Entrar

Lavando a corrente da moto

  • Categoria: Dicas
Lavando a corrente da moto

A qrande maioria dos motociclistas se questiona sobre este tópico: Lavo a corrente ou mando lavar? Mas todos sabem que para uma perfeita sincronia do conjunto da transmissão, a corrente deve trabalhar sempre limpa - livre de areia, terra, etc - e bem lubrificada. Confesso que não há nada de traumatizante.

Lavar corrente, caraca! eu tinha que fazer isso. Mas eu não gosto de lavar corrente, é muito chato, você se suja todo e é uma lambança. Mas eu lavei!Primeiro, estacione a moto num lugar plano com o guidão travado. Em seguida empilhe os tijolos; 3, próximo à pedaleira da esquerda e 3 na direita sendo que neste último coloque 1 tarugo em cima de forma que fique bem próxima ao tubo que circunda o motor e a pedaleira. Vá para o outro lado e empurrei a moto até que a pedaleira, de maneira segura, encoste na madeira do outro lado e force até que a moto fique com a roda traseira livre do chão.

Segurando com a mão esquerda a moto - ela fica bem leve - pegue com a mão direita a madeira e coloque em cima dos tilojos e deixe a moto descer.

Como lavar e limpar a corrente da moto

Como lavar e limpar a corrente da moto

Como lavar e limpar a corrente da moto

Pronto! Ela estará toda em cima de duas pilhas de tijolos e madeiras e com a roda livre.

Como lavar e limpar a corrente da moto

O processo de lavagem é simples: Primeiro recolha o descanço lateral senão a moto não pega. Engate a primeira marcha. Coloque algumas folhas de jornal debaixo da corrente. Calce as luvas. Pegue a escova de dentes "usada" com a mão esquerda e com a direita a garrafa de plástico com o diesel. Aponte o o bico da garrafa com o diesel para a corrente que passa na coroa e vá esguichando lentamente. Na parte de baixo onde a corrente "tende" a fazer uma barriga, coloque a escova de dentes e pressione para baixo - pegue com firmeza para não escapar e machucar os dedos. Faça este procedimento por alguns segundos. Em seguida pegue a estôpa e no mesmo local da escôva vá enxugando e alternando o lado da mesma.

Materiais

  • Uma garrafa de cachaça (quem quiser pode comprar 5 latinhas de cervejas).
  • limões.
  • 6 tijolos de 8 furos e dois "tarugos" de madeira com 20cm x 20cm por 5cm, para mais ou menos.
  • 500 ml de óleo diesel.
  • Uma "mãozada" de estopa.
  • 1 escova de dentes.
  • 2 escovas para lavar roupas pequena.
  • um saco de lixo.
  • jornais à vontade.
  • 1 par luvas de borracha.
  • Uma bacia de plástico com 15 cm de diâmetro, para mais ou menos, ou um balde.
  • Uma bisnaga com bico comprido com óleo 90.

Você verá o quão suja estará a estopa com o grude da corrente. Repita o processo de esguichar o diesel por mais alguns segundos. Depois pegue as 2 escovas de lavar roupas e coloque 1 embaixo e a outra em cima da corrente, fazendo um sanduiche de corrente com escovas. Pressione e solte, pressione e solte. Isto fará com que as cerdas das escovas penetrem nos elos bem como na saliência das borrachinhas, caso as tenha, e retire a areia e outras incrustrações. Repita o processo de esguichar o diesel por mais alguns segundos e limpe-a com estopa.

Depois limpe as 2 escovas com diesel e retorne ao procedimento delas. Passados alguns minutos destes procedimentos você verá nitidamente o quanto de sujeira estará nos jornais e sua corrente terá uma tonalidade como a foto acima. LIMPA! Sua corrente está uma beleza.

Como lavar e limpar a corrente da moto

Desligue a moto. Com o resto da estopa, caso sobre, limpe a balança, a coroa e outras partes onde a sujeira tenha ficado. Quando estiver limpo junte tudo e coloque no saco de lixo.

Ligue a moto novamente. Feito isso com a bacia de plástico ou balde cheio com água vá jogando generosamente na coroa e corrente, corrente e coroa. Dê uma acelerada, volte e jogue mais água. Este processo é para retirar o excesso de diesel pois pode ressecar as borrachinhas da corrente. Tudo limpo, ainda com a moto ligada, pegue a bisnaga com o óleo 90 e capriche na lubrificação mas não com excesso.

Uma opção é retirar a moto dos tijolos e seguir as dicas do Gugu.

Prazo para a execução: Tendo boa vontade, uns 30 minutos.

Dê preferência para um dia de sábado pela manhã. Após o serviço, moto lavada e linda, você pega a cachaça e os limões e faz uma caipirinha e de quebra toma umas cervejinhas para comemorar sua façanha. Mas não se esqueça que nunca deve pilotar a bonitona depois de ter ingerido bebida alcoolica. Good Job!

Paulo Candido é de Recife, PE e editor do site Vangelis - www.vangelis80.com.br.

Comentários (11)

  1. Luciano

Mas as correntes não tem que estar lubrificadas depois de lavadas?

  1. aJOSENILDO

Limpeza de corrente

  1. Careca

Pessoal tem um produto sendo vendido no mercado livre que faz "milagre" na hora de limpar a corrente é um desengraxante neutro que não ataca pintura nem nada da moto nem o o'ring da corrente uso na minha F800gs a muito tempo e sempre com excelente resultados fica a dica: <br /><br...

Pessoal tem um produto sendo vendido no mercado livre que faz "milagre" na hora de limpar a corrente é um desengraxante neutro que não ataca pintura nem nada da moto nem o o'ring da corrente uso na minha F800gs a muito tempo e sempre com excelente resultados fica a dica: <br /><br />http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-523897812-desengraxante-neutro-1-litro-_JM

Ler Mais
  1. Eduardok

òtima dica, <br /><br />mas quero atentar para uma coisa: NÃO ENXUGUEM A CORRENTE COM ESTOPA/ESPUMA/SEJA LA O QUE FOR COM A MARCHA ENGATADA!<br /><br />o tecido pode engatar em um anel e levar sua mão junto para a coroa.<br /><br />fiz isso quando tinha a Crypton, por sorte ela para de girar...

òtima dica, <br /><br />mas quero atentar para uma coisa: NÃO ENXUGUEM A CORRENTE COM ESTOPA/ESPUMA/SEJA LA O QUE FOR COM A MARCHA ENGATADA!<br /><br />o tecido pode engatar em um anel e levar sua mão junto para a coroa.<br /><br />fiz isso quando tinha a Crypton, por sorte ela para de girar quando a roda trava, mesmo na marcha, mas uma moto 'normal' não para de girar a roda, então, rodem a roda com a mão para enxugar.<br /><br />um outro cara daqui fez isso na cb500 dele e perdeu o dedão, rs<br /><br />Abraços!

Ler Mais
  1. Dico

Achei que a cachaça e o limão era para a caipirinha de acompanhamento, para dar ânimo, kkkkkkkkkkk, <br />mais valeu a dica

  1. Ban Davis

Leve no posto, passe intercap e água e em 1 minuto sua corrente está brilhando. Agora só o óleo.

  1. Jose maria lopes

Rapaz ,espero que a corrente não fique de fogo,já pensou nisto.hahaha<br />Camarada , acho que tem fluidos próprios para as corrente.<br />até

  1. thiago

gostei do procedimento final kkkkkkkkkkkkk

Seja o primeiro a comentar este artigo.
Carregar Mais

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização