Entrar

Exercícios de alongamento durante uma viagem de moto

  • Categoria: Dicas
Dicas para uma viagem de moto tranquila

Em uma viagem longa de moto, o cansaço normalmente começa a aparecer depois de algumas poucas horas. Esse cansaço, além de causar desgaste físico, também afeta algumas regiões do cérebro responsáveis pela atenção e pelos reflexos, aumentando exponencialmente a possibilidade de um acidente.

É importante o motociclista ter consciência destas limitações para se preparar para elas, e uma das formas é uma parada de 10 a 15 minutos a cada uma hora e meia, duas horas ou 150 quilômetros de estrada, o que vier primeiro. Neste tempo de parada, deve-se aproveitar para abastecer a moto, checar se está tudo ok com ela, ingerir líquidos, fazer xixi e fazer alguns exercícios de alongamento muito simples, que vão tornar a pilotagem mais confortável, reduzir as dores, cansar menos a musculatura e com isto aumentar a segurança.

Os exercícios abaixo são uma sugestão, e podem ser feitos antes de iniciar a viagem e a cada parada. Cada alongamento deve ser feito durante pelo menos 20 a 30 segundos. Conte mentalmente este tempo. Os movimentos durante o alongamento devem ser feitos até o limite de sentir um leve desconforto mas não deve provocar dor.

Exercícios de alongamento para fazer durante viagem de motoAlongamento da musculatura posterior do pescoço:

De pé, entrelace os dedos das mãos sobre a nuca e force o queixo em direção ao peito. Mantenha os pés na mesma linha dos ombros.

Exercícios de alongamento para fazer durante viagem de motoAlongamento da musculatura anterior do pescoço:

Pegue os dois dedos polegares, feche as mãos, deixe os dedos abertos e os encoste embaixo do queixo, empurrando a cabeça para trás. Olhe para cima.

Exercícios de alongamento para fazer durante viagem de motoMúsculos laterais do pescoço:

Com os pés paralelos, coloque a mão esquerda no lado direito da cabeça, puxando-a para o lado oposto para alongar toda a parte direita. Incline o máximo como se quisesse tocar a orelha no ombro. Em seguida, faça o mesmo exercício mas do lado oposto.

Exercícios de alongamento para fazer durante viagem de motoAlongamento dos flexores e extensores de braço:

É uma parte fundamental para os motociclistas, pois se encarrega dos movimentos do guidão, acelerador e freio. De pé, estenda a mão para frente, pegue nas costas dela, mantendo o cotovelo reto. Puxe para baixo e sinta a musculatura. No mesmo movimento, você vai colocar a palma da mão para cima, vai puxar para baixo pela ponta dos dedos, mantendo o cotovelo sempre reto. Isso serve para sentir o antebraço esticar, uma musculatura que se usa bastante para aceleração e desaceleração da motocicleta. Faça nas duas mãos.

Exercícios de alongamento para fazer durante viagem de motoAlongamento dos ombros:

Lado direito: Eleve o braço direito como se fossa passar a mão por trás da cabeça. Em seguida segure no cotovelo com a mão contra lateral, puxando-a nesta direção. Em seguida repita o exercício com o ombro esquerdo.

Exercícios de alongamento para fazer durante viagem de motoAlongamento dos extensores e flexores de pé:

Pegue no peito do pé ou na ponta dos dedos, o que é o ideal, encoste o calcanhar no glúteo (nádega), joelho com joelho (alinhados), puxe alongando. A outra perna fica levemente flexionada para não forçar a articulação do joelho. Repita com a outra perna.

Exercícios de alongamento para fazer durante viagem de motoAlongamento da musculatura dorsal:

Mantenha os pés juntos e desça lentamente tentado tocar as pontas dos dedos nos pés. Abaixe até o seu limite e mantenha esta postura por cerca de 20 a 30 segundos. Em seguida levante devagar, apóie as mãos na cintura e incline o máximo possível para trás mantendo também por cerca de 20 a 30 segundos.

Estes alongamentos podem ser repetidos ao longo do dia e nas paradas nas viagens. Há vários outros tipos de exercícios, mas estes são básicos e visam alongar os principais músculos usados na pilotagem, dando conforto e relaxamento, evitando cansaço e lesões musculares.

Transforme o relaxamento em um hábito, mesmo nos dias em que não for pilotar. Eles te deixarão mais flexível e auxiliarão também na circulação sanguínea através das contrações musculares, o que reduz o risco de cãibras.

Comentários (0)

Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização