Entrar

3 dicas importantes para comprar moto na internet

  • Categoria: Dicas
Dicas para comprar motos pela internet

Classificados em jornais impressos sempre ajudarão as pessoas que buscam comprar uma moto. Muitos ainda seguem esse costume, mas é indiscutível que os anúncios e sites de classificados online são a grande tendência neste mercado e vieram para ficar.

Assim como os classificados em papel, a compra de motos na internet deve ser acompanhada de cuidados, por isso, neste artigo, vamos falar de 3 dicas práticas para você não entrar em uma fria na hora de negociar uma moto na internet. Confira:

01Coloque todos os custos no papel

Quando olhar o preço da moto no anúncio, procure saber também qual é o valor que você vai gastar para fazer a transferência da moto para seu nome, se ela está alienada e os possíveis impostos anuais a serem pagos. Muitos anunciantes escondem esses valores para que o anúncio fique mais barato e chame a atenção de potenciais compradores.

Ao avaliar o estado da moto junto ao mecânico, procure anotar quais serão os possíveis preços de manutenção da moto. Se for a sua primeira moto, calcule também qual será o gasto de gasolina médio por mês para encaixar todos os custos no seu orçamento.

Muitos dizem que comprar uma moto é barato, mas mesmo assim se apertam em dívidas depois de adquirirem uma. O ideal é fazer um planejamento financeiro simples para compreender todos os custos que vão implicar na sua compra.

02Aprenda a ter calma na negociação

Quem aí não se anima quando está prestes a adquirir um novo veículo? Esta animação fica ainda maior quando você acessa sites de anúncios e tem milhares de modelos de motos para escolher e com preços que cabem no seu bolso. Apesar da euforia, é preciso ser frio para realizar uma negociação com um melhor custo X benefício.

Comece anotando os links dos anúncios e o contato de cada vendedor, você pode também salvar os links de anúncios em uma pasta de favoritos no seu navegador. Separe uma hora calma, fora do expediente ou no fim de semana, ligue para cada um e agende uma hora para conferir as motos.

"A pressa é inimiga da perfeição" é um dos maiores clichês do mundo, mas ao mesmo tempo é uma das maiores verdades. Quando se negocia algo com muita pressa, apenas por causa do preço, você deixa de avaliar diversos detalhes, como os que já citamos no item 1.

03Busque o nome do vendedor na internet

Pode parecer paranoia, mas através de simples buscas no Google e no Facebook você pode encontrar informações valiosas sobre a seriedade do vendedor e o uso da moto, tais como:

• se o vendedor se envolveu em algum acidente;
• se o vendedor utiliza muito a moto para usos não convencionais;
• se ele empresta a moto para amigos;
• se você têm amigos em comum com o vendedor nas redes sociais.

É incrível como construirmos uma conexão com pessoas que apresentam similaridade conosco. Por exemplo, sou natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e se estivesse morando em São Paulo ficaria muito animado em negociar uma moto com alguém que já morou na minha cidade natal.

O artigo de hoje foi escrito pelo autor convidado Alfeu Vilela, fundador e CEO do www.trucadao.com.br, site que ajuda seus usuários na comparação de preços e negociação de veículos pesados de todo o Brasil.

Comentários (1)

  1. Antônio

Adorei as dicas, atenção nos detalhes faz toda diferença! A segurança da moto é muito importante antes de comprar e depois da compra, com alarmes e seguro.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

Conteúdo relacionado - Dicas para viagens de moto