Entrar

Ao viajar de moto em grupo, fique atento aos sinais

  • Categoria: Dicas
Como viajar de moto em grupo - sinais

Viajar de moto é uma das atividades mais divertidas e instigantes para se fazer. O vento no rosto e a sensação de liberdade são um verdadeiro prêmio para os pilotos. E assim como em qualquer viagem, ter companhia para compartilhar a experiência é muito melhor. Sem dúvida diminuiu os riscos, sobretudo em caso de problemas nos veículos. Mas para isso, é fundamental que o grupo esteja organizado e que cada um faça sua parte, lembra o motociclista Humberto Lague:

Aventureiro com mais de 40 anos de experiência, Humberto já percorreu mais de 1 milhão de quilômetros em vários tipos de estrada, Sobre duas rodas, desbravar a estrada em grupo aumenta não só a diversão, mas também a segurança inclusive fora do Brasil. Ele é organizador do Abraçando o Rio Grande, evento que, todos os anos, no 20 de Setembro, reúne centenas de motos em uma viagem pelo Estado. Na largada, Humberto sempre passa informações básicas para quem não está acostumado a viajar.

Em primeiro lugar, precisa saber que é um passeio, não corrida. Cada piloto deve preservar sua posição na pista, sem ficar ultrapassando - alerta.

Melhor formação: filas intercaladas

A disposição das motocicletas na estrada é um dos fatores que mais faz diferença para a segurança do grupo. Na formação clássica, o líder segue pelo lado esquerdo da faixa. O piloto seguinte, guarda distância de pelo menos uma moto e roda pela direita. O terceiro, anda na linha do ponteiro e, assim, até o final do comboio.

Se todos estiverem em uma fila só, a visibilidade fica prejudicada. Em diagonal, todo mundo consegue se ver - explica Humberto.

É possível combinar sinais

Manter uma distância segura do veículo da frente é obrigatório. Além disso, definir locais de parada diminui o risco de engavetamentos. Já vi muito acidente porque o pessoal da frente parou sem avisar. Acaba um por cima do outro, um verdadeiro strike - conta.

Para garantir uma velocidade constante ao grupo, o puxador da fila e o piloto que fecha o comboio devem ser os mais experientes, com melhor conhecimento do percurso. Turmas de amigos podem, ainda, combinar alguns códigos na estrada. Os sinais com a mão esquerda servem para avisar uns aos outros sobre as condições da pista e as ações do grupo, como reduzir, acelerar e parar - ensina.

Dicas

  • Nunca trafegue lado a lado com seus parceiros de viagem. Se alguém tiver de fazer uma manobra brusca para o lado, pode ocorrer uma colisão.
  • Dê preferência a rodar nos mesmos trilhos dos carros. Os automóveis acabam "limpando" a pista, e a chance de achar pregos e pedras é menor.
  • Caso aviste algum perigo na pista (animal passando, acidente etc.), levante o braço esquerdo com a mão. Fará com que quem venha atrás perceba que haverá uma redução de velocidade.
  • Se o piloto da frente apontar para o chão com a mão esquerda, é sinal de algum obstáculo, como um buraco, nessa faixa. Para o lado direito, a sinalização deve ser feita com o pé, para não retirar a mão do acelerador.
  • Com a mão acima da cabeça, apontando o dedo indicador para cima, o líder orienta a formação de fila indiana, necessária para algumas situações de estreitamento da pista ou para passar por um pedágio, por exemplo.
  • Rodando em turma, é melhor reduzir o ritmo da viagem. A chance de abalroamento é sempre maior, por isso, é fundamental manter uma velocidade constante.
  • Também é interessante que o grupo seja o mais homogêneo possível nos tipos de moto e na tocada dos pilotos. Quando existe muita disparidade, os motociclistas mais rápidos precisam ter paciência para andar no mesmo ritmo dos demais, para não obrigá-los a correr atrás.
  • Arrancadas e paradas devem ser realizadas de forma progressiva, para que os que seguem atrás tenham tempo de repetir a ação.
  • Procure sair pela manhã bem cedo, para viajar com tranquilidade e chegar ao destino até as 17h. Se a viagem for mais longa, rode até esse horário, pare para descansar e só retome o trajeto na manhã do dia seguinte. Evite ao máximo pegar a estrada à noite.
  • A frequência das paradas varia conforme o perfil do grupo, mas, em geral, a cada 200 km percorridos é uma boa medida. Com a essa distância, se evita o cansaço e a perda de tempo.
  • Quando parar, todos devem reabastecer as motos e ir ao banheiro, para não atrapalhar o ritmo do comboio.
  • O piloto que está à frente, normalmente, deve trafegar do lado esquerdo da pista de rodagem. Quem vem atrás, fica do lado direito, guardando uma distância de pelo menos uma moto. O terceiro motociclista fica na linha do primeiro, e assim, sucessivamente.
  • A formação intercalada facilita a visibilidade entre os motociclistas e ainda ajuda em situações de frenagens, pois aumenta a distância entre os pilotos na mesma faixa e dá o espaço necessário para uma parada segura.

Carlos Ismael Moreira
Fonte: Diário Gaúcho

Marcadores Dicas

Comentários (9)

  1. Jakson leandro kviatkoski

Boa tarde fizemos uma viagem de moto eu e meu pai foi exelente so discutimos por uma coisa ele falou que o piloto que sai na frente tem que fazer a viagem sempre na frente eu naõ concordo 1 ele tem uma moto mais potente que a minha uma bmw 1150 eu tenho uma tdm 850 a moto dele tem para brisas...

Boa tarde fizemos uma viagem de moto eu e meu pai foi exelente so discutimos por uma coisa ele falou que o piloto que sai na frente tem que fazer a viagem sempre na frente eu naõ concordo 1 ele tem uma moto mais potente que a minha uma bmw 1150 eu tenho uma tdm 850 a moto dele tem para brisas isso facilita a visaõ pois nao pega sujeira na viseira do capacete eu rodei 4370 km na frente pedia para ele andar um pouco na frente e ele me xingava por favor se ele ou eu estiver certo ou errado por favor que eu queria sentar com ele para mostrar que nao e assim pois quem vai na frente eu acho ? anda mais estressado por favor me podia clariar essa duvida antes de tudo muito obrigado e um forte abraço aos amigos motociclistas

Ler Mais
  1. Rômulo Provetti    Jakson leandro kviatkoski

Jakson, a melhor solução é essa que você está procurando, os dois devem sentar e conversar sobre a melhor forma de vocês conduzirem. Efetivamente é interessante haver um revezamento entre os road captains, observando alguns princípios:<br /><br />

    Quem tem mais experiência vai na frente (ou...

Jakson, a melhor solução é essa que você está procurando, os dois devem sentar e conversar sobre a melhor forma de vocês conduzirem. Efetivamente é interessante haver um revezamento entre os road captains, observando alguns princípios:<br /><br />

    Quem tem mais experiência vai na frente (ou atrás, se a velocidade for mais baixa)
<br />
  • Quem conhece o roteiro, vai na frente
<br />
  • Quem tem a moto com maior potência, vai atrás (para poder acompanhar com mais facilidade)
<br /><br />Mas esses e outros principios podem ser acertados com antecedência. O importante é vocês aproveitarem a viagem, afinal, viagem é para interagir, conhecer, fugir do estresse, se divertir...<br /><br />Pense que seu pai pode preferir que você vá na frente porque ele confia muito em você.<br /><br />Boa viagem

Ler Mais
  1. Jonas

Posso estar enganado... mas na minha interpretação do texto, o segundo motociclista fica fica na pista da direita a uma distância de 1 moto do lider, o terceiro fica na mesma pista do lider mantendo uma moto de distância do segundo e assim sucessivamente. Dessa forma a distância para a moto a...

Posso estar enganado... mas na minha interpretação do texto, o segundo motociclista fica fica na pista da direita a uma distância de 1 moto do lider, o terceiro fica na mesma pista do lider mantendo uma moto de distância do segundo e assim sucessivamente. Dessa forma a distância para a moto a sua frente fica de 3 motos!?! To falando bobagem???

Ler Mais
  1. Jonas    Rômulo Provetti

Boa!!! Muito bom artigo

  1. Robson

Romulo concordo com vc . este método é muito seguro no caso de se estar pilotando uma HD com sirene e nas estradas dos EUA , mas na realidade brasileira ainda acho o meu método mais seguro . No youtube tem um vídeo de uma coluna de policiais americanos , onde um cai por acertar o bico de uma...

Romulo concordo com vc . este método é muito seguro no caso de se estar pilotando uma HD com sirene e nas estradas dos EUA , mas na realidade brasileira ainda acho o meu método mais seguro . No youtube tem um vídeo de uma coluna de policiais americanos , onde um cai por acertar o bico de uma ilha num cruzamento . Achar que esta tudo bem porque o líder não fez sinal ou fez sinal .....só se o líder for Jesus Cristo meu amigo ....cada um é o comandante do seu " barco " e único responsável pelo que faz à si e aos outros , mesmo estando andando em grupo ..só fiz o primeiro comentário porque o texto diz " guarda distancia de pelo menos uma moto " e para mim isso não dá certo nem aqui nem na China , só nos EUA .<br />Abraço a todos .

Ler Mais
  1. Rômulo Provetti    Robson

Concordo com você em parte. O autor foi infeliz ao citar "guardar distancia de pelo menos uma moto ". No outro artigo, é citado que a distância é de 2 segundos.<br />Há cinco anos participo de grupos que fazem passeios a cada 15 dias adotando esta técnica e nunca tivemos acidente. Quando alguém...

Concordo com você em parte. O autor foi infeliz ao citar "guardar distancia de pelo menos uma moto ". No outro artigo, é citado que a distância é de 2 segundos.<br />Há cinco anos participo de grupos que fazem passeios a cada 15 dias adotando esta técnica e nunca tivemos acidente. Quando alguém não segue as regras e anda como a maioria dos motociclistas, aí sim coloca em risco a segurança de todo o grupo.<br />Já tivemos passeios com mais de 100 motos desta forma, e viagens de 600 ou mais quilômetros.<br />E ninguém tem sirene em suas motos e os passeios e viagens são pelas nossas estradas mesmo, esburacadas e mal construídas.<br />Abraços

Ler Mais
  1. Robson

Desculpe mais achei ( ou não compreendi ) a informação de distancia entre as motos absolutamente equivocada e ilógica , o mais lógico e correto seria manter manter a distancia de FRENAGEM SEGURA sempre entre as motos , e sempre em relação à ultima moto à sua frente e não em relação à ultima moto...

Desculpe mais achei ( ou não compreendi ) a informação de distancia entre as motos absolutamente equivocada e ilógica , o mais lógico e correto seria manter manter a distancia de FRENAGEM SEGURA sempre entre as motos , e sempre em relação à ultima moto à sua frente e não em relação à ultima moto de sua coluna de rolagem , pois , a moto da outra coluna pode ter que invadir a faixa de rolagem da sua coluna em uma emergência , deixando a distancia entre sua moto e a invasora não segura . Abraço .

Ler Mais
  1. Rômulo Provetti    Robson

A distância segura é em relação à moto da sua coluna. Este modelo, inclusive, é adotado por todas as forças policiais do mundo e é considerada a forma mais segura de fazer uma viagem. Veja outro artigo que trata do mesmo assunto no link abaixo:<br...

A distância segura é em relação à moto da sua coluna. Este modelo, inclusive, é adotado por todas as forças policiais do mundo e é considerada a forma mais segura de fazer uma viagem. Veja outro artigo que trata do mesmo assunto no link abaixo:<br />http://www.viagemdemoto.com/colunas/daniel-zan/223-dicas-viagem-de-moto-em-grupo

Ler Mais
Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

Conteúdo relacionado - Dicas para viagens de moto