• Dicas
  • Publicado em:

Moto em ordem para uma viagem tranquila

Com um longo feriado pela frente, é quase que irresistível pegar a estrada com sua moto. Mas antes de mais nada, é necessário fazer um check list antes de sair da garagem, mesmo que suas revisões periódicas estejam em dia. A simples verificação desses itens básicos vão evitar paradas, transtornos e garantir sua segurança durante a viagem.

Luzes de sinalização, farol e buzina: confira se todas as setas, luz de freio, lanterna e buzina estão funcionando perfeitamente. Aproveite também para deixar a regulagem do farol em dia.

Pneus: se você for trocá-los antes de viajar, tome cuidado com a camada protetora que os pneus novos têm: ela deve ser previamente desgastada porque é muito escorregadia. Se seus pneus já têm algum tempo de uso, procure atenciosamente por qualquer deformação, rachadura ou furos.

Cabos de freio, acelerador e embreagem: os aspectos desses cabos dizem muito sobre seu estado e funcionamento. Se eles estiverem começando a desfiar, não se arrisque a pegar a estrada antes de trocá-los. O rompimento de qualquer um desses cabos pode ocasionar a parada da moto ou até acidentes graves.

Freios: se o sistema de freios de sua moto for a disco, verifique se as pastilhas não estão desgastadas, caso contrário sua frenagem será ineficiente. Nos sistemas a tambor, verifique o ajuste das sapatas para que a folga até o acionamento do sistema não ultrapasse os 3 centímetros.

Corrente: é extremamente importante que a corrente esteja adequadamente lubrificada para não prejudicar a transmissão de sua moto. Consulte o manual do proprietário para saber qual é o lubrificante indicado para o seu modelo. Se o seu percurso for maior do que 800 quilômetros, lubrifique-a novamente.

E não esqueça dos equipamentos básicos de segurança como capacetes (leia sobre a história do capacete aqui), jaquetas, luvas e botas. E mesmo depois de verificar os itens acima é recomendável passar no mecânico só para garantir. Fique de olho e bom feriado!

Última modificação: Qua 25 Jan 2017

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres