Entrar

7º dia - Oruro - Uyuni

Viagem de moto Bolívia

Partida para Uyuni – Um desfile de cânions, rios, montanhas com cores diversas pelo imenso deserto e curvas, muitas curvas, nos levaram até Potosí en nossa viagem de moto. Capital do departamento de mesmo nome, não esqueceu seu passado colonial, responsável pelas toneladas de prata extraída de suas minas locais com moinhos hidráulicos. Sua bem preservada arquitetura da época lhe rendeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, uma espécie de prêmio de consolação por séculos de exploração da miserável população.

Localizada aos pés da Cordilheira Oriental, a 4070 metros de altitude, a cidade também tem como principal atrativo o Cerro Rico, por onde turistas mais aventureiros realizam arriscados tours por seus corredores subterrâneos.

Lá chegando, buscamos um restaurante para aplacar a fome e encontramos o "El Fogon". Comida deliciosa, excelente vinho e atendimento lento. Demoramos mais de 90 minutos no almoço e o Tagino ainda tinha programado uma visita para o destaque que é a Casa Real de la Moneda, uma verdadeira volta ao passado boliviano.

Saímos após às 17h30min e tínhamos mais 200 km para rodar por montanhas e muitas curvas na direção de Uyuni. Mais uma vez senti os efeitos da altitude, pois ao sairmos, eu estava com um cansaço muito grande e sentia muita dor nas costas.

A noite logo chegou, estrada desconhecida e um frio absurdo faziam com que esse trecho fosse um dos mais cansativos da viagem. Passamos por uma lhama morta em local bem escuro, tomando um grande susto.

Dentro do carro do Tagino, com o aquecedor ligado, a temperatura marcava -5oC, imagine de moto e com o vento no peito. Próximo a Uyuni, não resisti. Parei a moto, tirei a luva com muita dificuldade e peguei uma pequena garrafa de whisky que eu trazia no bolso do casaco. Bebi um bom gole, repassei para Gata que não gosta, mas bebeu também com vontade. Aquilo me deu novas forças para prosseguir.

Chegamos a Uyuni após às 20 horas. Procuramos o hotel e lá já estava instalada parte do grupo. Deixamos nossas motos na rua e Tagino nos levou de carro até a Pousada onde Rui e Cláudia também ficariam hospedados.

Mais tarde todo o grupo se reuniu para tomar uns vinhos e fazer a programação da manhã seguinte.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização