Jama

Chile: San Pedro do Atacama, Mão do Deserto, Oceano Pacifico

Bolívia: Salar Uyuni, Estrada da Morte

Peru: Lago Titicaca, Macchu Pichu

Para chegar nesses lugares passei por outros destinos turisticos que não eram o foco mas também foram explorados: Foz do Iguaçu no Brasil, Cidade del Este no Paraguai, Corrientes e Salta na Argentina, dentre outros.

Quais foram as dificuldades?

Em uma viagem longa algumas dificuldades sempre serão as mesmas(cansaço, problemas com a moto, saúde, tempo e dinheiro) essas dificuldades são superadas ou minimizadas com uma boa programação, assim não irei trata-las agora.

Na expedição desertos eu teria como dificuldades a Altitude, clima, combustivel e o terreno. Ao iniciar os projetos conversei com alguns amigos que fizeram um dos caminhos e descobri através dessas experiencias algumas dicas infalíveis para esses problemas:

Altitude: Existe um remédio chamado Diamox, usado normalmente para retenção liquida, mas pode ser usado também para evitar o chamado “Soroche”, conhecido como mal da altitude. Esse remédio vende normalmente em farmácias por uma faixa de R$: 13,00, deve ser ingerido 12Hrs antes de ir apara a altitude e mais uma vez quando se estiver no local. Outra coisa muito utilizada nas cordilheiras para evitar o mal da altitude é a folha de coca, essa é mais comum entre os viajantes, porem é utilizada de forma errada. Muitos acreditam que é só colocar a folha de coca na boca e mastigar como um chiclete, quando a forma correta de utiliza-la é colar um chumaço em canto da boca, salivar e engolir a saliva com o sugo da folha que ira se soltando durante o deslocamento.
Outra dica importante para altitude é cumprir as etapas, se você chegou hoje a San Pedro do Atacama(2400 Metros de Altitude) programa-se para fazer no dia seguinte passeios com altitude parecida ou pouca coisa maior(Exemplo Termas Puritania 3500 Metros de Altitude), muitas pessoas chegam a cidade em um dia e no outro querem fazer passeios como o Geisers del Tatio(4320 Metros de Altitude) e por isso passam mal. Adapte seu corpo ao ambiente, depois suba gradativamente, isso vai ajudar tantos nos passeios quanto no deslocamento para os outros países da cordilheira.

Clima: Como eu falei no tópico sobre época, o clima é algo a ser observado, em certas épocas fica difícil completar a viagem devido gelo na pista, estradas fechadas ou chuvas torrenciais. Mesmo escolhendo épocas mais favoráveis certas dificuldades climáticas estarão com você, são essas o frio e o sol. Vamos tratar aqui da época que eu fiz a viagem, nesses lugares andinos o frio normalmente é ao dia 10º e a noite – 10º nos pontos altos das cordilheiras, exemplo Paso Jama, a temperatura mesmo ao dia chega -0º. Sabendo disso você deve se preparar com equipamentos adequados pois isso trara seu conforto e ajudara a chegar ao destino de forma menos sofrida.
Combustível: Quando se pensa em rodar no deserto ou em países como a Bolívia o planejamento deve tratar de combustível sobressalente. No meu caso levei um Galão de 5lts, desses que vende nos postos de combustível do Brasil, e mais um galão de 5lts de água que guardei depois de tomar a água. Para atravessar a fronteira entre Chile e Bolívia por Ollague eu sabia que iria rodar 450Km(de Calama/Chile até Uyuni/Bolívia) sem posto de abastecimento, ao sair de Calama completei o tanque da moto e os galões sobressalentes, atravessei a fronteira em Ollague e segui pelo deserto, completando o tanque no caminho e chegando a Uyuni sem problemas. De Uyuni eu seguiria para La Paz e como não sabia como seria meu atendimento nos postos de combustível do caminho, na cidade de Uyuni completei o tanque da moto e a gasolina sobressalente, que acompanhou durante todo percurso na Bolívia sendo utilizada quando sai de La Paz com destino a Puno/Peru(nesse caminho tentei abastecer a moto em dois postos de gasolina e fui negado por ser estrangeiro, como havia 10Lts de gasolina sobressalente completei o tanque da moto e cruzei a fronteira com o Peru tranquilamente, esse problema teria sido evitado se eu tivesse completado o tanque antes de sair de La Paz pois la a gasolina é vendida normalmente para estrangeiros). Existe uma duvida entre os viajantes sobre o trecho do Paso Jama(fronteira entre Argentina e Chile), eu sai de Salta e completei o tanque da moto e os galões sobressalentes em San Salvador de Jujuy, depois fui recomendado a abastecer minha moto em Susques e informado que la seria o ultimo ponto de abastecimento, acontece que muitos não sabem mas na fronteira(lado argentino) existe um posto de gasolina da rede YPF, ou seja pode deslocar despreocupado até a fronteira e completar o tanque nesse posto para cruzar o Paso Jama sem precisar de combustível sobressalente.
Terreno: Sobre o terreno é muito importante fazer uma pesquisa com viajantes que passaram recentemente pela rota pois o trecho pode sofrer alterações devido as condições climáticas. No projeto você tem que pensar “de onde sairei, para onde vou e por onde vou passar”, para ajudar nesse trajeto existe um site www.ruta0.com onde pode-se marcar a cidade de saída e chegada e selecionar as opções de terreno e assim descobrir o melhor trajeto para seu objetivo, nesse site também é possível ver os pontos de abastecimento e programa suas radas, mas lembre-se que alguns postos ficam em lugares afastados e as vezes podem não ter combustível, por isso programe-se.
Quais as dicas e recomendações?

Seja profissional, quando digo profissional quero dizer que não estamos mais pilotando nossa moto em um final de semana a 40 ou 50 Kilometros de casa e sim estamos indo para uma expedição de dias e Países longe, seja profissional e cuide da sua moto pilotando em uma velocidade que ela suporte sem causar desgaste, poupe seu corpo e sua mente, não faça manobras perigosas ou pilote de forma agressiva, uma viagem de moto turismo tem o intuito de conhecer os lugares, sentir a paisagem e viver os momentos, se você quer andar a 180Km só porque esta em uma reta quilométrica ou quer deitar na curva porque o asfalto proporciona uma boa condução, poupe sua família e vá até o autódromo mais próximo!!

Busque fazer todos os passeios por conta própria, essa é uma dica que sempre falo independente da viagem, gosto de lembra-la pois nos passeios por conta própria você paga menos e tem uma liberdade maior, as informações sobre o local pode-se conseguir através do Doutor Google(eu não quero dizer que um guia não é importante mas existem passeios como Vale de La Luna que é possível você ir por conta própria e aproveitar todas as belezas do local sem ficar preso a um grupo).

Pesquise sobre a culinária local, é importante você saber onde vai comer e o que vai comer para evitar um problema de saúde, você não quer perder sua viagem por causa de uma infecção né?

Faça um seguro viagem pessoal e o seguro da moto, muitas pessoas deixam de fazer o seguro viagem achando que é besteira, ocorre que estamos indo para longe de casa onde hospitais públicos podem ser um caos e os particulares uma fortuna, sem falar nos acidentes que podem gerar uma baixa ou até mesmo a morte, sendo assim recomendo inserir no plano de viagem um seguro pessoal pois o valor de R$:300,00 ira ajudar muito sua família e você em caso de qualquer imprevisto. O seguro da moto também é muito importante e esse todos já conhecemos, creio que não preciso comentar.

Pesquise sobre os documentos de entrada dos países e faça tudo antes da viagem,já leve tudo separado em uma pasta, cada país tem uma exigência para circulação de veiculo estrangeiro e entrada de pessoa(exemplo a Argentina exige a Carta verde), recomendo fazer esses documentos antes da viagem e levar copias de tudo em uma pasta, isso fara foce ganhar tempo nas Fronteiras/Aduanas.

Acredito que essa introdução da viagem foi suficiente para esclarecer algumas dúvidas e gerar alguns incentivos!! Estou a disposição para ajudar nas duvidas que surgirem e nos próximos posts vou relatar cada dia da expedição.

Esta mensagem tem imagens anexas. Por favor, faça login ou registre-se para vê-las.

Última Edição: 27 Ago 2017 20:35 por CITELI. Razão: Imagem da Expedição Atualizada