Na região sul da Patagônia, a natureza tem como sinônimo a beleza. A exuberante paisagem, a estrada perfeita e a excelente gasolina faziam com que o prazer de pilotar as nossas Harleys atingisse o ápice jamais sonhado em nossa terra.

O vento frio invadia nossos capacetes e refrigerava até nossas almas, tornando um dia inteiro de estrada prazeroso e facilmente suportável. Mantínhamo-nos no cone de sombra dos veículos locais com boa velocidade a fim de evitar os radares e chegarmos aos nossos destinos ainda com Sol. O que não tem sido difícil, porque por aqui nessa época a aurora ocorre mais tarde e a noite chega após as 20 horas.

Voltamos à cidade de Osorno para acessar o Paso Puyehue Samore, a fim de cruzarmos novamente a fronteira Chile – Argentina. Para nossa surpresa, parte da estrada estava em recuperação e alguns dos pilotos foram apresentados ao famoso ripio, que é a pavimentação natural de terra e cascalho usada temporariamente nos desvios para reparos da estrada ou perenemente em lugares mais ermos na Patagônia chilena e argentina.

Viagem de moto Chile e Argentina - Cordilheira dos Andes

Fizemos os trâmites em ambas as aduanas e por estrada cercada de florestas e lagos que constituem o Parque Nacional Puyehue, chegamos a encantadora Villa la Angostura. Após o almoço, conversando com os locais, um caminhoneiro nos recomendou a Ruta 40, a fim de economizarmos 100 km da rota planejada, porém ainda havia um trecho de ripio.

A Ruta Nacional 40 é uma rodovia argentina, que liga o país de sul a norte, desde a província de Santa Cruz até a divisa com a Bolívia, tornando-se desta forma a mais extensa rodovia da Argentina. Como a Route 66 da Americana do Norte, a Ruta 40 é uma lendária estrada mundialmente famosa entre os motociclistas aventureiros de todos os continentes, que alimentavam sonhos de chegar a lugares fantásticos, normalmente, vedados aos motociclistas urbanos acostumados as facilidades da cidade. O seu portal de entrada era difícil de atravessar porque exigia perícia na pilotagem no ripio, além de independência e autonomia para suportar a solidão, como ainda acontece no acesso a Ushuaia, entre Cerro Sobrero e San Sebastian. Como está acontecendo com a Ruta 40, esse trecho será totalmente asfaltado e em breve perderá a sua magia, tornando-se um lugar comum, de acesso fácil, seguro e confortável para qualquer um.

Porém, o acaso possibilitou o privilégio aos integrantes da Expedição Mendoza, de conhecer uma boa parcela desse passado romântico e bravio compartilhado por poucos, que foi enfrentado com alegria e grande disposição por todos os Pilotos e Navegadoras.

Viagem de moto Chile e Argentina - Cordilheira dos Andes

Em uma das saídas das longas faixas de ripio, um motorista de um carro estacionado à beira da estrada, ao ver o trem de Harleys do HOG Rio saído do ripio para o asfalto, não se conteve e com um grande sorriso no rosto, sacudia os braços e gritava para nos saudar. Com certeza era um Harleyro passeando com a família.

Na excelente estrada, as Harleys faziam as curvas em baixa velocidade para que pudéssemos aprecias a beleza dos Lagos Andinos extremamente límpidos cercados de verde por todos os lados. Durante vários longos percursos, lembranças do ser humano, somente a perfeita estrada e poucos veículos que transitavam pelo lugar.

No fim da espetacular jornada do dia, como por encanto, a natureza nos presenteou com uma maravilhosa surpresa, que foi o entardecer no Lago Lacar, nas imediações da encantadora San Matins de los Andes. O Sol com seus raios dourados de despedida nos brindava, transformando o privilegiado lugar de rara beleza em ambiente de bons sonhos. Com a alma alimentada com tantas coisas boas acontecendo, simultaneamente, nessa viagem de moto – boa companhia, amor (esposas), amizade, natureza, aventura, máquinas perfeitas – após um dia maravilhoso, mais uma noite para se dormir em grande paz.

Percorridos 590 km no dia e 6.140 no total da viagem.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Motos Adventure - expedição de moto pelo mundo

Livro sobre viagem de moto até o Atacama