Entrar

Equipamentos essenciais para andar de moto com segurança

  • Categoria: Dicas
Equipamentos de segurança para viajar de moto

Seja para a mobilidade diária nas cidades, seja para pegar a estrada nos finais de semana e férias, o motociclista não pode se descuidar em nenhum instante. Além de prestar muita atenção ao terreno, ao tráfego e às condições climáticas durante o passeio ou viagem de moto, mantendo a concentração e a tranquilidade, os motociclistas precisam contar com alguns itens de segurança básicos e que são indispensáveis para quem conduz sobre duas rodas.

Não importa a distância, nem a duração do trajeto, esses equipamentos devem ser utilizados constantemente na rotina de pilotagem a fim de prevenir acidentes e amenizar qualquer possível ferimento caso eles ocorram. Confira a lista dos melhores equipamentos para motociclistas que garantem uma direção mais consciente e segura.

Capacete

Além de ser um item obrigatório por lei para a condução de motos e triciclos, tanto para o piloto quanto para a carona, o capacete é fundamental para proteger a região craniana de choques e lesões.

Para que o equipamento exerça a sua função, é necessário que ele tenha as medidas adequadas para o encaixe perfeito na cabeça do condutor, certificação de qualidade, como, por exemplo, o selo do INMETRO, e fivelas e correias ajustáveis devidamente acopladas ao queixo. O capacete deve ser utilizado a todo instante e com a viseira sempre fechada para evitar problemas de visibilidade ou que algo atinja os olhos durante a pilotagem.

Botas

Além de garantir mais aderência para os pés acionarem os pedais da moto, as botas para motociclistas foram desenvolvidas para proteger os membros inferiores da umidade e das baixas temperaturas, além de contar com reforços em pontos específicos para a proteção de ossos e tendões em caso de impacto ou queda.

Roupas

Como os motociclistas estão constantemente expostos às variações climáticas, é importante trajar-se adequadamente para evitar que a ação do vento, frio, chuva ou mesmo a forte incidência dos raios solares cause danos ao corpo.

Além disso, mesmo uma leve queda ou derrapagem no asfalto pode causar danos à pele e aos músculos, aumentando ainda mais a necessidade de trajes adequados para o dia a dia.

As luvas são primordiais para a total proteção das mãos, principalmente nos dias mais frios e úmidos, que aumentam a possibilidade de cãibras e da perda de flexibilidade dos dedos.

Já as jaquetas, além de cheias de estilo, são fundamentais para garantir a visibilidade do motociclista em meio ao trânsito e proteger a região torácica, ombros e braços não só das baixas temperaturas e das chuvas, mas também do contato da pele com o solo.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

Conteúdo relacionado - Dicas para viagens de moto