Sem dúvidas, o capacete é um dos itens mais importantes para motociclistas. Além de complementar o visual da moto, ele garante mais segurança para o piloto. Para fazer uma escolha certeira, é preciso se atentar a vários detalhes, que fazem toda a diferença no conforto e também na proteção em caso de acidentes.

Capacetes caros são os melhores?

Muita gente se engana ao simplesmente escolher o capacete mais caro da loja, esquecendo que é preciso levar em conta vários detalhes na hora de escolher. Claro que o preço influencia na qualidade dos acabamentos e na resistência, mas não é só isso. Uma preocupação que deve ser tomada é com o comprometimento da visão - o capacete nunca deve diminuir a visibilidade ou a visão periférica. Por isso, experimente o capacete e veja se enxerga bem, depois vire a cabeça para os dois lados e perceba se ele está encaixado de maneira confortável e uniforme na sua cabeça.

Já conferiu a qualidade do capacete e sabe que ele é seguro? Agora é hora de observar as viseiras, que terão a função de proteger seus olhos. Ah, e não se esqueça que as leis de trânsito permitem que se abra um pouco a viseira pra deixar um pouco de ar entrar, mas ela deve estar sempre cobrindo seus olhos para evitar transtornos durante a condução.

Existem viseiras de vários modelos e tonalidades diferentes. Existem opções também com verniz antiembaçante (super útil para dias mais úmidos) e com tratamento antirrisco. Uma boa dica é observar se o modelo de capacete que você está escolhendo dá a possibilidade de trocar a viseira, assim você poderá obter uma separadamente e garantir que poderá substituir em caso de desgastes.

Capacete 03

Como devo cuidar do meu capacete?

Agora que você já fez uma boa escolha, é preciso cuidar bem do seu capacete e garantir que ele dure mais tempo. O cuidado também deve ser feito por questões de higiene, até porque a sujeira pode causar mal cheiro e até mesmo acumular bactérias.

A limpeza externa irá garantir que o capacete fique bonito por mais tempo. Lembre-se de olhar o manual do fabricante, mas via de regra a dica é utilizar sabão neutro e água com um pano macio. Tome cuidado com produtos muito fortes. Capacetes de policarbonato, por exemplo, podem ser altamente danificados se entrarem em contato com produtos à base de petróleo. Mas, sem exageros! Polir o capacete em excesso pode acabar destruindo o acabamento do produto e deixando-o sem brilho. Cuidar do interior do capacete é muito importante inclusive para a sua saúde. Hoje, a maioria dos modelos possuem o interior lavável, bastando apenas lavar com água e sabão neutro e deixar secar ao ar livre. Consultar o manual do fabricante é indispensável e evita defeitos por mal uso.

Alguns hábitos também são importantes para garantir seu capacete sempre conservado. Um deles é sempre guardá-lo em locais frescos de temperaturas amenas, nunca em locais muito frios ou muito quentes, evitando guardar perto de produtos tóxicos. Siga essas dicas e você terá seu capacete em bom estado por muito tempo.

Como saber qual é a hora de trocar o capacete?

Existe uma série de debates em relação a esse assunto. Acontece que os fabricantes indicam um prazo de 3 anos de utilização, mas a legislação não estabelece nenhum tipo de prazo de validade. O condutor não pode ser multado com base em um prazo de validade, mas se o capacete estiver em más condições de uso, ele poderá sofrer punições.

Veja quais são as recomendações em relação à vida útil do capacete:

  • não ter sofrido queda forte;
  • todas as peças devem ser originais, você não pode alterar seu capacete;
  • espuma interna firme, de forma que o capacete encaixe-se perfeitamente na cabeça;
  • possua selo do INMETRO ou etiqueta interna comprovando a sua certificação.

Entendendo todas as possibilidades podemos te ajudar a encontrar o melhor capacete para você. Na Moto10 você encontra quase 10 opções de marca com garantia de qualidade com pronta entrega e consultores preparados para te ajudar a escolher a melhor opção.

Comentários (1)

This comment was minimized by the moderator on the site

Achei pouco útil. Poderia falar dos materiais dos capacetes, tamanhos (só encontro até 62), diferentes graus de resistência e proteção, quantos acidentes percentualmente o capacete geralmente salva etc...

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.