• Dicas
  • Publicado em

Planilhas para o planejamento de uma viagem de moto

O sucesso de qualquer atividade, seja simples ou complexa, depende fundamentalmente de um bom planejamento. E para quem gosta de planejar, estudar e sonhar com o roteiro de uma viagem de moto, a grande aliada é a internet. Existem muitos sites especializados em ajudar o moto turista com relatos, indicações, comentários, tarifas e avaliações sobre as estradas, rotas, passeios, hospedagens e atrações. Neles é possível saber sobre as estradas, encontrar as opções de hotéis e descobrir passeios que nenhum city tour ou agência de turismo revela.

Um dos sites que mais utilizo é o Google. Mas ele não é o único. É interessante utilizar também alguns sites especializados, como os relacionados abaixo:

No meu livro A caminho do céu, uma viagem de moto pelo Altiplano Andino (www.acaminhodoceu.com.br), descrevi como faço o planejamento das minhas viagens e mostrei as planilhas que utilizo. Essas planilhas têm o objetivo de organizar as informações que obtenho em minhas pesquisas e são a base do planejamento das minhas viagens, permitindo inicia-las com uma noção muito boa sobre o que encontrar, procurar e quanto gastar durante a viagem.

Estou disponibilizando as planilhas para download por quem tiver interesse em utilizá-las. Para download do arquivo Excel com as planilhas, clique aqui. Para salvar o arquivo em seu computador, tecle na seta que indica Download ou no menu Arquivo e Fazer download como.

As planilhas são as seguintes:

  • a primeira tem os locais de pernoite, as distâncias a serem percorridas, o consumo e as despesas estimadas com combustível;
  • a segunda tem uma relação dos lugares e atrações que identifiquei valer a pena visitar;
  • a terceira mostra uma relação de hotéis nas cidades que programei pernoitar com o valor das respectivas diárias;
  • a quarta e última tem informações sobre as condições das estradas que planejei percorrer.

Adicionei ao arquivo, uma tabela com a cotação das moedas dos países que pretendo visitar, além é claro do dólar americano, e também um cartão para identificação com informações que podem ser utilizadas em caso de emergência.

Hotéis: normalmente não faço reserva antecipada dos hotéis que gostaria de ficar durante uma viagem de moto. Eu pesquiso na internet, preencho a planilha com pelo menos três ou quatro opções por cidade, imprimo e levo a planilha comigo para facilitar a localização quando chego à cidade de destino. Faço desta forma porque, numa viagem, estamos sujeitos a imprevistos que podem provocar atrasos em relação ao planejamento. Podemos também alterar o roteiro ou o tempo de estadia em uma cidade, de acordo com o que encontramos na estrada.

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres