Entrar

Mitos sobre uma viagem de moto pela Europa

  • Categoria: Dicas
Viagem de moto pela Europa

É tentador fazer uma viagem pela Europa utilizando os famosos trens de alta velocidade, ou trem-bala. Eles percorrem longas distâncias em baixíssimo tempo, tem muito conforto, o custo não é assim tão alto, não tem burocracia, vão a quase todos os países. Em agosto de 2010 eu fiz uma viagem num TGV Francês e realmente é emocionante, principalmente para nós brasileiros que não temos por aqui este tipo de transporte tão eficiente.

O problema é que você não vai realmente conhecer a Europa viajando de trem. Pela velocidade que ele corre sobre os trilhos, dificilmente você verá alguma paisagem mais bonita, e se por acaso passar por algum lugar bonito, será tão rápido que você ficará frustrado.

Assim como em outros lugares, na Europa é em uma viagem de moto que você realmente vai conhecer os lugares que quer, ter acesso sem precedentes à terra, à história e ao povo daquele continente. E para nós brasileiros, com a taxa de câmbio do jeito que está, é cada vez mais acessível realizar uma viagem pela Europa em uma moto.

Se conseguir um parceiro para compartilhar a estrada, melhor ainda, pois reduz ainda mais os custos com hospedagem e alimentação. Mas ainda existem alguns mitos sobre a condução na Europa, que vou tentar elucidar:

1Os europeus dirigem no lado esquerdo da estrada
Verdade: só no Reino Unido, Irlanda, Chipre e Malta o sentido do tráfego é contrário ao que utilizamos no Brasil.

2É difícil conseguir os documentos apropriados para pilotar uma moto na Europa
Verdade: se você tem a Carteira Nacional de Habilitação, ela é aceita em todos os países signatários da Convenção de Viena, o que inclui os países europeus. Mas é recomendável levar a Permissão Internacional para Dirigir – PID (Permissão Internacional para Dirigir). E não é exigido visto de brasileiros para ingressar nos países da Comunidade Européia.

3O preço do combustível na Europa é muito caro
Verdade: o preço do combustível no Brasil (ou quase tudo que aqui é comercializado) está tão caro que se assemelha ao que é praticado na Europa. Em alguns países chega a ser mais baixo que aqui.

4É difícil estacionar e é perigoso roubarem sua moto em alguns países da Europa
Verdade: lugares de estacionamento gratuito abundam nas ruas, nas estações de trem, em locais turísticos, em hotéis, motéis, albergues. E desde que não deixe sua bagagem solta ou perdida na moto em alguns lugares, você não vai ter problemas. Na dúvida, compre uma tranca para moto e fique tranquilo quanto a isto.

5Os europeus dirigem feito malucos
Verdade: o estilo de condução dos europeus é muito parecido com o estilo dos motoristas de algumas grandes cidades brasileiras, mas de um modo geral os europeus dirigem melhor e mais tranquilamente que os brasileiros. Os índices de acidentes envolvendo automóveis e motos por lá são os mais baixos do mundo. Fora que as estradas européias facilitam muito a condução segura, tanto pela qualidade na construção como na criteriosa e eficiente manutenção.

6As estradas européias são confusas
Verdade: Uma rede de vias expressas (autoroutes, Autobahns, etc.) atravessa a totalidade da Europa Ocidental. Na Áustria, França, Itália, Espanha e Suíça, você terá que pagar pedágios na maioria dessas belas estradas, mas no resto da Europa, elas são gratuitas. Mas, por experiência, eu te aconselho a evitar as auto estradas. Paralelamente às rodovias expressas você vai encontrar excelentes estradas secundárias, que normalmente não têm pedágios e têm paisagens muito mais interessantes que as primeiras. Mesmo nestas estradas, a viagem é muito tranqüila. O sistema europeu de controle do tráfego e de sinalização das rodovias é muito semelhante ao utilizado no Brasil e pode ser facilmente seguido pelos estrangeiros. Entrando em uma cidade, tudo tende a se encaixar se você seguir as placas indicativas de sentido e velocidade. E leve um GPS com mapa atualizado que você chegará muito fácil aos seus destinos.

7Atravessar fronteiras com uma moto é um processo longo e de arrepiar os cabelos
Verdade: A passagem pelas fronteiras entre os países europeus é livre e você nem precisa parar. Às vezes você nem percebe que mudou de país se estiver transitando em estradas secundárias.

8O aluguel de uma moto na Europa é extremamente caro
Verdade: Isto pode ser verdade se você não fizer uma pesquisa criteriosa. Pesquise bem que você vai encontrar um serviço que cabe no seu bolso. Se ainda assim achar caro, pense na possibilidade de comprar uma moto usada por lá e revender depois da viagem. Se tiver algum conhecido que more na Europa, será muito mais fácil. Os preços de motos usadas por lá são baixíssimos.

9A condução de uma moto é um processo solitário
Verdade: Para começar, você terá tanta coisa para ver e tantos amigos para encontrar na estrada que nem vai ter tempo de pensar na solidão dentro do capacete. Certamente alguns viajantes que encontrar vão pedir para viajar com você. Fora que você vai ter muito o que contar quando retornar para casa.

Comentários (38)

  1. LEONARDO

Boa tarde Romulo!
Tens dicas de onde posso locar uma moto em Frankfurt? site ou link.
Agradeço

  1. Rômulo Provetti    LEONARDO

Olá Leonardo.
Dê uma lida neste relato, tem link para a empresa que o grupo contratou para fornecer as motos e outros serviços: http://viagemdemoto.com/alpes

No Google você encontra várias opções:

Ler Mais
  1. Robert

Boa Noite Romulo! Vou fazer uma viagem à Alemanha, Munique. Estive pesquisando umas locações de motos boas, tipo 1200+ pra já realizar um pequeno sonho de andar com essas motos mais tops em estrada boa. Quero fazer uma locação curta, 1 dia, conhecer alguma cidade já no itinerário e voltar. O...

Boa Noite Romulo! Vou fazer uma viagem à Alemanha, Munique. Estive pesquisando umas locações de motos boas, tipo 1200+ pra já realizar um pequeno sonho de andar com essas motos mais tops em estrada boa. Quero fazer uma locação curta, 1 dia, conhecer alguma cidade já no itinerário e voltar. O problema é que tudo que achei até o momento para essas motos necessitam da carteira internacional e deposito de uns 2.000 euros de seguro com devolução posterior. Achei meio pesado essa taxa e disponibilizar isso é meio tenso! Conhece algum outro método que não necessite isso?

Ler Mais
  1. Rômulo Provetti    Robert

Olá Robert. Bom dia.

A PID - Permissão Internacional para Dirigir é muito simples de obter. Apesar de não ser obrigatória, eu acho interessante tê-la se pretende fazer viagens internacionais. Neste artigo você terá mais informações sobre ela:

Olá Robert. Bom dia.

A PID - Permissão Internacional para Dirigir é muito simples de obter. Apesar de não ser obrigatória, eu acho interessante tê-la se pretende fazer viagens internacionais. Neste artigo você terá mais informações sobre ela:

http://viagemdemoto.com/dicas-para-viagens/266-permissao-internacional-para-dirigir

Quanto ao seguro, normalmente é feito um bloqueio de um valor em seu cartão de crédito. Ao final da locação da moto esse valor será desbloqueado. É um procedimento comum em locação de carros e motos. Ele corresponde à franquia, valor não coberto pelo seguro no caso de ocorrer um acidente. Cada moto tem um valor diferente. Provavelmente a moto que você escolheu é das mais caras, mas se procurar outros modelos, esse depósito será menor.

Ler Mais
  1. Felipe Vieira

Oi Romulo! Obrigado pela resposta, e o link do roteiro Lisboa x Veneza, foi de grande serventia. Vou continuar planejando aqui, e assim que realizar te aviso. Parabéns por compartilhar conhecimento. Sucesso pra ti e grande abraço. Felipe Vieira.

  1. Felipe Vieira

OI Romulo, boa noite! Tudo bem? Tenho o sonho de fazer ma trip pela Europa (30 dias), começando em Lisboa e terminado em Lisboa,indo até Munique (passando por Madri, Barcelona e Zurique) desdendo até Roma (passando por Verona), na volta passar por Florença, Montpellier, Bilbao, Porto e voltando...

OI Romulo, boa noite! Tudo bem? Tenho o sonho de fazer ma trip pela Europa (30 dias), começando em Lisboa e terminado em Lisboa,indo até Munique (passando por Madri, Barcelona e Zurique) desdendo até Roma (passando por Verona), na volta passar por Florença, Montpellier, Bilbao, Porto e voltando a Lisboa (mais ou menos isso), as perguntas são:consigo locar uma moto pra fazer essa trip? E qual época do ano você sugere fazer?
Parabéns pelo blog e desde já obrigado pela atenção.
Felipe Vieira

Ler Mais
  1. michele

Oi Romulo...
Voce sabe me dizer se consigo alugar facilmente maxiscooter por la? vou pra portugal e franca. Tem alguma indicação de lugar?

Obrigada

  1. Beatriz Damas

Olá Rômulo! Eu e meu namorado gostaríamos de alugar uma moto por 1 dia para ir de Bruxelas a Bruges. Você saberia indicar alguma empresa em que já posso reservar? Ah, e precisaria funcionar domingo ou feriado (estaremos lá na Páscoa). Obrigada!

  1. Diana

Olá, Rômula
Você pode indicar onde posso alugar moto BMW na Alemanha?
obrigada

  1. DAVID GURGEL

Olá Rômulo tudo bem? Eu e alguns amigos de Nova Lima MG estamos com uma viagem de 10 dias programada para Set/Out - 2014 para a Itália, pensamos em chegar por Milão e retornar por Roma, precisamos de muitas dicas já que em viagens internacionais não temos experiência. Tem alguma sobre onde...

Olá Rômulo tudo bem? Eu e alguns amigos de Nova Lima MG estamos com uma viagem de 10 dias programada para Set/Out - 2014 para a Itália, pensamos em chegar por Milão e retornar por Roma, precisamos de muitas dicas já que em viagens internacionais não temos experiência. Tem alguma sobre onde alugar as motos? BMW ou DUCATY? Obrigado e abraços.

Ler Mais
Seja o primeiro a comentar este artigo.
Carregar Mais

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização