Categoria: Expedição Altiplanos Andinos

• 18º dia – Curitiba – Macaé

Saímos com muita neblina, chuva, frio e um movimento intenso de caminhões. Na serra, este frio fez com que o grupo se separasse em virtude de tocadas diferentes. Após passar trecho em obras, parei num posto de gasolina, seguido pelo Elias. pouco depois chegou também o Mateus, mas Rui não apareceu. Começamos a ficar preocupados.…

• 17º dia – Puerto Iguazu – Curitiba

Restamos então quatro casais e partimos sábado pela manhã para Curitiba. A viagem estava rendendo bem e, próximo a Curitiba, algo soltou junto à descarga de minha moto. Começou um barulho e pensei comigo em levar a moto na Boeing Marcas, representante KTM no Paraná.

• 15º e 16º dias – Puerto Iguazu

A estrada na direção de Puerto Iguazu encontra-se grande parte em obras e quase todos os trechos percorridos estão “fresados” (com frisos efetuados por máquina para novo asfaltamento). Para as motos, a pilotagem inclui um certo risco pois em alguns locais, além do desconforto, isto ocasiona um certo descontrole.

• 14º dia – Corrientes – Posadas

Na manhã seguinte, aproveitamos para tentar comprar os pneus para a minha moto e do Rui. Numa das lojas indicadas, fomos informados que pneus específicos para nossas motos, somente em Resistência. Partimos para lá e conseguimos comprar por preço não muito diferente do Brasil e, ao retornar, já estava no horário de partida para Posadas.…

• 13º dia – San Salvador de Jujuy – Corrientes

Neste dia, nossa viagem de moto teria uma tocada pesada pelas estradas da Argentina, viajaríamos até Corrientes, por um trecho de mais de 900km. Para variar, grupo grande e saída atrasada. Partimos após as 9 horas e abastecemos na saída de Jujuy. A partir desse momento iniciaram nossas dificuldades para abastecimento, pois quase ninguém tinha…

• 12º dia – San Pedro de Atacama – San Salvador de Jujuy

Partimos cedo para continuar nossa viagem de moto, agora em direção a Jujuy, saindo do Deserto do Atacama. Nessa manhã, subiríamos novamente os Andes e atravessaríamos o Paso Jama. O Paso Jama é uma passagem através da Cordilheira dos Andes entre o Chile e a Argentina, a uma altitude de cerca de 4.300 m na…

• 11º dia – San Pedro de Atacama

Programamos para a manhã do 11º dia um passeio até os Gêiseres del Tatio, que em quechue significa “Velho que Chora”. Em virtude da variação de horários nos países onde ficamos hospedados, Eltione antecipou em uma hora seu relógio e me acordou às 3h18min da manhã para pegar o ônibus que nos levaria. Fiquei na…

• 10º dia – San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama era originalmente um centro de parada para os colonizadores espanhóis. Originou-se a partir de sua Igreja de San Pedro, construída pelos jesuítas espanhóis no início do século XVIII. Apesar dos esforços do Governo chileno, esse local permanece ainda hoje como um lugarejo bem aprazível no deserto do Atacama, foi o principal…

• 9º dia – Uyuni – San Pedro de Atacama

Novamente na estrada e no trecho que faria o maior estrago durante nossa viagem de moto pelo Altiplano Andino. Saímos após às 8hs da matina em direção a San Pedro de Atacama e, neste dia, tivemos grandes dificuldades. Tivemos que rodar por rípio por aproximadamente 400km, lembrando que, com exceção de Vítor, todos estávamos com…

• 8º dia – Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Está localizado nos departamentos de Potosí e Oruro, sudoeste da Bolívia, altiplano andino, a 3.650m de altitude. Há cerca de 40 mil anos a área do atual deserto de sal fazia parte do lago Michin que, quando secou, deixou como remanescentes os atuais…

• 7º dia – Oruro – Uyuni

Partida para Uyuni – Um desfile de cânions, rios, montanhas com cores diversas pelo imenso deserto e curvas, muitas curvas, nos levaram até Potosí en nossa viagem de moto. Capital do departamento de mesmo nome, não esqueceu seu passado colonial, responsável pelas toneladas de prata extraída de suas minas locais com moinhos hidráulicos. Sua bem…

• 6º dia – Puno – Oruro

Na manhã seguinte estávamos partindo para a Bolívia. A estrada era muito boa, com belo visual e logo chegamos a Desaguadero, fronteira do Peru com a Bolívia. Havia ali um movimento intenso nas aduanas e nos chamou a atenção a arquitetura Boliviana e suas construções. Na Bolívia, o material de acabamento das casas e prédios…

• 5º dia – Cuzco – Puno

No dia seguinte seguimos em direção a Puno, local onde fica o Lago Titicaca. Chegamos à tarde e um passeio às Islas de Uros nos aguardavam. Vários “riquixás” estavam nos aguardando e fizemos uma corrida pelas vielas de Puno até o porto, onde um grande barco nos aguardava para o passeio às ilhas.

• 4º dia – Ollantaytambo – Cuzco

Chegamos em Ollantaytambo e pegamos as motos e seguimos viagem em direção a Cuzco. Seguimos por belos caminhos e passamos pela região onde fica Pisac e o Vale Sagrado dos Incas. O Vale Sagrados fica entre Cuzco e Machu Picchu, a 2.800 metros de altitude, no vale do Rio Urubamba. As terras férteis, a água…

• 3º dia – Machu Picchu

Ollantaytambo evidencia o plano urbano da antiga cidadela inca. Deve ser observada toda a complexidade da cultura desse povo andino, com construções que desafiam o terreno, erguidas com base em técnicas ainda desconhecidas, para o culto de religiões que até hoje ainda são seguidas por parte dos habitantes locais. A visita ao Vale Sagrado é…

• 2º dia – Puerto Maldonado – Ollantaytambo

No dia seguinte, sabíamos que teríamos uma das “pedreiras” a serem enfrentadas nessa viagem de moto pela América do Sul, subir a Cordilheira dos Andes. Por recomendação de viajantes experientes, compramos Sorojchi Pills, remédio a base de cafeína que serve para alívio do mal da altitude e tomamos logo no café da manhã.

• 1º dia – Rio Branco – Puerto maldonado

Chegamos a Rio Branco no dia 23 e, após deixarmos bagagens no Hotel, fomos à concessionária Honda buscar as motos e preparar para a viagem. Ao sair para retorno ao Hotel, pegamos uma tempestade tropical, com trânsito de final de tarde, todas as roupas ficaram totalmente encharcadas, e isto iria nos atrapalhar mais tarde.

Expedição Altiplanos Andinos

Machu Picchu, a cidade perdida da civilização Inca, e considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, faz parte do imaginário de muitos motociclistas. Assim, começamos a montar roteiro da viagem anual de nosso Moto Clube, Eu,Gata E Cão Fiel. Buscando relatos a respeito e descobrimos a Tagino Adventure, empresa turística de Porto Velho, Rondônia, que tem expertise…