• Dicas
  • Publicado em:

Cuidados ao atravessar áreas alagadas com sua moto

Várias regiões do Brasil sofrem, mais uma vez, as consequências dramáticas das chuvas. A prevenção, nesses casos, pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Se voce estiver pilotando e se deparar com uma área alagada pela frente, siga a risca as instruções abaixo. Elas podem te ajudar a evitar grandes dissabores :

1Em primeiro lugar e, se puder, evite atravessar a área alagada. Pode ser perigoso, pode ter um buraco escondido ou mesmo você pode pegar alguma doença ao manter contato com água contaminada.

2Observe a altura do nível de água no trecho alagado. A maioria das montadoras estabelece uma altura máxima para essas travessias, não podendo exceder a base do motor, o centro da roda ou a altura do escapamento, dependendo do tipo de moto que você pilota.

3Se não tiver jeito e for atravessar assim mesmo, engate uma marcha mais forte, de preferência a 1ª, mantenha uma aceleração maior e constante do motor e siga em baixa velocidade. Esse procedimento aumenta a saída de gases pelo escapamento, o que evita a entrada de água por ali, diminui a variação do nível da água, o seu respingar no motor e a contaminação de componentes eletroeletrônicos, melhorando a aderência e a dirigibilidade.

4Observe se não vem um outro veículo em sentido contrário. As ondas provocadas pelo seu arrasto aumenta o nível da água e podem fazer você cair. Não siga atrás de outro veículo pelo mesmo motivo.

5Se tiver que parar a moto e o escapamento estiver abaixo da linha da água, use a embreagem, mantenha a moto acelerada e freie com cuidado.

6Se o motor morrer durante a travessia, jamais tente dar a partida. Mantenha-o desligado e remova a moto até uma oficina. Diante da possibilidade de admissão de água, essa prática reduz o risco de danos causados ao motor por um calço hidráulico.

7Motos com escapamentos mais baixos, na maioria das vezes, apresentam maiores riscos de sofrer calço hidráulico, por isso, é aconselhável manter a originalidade da montadora. Se foram realizadas alterações, redobre a atenção aos procedimentos sugeridos.

8Caso você tenha sido apanhado por um alagamento com sua moto, é recomendável fazer preventivamente um check-up, corrigindo, por exemplo, possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica, muitas vezes simples e imperceptíveis nessa fase, como maus contatos, mas que posteriormente podem gerar grandes transtornos.

9Quando a água escoa de uma área alagada, normalmente deixa para trás lama, terra, areia, pedras e pedriscos que podem ser fatais para um motociclista desavisado. Se tiver que atravessar um local assim, diminua a velocidade e o faça com bastante atenção.

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.