Está prestes a viajar com a sua motocicleta? Quem o faz com frequência sabe que é normal nos preocupamos antes de iniciar uma viagem – afinal, quem nunca sofreu com imprevistos? Portanto, quando se pretende fazer uma viagem em duas rodas, o planejamento tem que ser extremamente meticuloso, pois você poderá estar sozinho, rodará por muitas horas e não terá um teto para descansar - caso algo aconteça. Por isso, vale anotar essas dicas básicas, porém super importantes:

1 - Manutenção

Por incrível que pareça, muita gente não faz uma revisão da moto antes de viajar. Mas é importante verificar se sua moto tem condições de fazer uma longa viagem. Itens importantíssimos são os pneus, pois nem sempre é possível carregar um extra - ao contrário dos carros, onde isso pode ser feito facilmente. Portanto, verifique se eles estão em perfeito estado e troque-os caso estejam desgastados ou carecas. Afinal, tenho certeza de que a última coisa que você deseja é ficar parado na estrada e sem nenhuma loja por perto que venda o modelo adequado para a sua motocicleta.

2- Acomodação e paradas

Planejar suas paradas agora está mais fácil e barato do que nunca. Aplicativos como o Airbnb trazem boas opções e facilidades quando se trata de acomodação: você pode alugar um quarto ou um apartamento com apenas um clique, e essas locações tendem a ser muito mais em conta do que qualquer quarto de hotel. Outro aplicativo interessante é o do PedidosJá, grande empresa de delivery que cobre o Brasil inteiro, que te localiza pelo GPS ou CEP e mostra quais restaurantes estão disponíveis para fazer entregas. Por último, para turistar, vale a pena dar uma olhada no Fieldtrip (em inglês), aplicativo que mostra bares, restaurantes e pontos turísticos que se encontram perto do usuário.

3 - Mapas

O sinal de internet é inconstante em estradas, especialmente se você estiver longe de cidades grandes. Por isso, é extremamente importante possuir um mapa offline para os momentos que ficará sem 3G/4G. Você sabia que o Google Maps oferece esta opção? Para mais informações, clique aqui.

4 - Hidratação e alimentação

Viajar de moto requer cuidados com o corpo também. Por isso, carregue barras de cereal e garrafas d’água para manter-se hidratado e com os níveis de açúcar sob controle. Além disso, procure dar uma pausa a cada 2 horas para alongar o corpo. Lembre-se: você está no comando, logo, sua cabeça e seu corpo precisam estar funcionando muitíssimo bem.

5 - Sono

Quando você for parar para descansar, descanse mesmo! Durma o suficiente e evite ingerir cafeína, pois dirigir com sono é a causa de 20% dos acidentes de trânsito. Então, respeite os seus níveis de energia para evitar problemas na estrada.

Comentários (3)

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá colegas. Estou me programando para sair de Recife, passar o natal em Gramado, conhecer a Serra do Rio do Rastro e voltar, pretendo sair no dia 16 ou 17/12/2018.
Quem já fez um percurso semelhante que pudesse ajudar. Grande abraço.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá Marcio, publique suas dúvidas no fórum que outros motociclistas poderão ver e te ajudar: http://viagemdemoto.com/forum/indice

This comment was minimized by the moderator on the site

Grato Rômulo. Vou fazer isso. Abraço.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Motos Adventure - expedição de moto pelo mundo

Livro sobre viagem de moto até o Atacama