Entrar

De Cachoeiro a Ushuaia

Viagem de moto até Ushuaia, Argentina

Talvez esta seja uma das mais belas histórias da minha vida. A mais complexa, perigosa, emocionante e a mais maravilhosa.

Há muitos anos, quando estudei geografia, ouvi falar sobre a Terra do Fogo, Patagônia e geleiras glaciais. Os anos passaram e tive a Graça de Deus de conhecer ao vivo estes e muitos outros lugares...

Viagem de moto pelo sul do Brasil

2º dia - Itapecerica da Serra - Lages

Acordamos bem cedo e descansados. Ainda estava escuro quando tomamos café para sairmos e então vimos uma coisa que nos acompanha eternamente... uma chuvinha fina e fria iria nos fazer companhia.

Equipamos-nos para chuva e seguimos já sem nosso amigo Pedrão, que ficou antes de São Paulo. No trajeto, víamos as famosas araucárias, símbolo do Paraná, que por sinal tem uma cidade com seu nome.

Viagem de moto pelo sul do Brasil

3º dia - Lages - Chuí

Saímos com um tempo ótimo para percorrer uma estrada com muita serra e curvas fechadas. Seguimos em direção ao nosso próximo destino que era Chuí (RS).

Viagem de moto pela Argentina

4º dia - Chuí - Bahía Blanca

Partimos para Montevidéu e, em Sacramento, trocamos dólares por pesos argentinos e preparamos nossa passagem para o dia seguinte no Buquebus.

5º dia - Bahía Blanca - Puerto Madryn

Saímos de Bahia Blanca e as retas intermináveis nos deram o ar da graça.

A moto do Oliveira acabou a gasolina no meio do nada. Depois disso, viemos abastecendo em todos os postos que víamos pela estrada, pois a velocidade que andávamos e as pistas com retas convidativas para andar forte nos surpreenderam no quesito consumo.

Viagem de moto pela Argentina

6º dia - Puerto Madryn

Como Kadim estava com a garganta inflamada e tomando antibiótico, não foi no passeio que eu, Oliveira e Odileno fizemos. Moacyr ficou dormindo o dia todo no hotel e não quis fazer o passeio.

7º dia - Puerto Madryn - Caleta Olívia

Aprontamos a bagagem e fomos procurar pneu para a XT 660 do Oliveira, mas não achamos na cidade. Nos informaram que na próxima cidade, que era Trelew, nós encontraríamos o pneu.

Enquanto procurávamos o pneu, encontramos uma loja que vendia galões de plástico para levarmos gasolina reserva para nossas motos. Todos compramos galões de 10 litros.

8º dia - Caleta Olívia - Rio Gallegos

Nesse dia a Patagônia nos esperava com toda sua fúria de ventos e frio incessantes.

Na medida em que a viagem progredia pela Ruta 3 na direção de Ushuaia, a impressão era de que o frio e o vento duplicavam a cada dia. Mesmo assim parávamos para tirar fotos e filmar.

9º dia - Rio Gallegos - Ushuaia

Saímos do hotel às 9 horas com um frio já nos congelando.

Paramos na Aduana. Moacyr, Odileno e Oliveira saíram na frente e foram adiantar a entrada deles no Chile. Muita burocracia e muitos documentos. Os policiais nos disseram que não poderíamos entrar no Chile com gasolina nos galões como estávamos fazendo, não era permitido por ser uma prática considerada contrabando de combustível, já que entre Chile e Argentina existe uma diferença de preço muito grande. Colocamos o que pudemos nas nossas motos, sobrando ainda 15 litros. Os guardas ficaram procurando um galão para deixarmos o combustível, eu e Kadim ficamos 35 minutos aguardando o bendito recipiente. Os três partiram sem nós.

10º dia - Ushuaia

Acordamos (ou ressuscitamos) às 10h30min. Preparamos as roupas de frio e fomos pegar um ônibus que passava na rodovia em frente à pousada que dava acesso à cidade. Fizemos a farra dentro do ônibus e eu filmei e fotografei cenas da cidade. Andamos por volta de 12 minutos no ônibus até descermos fora do local onde queríamos. Começamos a andar a pé pela cidade e vimos lugares muito bonitos com montanhas com gelo nos cumes. Tinha sol, mas o frio e o vento nos castigaram andando a pé. Todos ficamos encantados com o visual e as variedades das lojas com lembranças de milhões de opções.

12º dia - Ushuaia

O dia anterior foi para passear pela cidade e comermos em lugares diferentes. nesse dia, continuamos em Ushuaia. Logo pela manhã fomos fazer revisão de todas as motos na oficina do tal de Pablo. Um funcionário dele atendeu a todos, trocando o óleo, ajustando correntes e depois fomos fazer um passeio ao trem do Fim do Mundo. Era uma maneira de conhecer a história do lugar.