• Dicas
  • Publicado em

Pilotando sua moto na estrada com segurança

Atitudes e cuidados simples vão colaborar para uma viagem mais tranquila e sem incidentes.

A combinação motocicleta e estrada exprime uma sensação de liberdade quase impossível de explicar. O prazer de encarar o asfalto e aproveitar a paisagem é uma das maiores motivações para os amantes das duas rodas continuarem a pilotar, com ou sem rumo, pelas estradas afora.

Mas todo motociclista sabe que é preciso tomar uma boa dose de realidade antes de programar qualquer viagem, principalmente pelas estradas brasileiras que, infelizmente, oferecem uma série de riscos e surpresas desagradáveis ao longo do caminho, como trechos mal conservados, pistas irregulares e sinalização precária.

Para minimizar qualquer risco, vale a pena conferir uma lista pequena, porém muito útil, de dicas para pilotar sua moto nas estradas com mais segurança e responsabilidade. Confira:

Revisão preventiva antes de iniciar a viagem

Verifique e avalie as condições de sua motocicleta. Teste o funcionamento do motor, freios, setas e não se esqueça de verificar o nível dos fluídos e o estado de conservação e calibragem dos pneus.

Atenção para os pneus

Nunca rode com pneus para motos que estejam carecas, desgastados ou deformados. Caso seja necessário, antecipe sua substituição antes da viagem.

Use a roupa adequada para motociclista

Não dispense os equipamentos adequados para a pilotagem na estrada: capacete com viseira em bom estado e com tamanho certo, jaqueta, luvas, calça, bota e capa de chuva. Não é exagero proteger o corpo da ação do clima e de incidentes.

Confira a previsão do tempo antes de ir para a estrada

Pesquise as condições climáticas da região antes de pegar a estrada. Existem portais e aplicativos que podem fornecer informações detalhadas sobre chuvas, ventos e apresentam gráficos com a temperatura, humidade e precipitação previstos ao longo das horas.

Pesquise sobre a estrada e o itinerário

A internet está aí para trazer informações importantes e colaborativas. Use e abuse dessa ferramenta para conhecer as condições da estrada que vai percorrer, principalmente a partir de relatos de outros motociclistas.

Trace seu percurso antecipadamente, já que não é recomendável manipular um GPS pilotando uma motocicleta. Evite horários de muito trânsito e também viagens noturnas.

Cuidados durante a pilotagem

  • Nunca viagem com sono ou depois de consumir bebidas alcoólicas. O motociclista precisa contar com seus reflexos mais do que qualquer outro condutor.
  • Nunca ultrapasse os limites de velocidade de cada via.
  • Respeite a sinalização e a legislação de trânsito.
  • Fique atento aos veículos grandes e fique firme durante as paredes de ar que inevitavelmente geram turbulência.
  • Redobre a atenção nas curvas. Comece a reduzir a velocidade o quanto antes e, se precisar frear, faça a procedimento começando pelo acionamento lento dos freios traseiros.
  • Mantenha o foco e fique sempre atento aos buracos, manchas de óleo e desníveis. Quanto maior for a concentração, mais tranquilamente é possível desviar desses obstáculos com segurança.

Para uma melhor preparação para sua próxima viagem de moto, leia também o artigo Vai viajar de moto? Faça uma revisão e viaje seguro.

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado