O sucesso de qualquer atividade, seja simples ou complexa, depende fundamentalmente de um bom planejamento. E para quem gosta de planejar, estudar e sonhar com o roteiro de uma viagem de moto, a grande aliada é a internet. Existem muitos sites especializados em ajudar o moto turista com relatos, indicações, comentários, tarifas e avaliações sobre as estradas, rotas, passeios, hospedagens e atrações. Neles é possível saber sobre as estradas, encontrar as opções de hotéis e descobrir passeios que nenhum city tour ou agência de turismo revela.

Um dos sites que mais utilizo é o Google. Mas ele não é o único. É interessante utilizar também alguns sites especializados, como os relacionados abaixo:

No meu livro A caminho do céu, uma viagem de moto pelo Altiplano Andino (www.acaminhodoceu.com.br), descrevi como faço o planejamento das minhas viagens e mostrei as planilhas que utilizo. Essas planilhas têm o objetivo de organizar as informações que obtenho em minhas pesquisas e são a base do planejamento das minhas viagens, permitindo inicia-las com uma noção muito boa sobre o que encontrar, procurar e quanto gastar durante a viagem.

Estou disponibilizando as planilhas para download por quem tiver interesse em utilizá-las. Para download do arquivo Excel com as planilhas, clique aqui. Para salvar o arquivo em seu computador, tecle na seta que indica Download ou no menu Arquivo e Fazer download como.

As planilhas são as seguintes:

  • a primeira tem os locais de pernoite, as distâncias a serem percorridas, o consumo e as despesas estimadas com combustível;
  • a segunda tem uma relação dos lugares e atrações que identifiquei valer a pena visitar;
  • a terceira mostra uma relação de hotéis nas cidades que programei pernoitar com o valor das respectivas diárias;
  • a quarta e última tem informações sobre as condições das estradas que planejei percorrer.

Adicionei ao arquivo, uma tabela com a cotação das moedas dos países que pretendo visitar, além é claro do dólar americano, e também um cartão para identificação com informações que podem ser utilizadas em caso de emergência.

Hotéis: normalmente não faço reserva antecipada dos hotéis que gostaria de ficar durante uma viagem de moto. Eu pesquiso na internet, preencho a planilha com pelo menos três ou quatro opções por cidade, imprimo e levo a planilha comigo para facilitar a localização quando chego à cidade de destino. Faço desta forma porque, numa viagem, estamos sujeitos a imprevistos que podem provocar atrasos em relação ao planejamento. Podemos também alterar o roteiro ou o tempo de estadia em uma cidade, de acordo com o que encontramos na estrada.

Comentários (6)

This comment was minimized by the moderator on the site

De acordo contigo para não reservar alojamento com muitos dias antecipados. Quando faço o meu planejamento geral (com viagem de moto porque com carro só sei mais ou menos as cidades principais do roteiro que eu vou fazer), escolho minhas etapas em função dos números de opções oferecidas em sites booking.com e airbnb.com (esse último é geralmente bom quando o outro fica muito caro como nos USA ou Europa). Eventualmente, como nesse meu planejamento atual, guardo as melhores ofertas em listas como "South America Trip" que podem ser criadas nesses sites. A minha experiência demonstra que muitas vezes quando prepara a reserva para o dia seguinte a escolha é outra tanto para o alojamento escolhido quanto o lugar de parada.
Recomendo a compra de um cartão SIM do país visitado que permite conexão internet. Isso porque as vezes precisa se comunicar com o alojamento para acha-lo quando o endereço não bate no GPS. Nesse caso, a localização da casa dado pelo site da reserva permite fazer o trecho final pelo Googlemap no telefone. Instalei um suporte no guidão para isso.
Escolho sempre um alojamento com WiFi e parking privado. O WiFi é sempre bem vindo quando a cobertura do telefone falha. Isso me passou muito com meu SIM T-Mobile nos USA entre a California e o Canada.
Tem sites como https://www.finder.com que permitem saber quais companhias tem melhor cobertura no país visitado e os preços dos SIMs respectivos.
Bolivia: Intel
Perú: Movistar
Chile: Entel
Argentina: Claro

Rômulo Provetti Admin Author
This comment was minimized by the moderator on the site

Olá Rômulo.
Tudo bem?
Dê uma olhada neste outro artigo sobre bagagem para viagem de moto.
http://viagemdemoto.com/dicas-para-viagens/456-dicas-bagagem-viagem-de-moto
Se tiver alguma dúvida, estou à disposição.
Abraços

This comment was minimized by the moderator on the site

Ótimas dicas
Parabéns.

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns Romulo !!
Li teus livros , gostei , e estão sendo de grande valia para o planejamento da minha viagem que será em breve também , porem com um pouco de kms a mais que as tuas , uma vez que estou na Bahia.

Forte abraço

This comment was minimized by the moderator on the site

Valeu, Renato. Desejo que sua viagem seja um sucesso e marcante o suficiente para te fazer retornar para casa outra pessoa.
Abraços

This comment was minimized by the moderator on the site

Tudo bem?
Estou começando a planejar uma viagem pelo nordeste agora, vou seguir algumas dicas suas nessa viagem.
Ainda tenho duvidas quanto aos itens para a saúde da motocicleta que devo levar comigo.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.