Entrar

Fazendo curvas com material escorregadio no asfalto

  • Categoria: Dicas
Dicas sobre como fazer curva com moto

Você está passeando tranquilamente, deitando nas curvas, numa tocada controlada, quando numa curva cega dá de cara com uma poça d'água, pedriscos, areia ou outra sujeira qualquer bem no seu caminho. O que fazer? Neste caso, você viu a sujeira mas já está comprometido com o traçado da curva que está fazendo e com o ângulo respeitadamente inclinado da moto.

Um detalhe é que você foi capaz de ver a sujeira porque estava olhando bem no fim da curva e não para a roda dianteira da moto. Se assim fosse, já seria tarde demais. Não importa se é água ou pedriscos, não é nada agradável passar em cima de qualquer material com a moto muito inclinada.

Uma vez identificado o obstáculo – antes de chegar nele, é claro – aumente a inclinação da moto para fechar mais a curva. Isto lhe dará mais espaço para trabalhar mais à frente dentro da curva.

Antes de atravessar a sujeira, levante a moto na vertical (ou, pelo menos, o menos deitada possível). Se necessário, reduza a marcha e aperte os freios antes, certificando-se de soltar o freio antes de passar pelo asfalto escorregadio.

Tente, a qualquer custo, evitar frear dentro da área problemática. Sem a menor sombra de dúvida, é mais seguro atravessar o asfalto escorregadio com o acelerador um pouco aberto do que apertar os freios, por menor que seja a pressão.

Dicas sobre como fazer curva com moto - Obstáculo na curvaDicas sobre como fazer curva com moto - Obstáculo na curva
Dicas sobre como fazer curva com moto - Obstáculo na curvaDicas sobre como fazer curva com moto - Obstáculo na curva

Uma vez passada a área problemática, incline a moto de novo na curva para evitar abrir demais o seu traçado, que poderá levá-lo a atravessar para a pista de tráfego oposto ou mesmo fora da pista ou acostamento. É uma boa idéia praticar estes passos de uma crise imaginária quando  não houver nada em jogo. Apenas lembre-se: quando a coisa realmente acontecer, não entre em pânico. Movimentos firmes e bem pensados o colocarão no caminho certo sem que levante muito sua freqüência cardíaca.

Texto adaptado do site www.sportrider.com

Comentários (7)

  1. fernando

Sem Abs e so frear saindo De traseira su sim entrando na mancha com a moto reta

  1. Cauan

Comigo tbm, vinha na boa em um trecho que passo todos os dias e, na hora h, um buraco de fora a fora na pista, alguma passagem de cano que foi escavada e a pista cheia de pedra e areia, toquei nos freios antes, passei com a moto mas mesmo assim ela escorregou e perdi o traçado, fui reto, brequei...

Comigo tbm, vinha na boa em um trecho que passo todos os dias e, na hora h, um buraco de fora a fora na pista, alguma passagem de cano que foi escavada e a pista cheia de pedra e areia, toquei nos freios antes, passei com a moto mas mesmo assim ela escorregou e perdi o traçado, fui reto, brequei de novo e pulei o meio fio e bati de lado numa parede!!! fiquei puto, quebrei estribo e manete esquerdo e ainda estraguei uma jaqueta. Não caí por sorte!!!

Ler Mais
  1. Marcus Goes

Boa a dica, realmente dá um susto danado quando acontece isto. Gostei do site.

  1. Rômulo Provetti

Olá Rodrigo, obrigado pela mensagem. Precisando de qualquer informação, estamos à sua disposição.
Aproveitando que gostou do site, curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter e divulgue para seus amigos.
facebook.com/ViagemdeMoto
twitter.com/#!/Viagemdemotocom

Grande abraço

  1. Rodrigo Nascimento

Bom dia a todos eu não conhecia o site e achei muito legal a dica. espero poder estar sempre visitando e lendo as orientações de vocês
grato
Rodrigo Nascimento

  1. coyote

Já subi por um barranco próximo a cidade de Além Paraíba por causa de uma faixa de óleo jogada provavelmente por tanque muito cheio.
Ou eu inclinava mais a moto e saia me lixando no asfalto ou subia o barranco.
Preferi a segunda opção... É fo....

  1. Celso Pizarro

Isso aconteceu comigo hoje. estava fazendo uma curva com velocidade baixa e controlada. INCLINAÇãO correta para a situação, mas o calor intenso deixou o asfalto novo (RECAPE) mais mole e havia na pista oléo também. fazer o que?? rs. chão sem choro nem vela...sem me machucar ou estragar a...

Isso aconteceu comigo hoje. estava fazendo uma curva com velocidade baixa e controlada. INCLINAÇãO correta para a situação, mas o calor intenso deixou o asfalto novo (RECAPE) mais mole e havia na pista oléo também. fazer o que?? rs. chão sem choro nem vela...sem me machucar ou estragar a moto.....mas valeu a orientação acima.....

Ler Mais
Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

Conteúdo relacionado - Dicas para viagens de moto