Entrar

Como conservar sua jaqueta de couro

  • Categoria: Dicas
Como conservar sua jaqueta de couro'

Muita gente não liga para a conservação da jaqueta que usa na estrada e até acha que ela fica mais bonita quando mostra as marcas do tempo, mas é bom observar não só alguns cuidados básicos para que ela dure mais, mas também para que não começe a exalar algum cheiro desagradável que até espante os amigos de estrada. Então, qual a melhor forma de consevar sua jaqueta, como tirar as manchas de suor e as marcas de inseto que ficaram grudados durante a última viagem? Selecionamos algumas orientações feitas por especialistas que vão ajudar a fazer sua jaqueta durar tanto quanto os anos que você quer se manter sobre uma motocicleta.

O principal ponto é que uma roupa de couro não deve ser lavada, o que representa uma grande dificuldade na sua preservação e manutenção.

Para conservar peças de couro:

  1. Uma jaqueta de couro deve ser guardada em local fresco e arejado, e sem amassar. Se for necessário passá-la, use o ferro a temperatura de 80º C, colocando um pano sobre a superfície a ser passada.
  2. Normalmente, não guarde a jaqueta em saco plástico, pois impede a respiração do couro. Use estas embalagens apenas para transporte.
  3. A falta de ventilação, pode ocasionar descoloração e mofo no couro, por ser um produto natural. Se surgirem estes sinais, use um pano levemente úmido para removê-lo e colocá-lo no sol não muito forte por pequeno tempo para secar, tomando o cuidado de cobri-lo com um pano para evitar descoramento.
  4. Se a jaqueta tomar chuva ou umidade, seque em temperatura ambiente, não deixando exposta diretamente ao calor.
  5. Em caso de manchas leves, removê-las com um pano levemente úmido. Jamais use produtos de limpeza, como álcool, detergentes, óleos e outros.
  6. Lave somente com profissionais especializados.
  7. Evite contato direto do couro com peças claras. O corante do couro poderá manchar outras peças.
  8. Evite contato direto com a pele, pois o couro poderá absorver a sua oleosidade natural.
  9. Todo couro tem odor característico e deve ser arejado com freqüência.

Manchas mais comuns:

Importante: Para todos tipos de manchas é importante limpar com um pano limpo de tecido absorvente, ou com lenço de papel, sempre da borda externa da mancha em direção ao centro, para evitar traços de limpeza.

- Alguns tipos de manchas como suor de colarinhos e axilas e caneta esferográfica podem ser limpas lixando cuidadosamente a parte interna com lixa de unha (a parte menos granulada) ou lixa de madeira no 120.

- Sempre termine o processo de limpeza escovando a parte interna levemente com uma escova macia.

- Guarde-o do lado do avesso para evitar descoramento pela luz.

Água, café, leite, refrigerantes e bebidas alcoólicas: Limpe a mancha obedecendo às recomendações gerais para manchas, acima indicada, umedecendo o pano em água.

  • Se necessário, limpe a mancha usando um pano limpo umedecido em uma solução de sabão neutro, tal como xampu para bebê, ou em uma solução branda de amônia caseira comum (5%) em água.

Como conservar jaqueta de couroTrincas e rachaduras: Para evitar o ressecamento, trincas e rachaduras, aplique levemente sobre a superfície afetada um pouco de glicerina ou óleo ou graxa incolor, como se faz com os sapatos.

Suor: Siga as instruções dadas para manchas aquosas, usando apenas água e uma solução neutra, tal como um xampu para bebê.

Sangue: Siga as instruções dadas nas recomendações gerais para manchas acima indicadas.

  • Prepare uma solução com uma colher de sopa (25g) de sal de cozinha e um copo (200 ml) de água.
  • Esfregue levemente com um pano e deixe secar.
  • Limpe a mancha com uma solução de amônia caseira (5%) em água.

Poeira: Escove delicadamente e esfregue um pano seco sobre toda a superfície. Pode ser usada uma esponja do tipo para lavar louças.

  • Se alguma sujeira permanecer, use uma solução de sabão neutro tipo xampu de bebê ou solução de amônia caseira (5%) em água.

Após seca, passe em toda a jaqueta um hidratante específico para couros, que pode ser comprado em sapatarias. Se não encontrar esse hidratante, use um hidratante corporal que você tenha em casa, de preferência branco e sem essência forte. Passe em toda a jaqueta, para hidratar bem o couro, deixando-o macio e protegido.

Lembre-se: limpe a jaqueta e hidrate-a pelo menos 3 a 4 vezes por ano. Fazendo isso, e tirando-a sempre do armário para pegar um ar, você terá sua jaqueta como nova por muitos e muitos anos!

Comentários (1)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização