De BH a Ushuaia

Notícias dos viajantes

DSC03803Nos dois primeiros dias de viagem nossos amigos tiveram muitas dificuldades, primeiro por problemas tanto na Electra quanto na Varadero, coisas simples, como eles informaram, mas que acabaram obrigando-os a procurar oficinas em Três Corações, MG e Curitiba, PR. Segundo pela quantidade de chuva que pegaram na estrada, obrigando-os a pilotar com cautela, tomando tempo e fazendo com que chegassem aos seus destinos muito tarde, próximo de 22 horas.

2º dia: Registro - Passo Fundo

2º dia: Registro - Passo Fundo: 804/1612 km

Após o café, fomos abastecer as motos e dali iniciar a nossa jornada. Mas na inspeção externa detectei que o farol da Harley estava com 1/3 de água da chuva. Era um problema que tinha que resolver antes de entrar na Argentina. Saímos de Registro às 8:50 horas e fui pensando com os meus botões sobre o meu problema.

3º dia: Passo Fundo - Concórdia/AR

De_BH_a_Ushuaia_43º dia: Passo Fundo x Concórdia/AR: 834/2446

Saímos de Passo Fundo, às 8:15 horas, com a motivação lá em cima. Duas horas depois estávamos em São Borja, atravessando a Ponte "Integração" sobre o Rio Uruguai. Aduana relativamente tranqüila.

A temperatura subia à medida que entramos no terreno argentino. A RN 14 está com vários trechos em manutenção, alguns com desvio em rípio. Depois de um desvio, uma blitz de uma milícia argentina, pedindo uma "contribuição para a policía". Pelo menos foram honestos. Levou R$ 5,00 meus e R$ 45,00 do João.

4º dia: Concórdia - Chivilcoy

Propina4º dia: Concórdia - Chivilcoy: 528/2974 km

Depois de uma noite bem dormida, pagamos o primeiro mico da viagem: esquecemos de ajustar o horário local e acabamos acordando uma hora mais cedo. Ficamos decepcionados com o padrão do "desayuno" - muito, muito fraco para o padrão do hotel. Fizemos o check out às 8:00 hs e fomos abastecer as motos.

5º dia: Chivilcoy - Rio Colorado

De_BH_a_Ushuaia_25º dia: Chivilcoy - Rio Colorado: 750/3724

O tempo virou. O jornal matinal alertava para as fortes chuvas e o céu estava bastante nublado. Saímos às 8 horas e na estrada íamos mais devagar à procura da "estacion de serviços". A primeira estava fechada e a segunda não tinha nafta. Somente na terceria, 40 km depois, em Bragado, abastecemos as motos.

Oito km à frente o João pára e avisa que perdeu a aranha com a capa e as polainas de chuva, o camel back, mais uma bolsa. Disse que achava que foi antes do abastecimento. Propus voltarmos, mas ele achou que não valeria a pena e seguimos em frente.

6º dia: Rio Colorado - Caleta Olívia

6º dia: Rio Colorado - Caleta Olívia: 1028/4752 km

O café do hotel foi horrível e o serviço péssimo e super lento. Que arrependimento!

Saímos às 8h30min com destino a Trelew (560 km). Vários trechos com paradas rápidas ao longo das RN 22 e 251. O clima estava agradável, com sol, mas temperatura na faixa dos 16ºC, vento mediano e retas intermináveis. Como a viagem estava rendendo bem, propus ao João um plus: esticar até Caleta Olivía (+450 km), o que foi prontamente aceito pelo meu parceiro.

7º dia: Caleta Olívia - Rio Gallegos

Restaurant_y_Salon_de_Te_Sabores7º dia: Caleta Olívia - Rio Gallegos: 720/5472 km

Aqui na Patagônia não adiantar planejar nada muito cedo - sempre é frio e tem vento. Os cafés sempre são depois das 7 ou 8 horas. O café de hoje foi no posto YPF em frente, porque a diária não contemplava o "desayuno".

8º dia: Rio Gallegos - Rio Grande

Estreito_de_Magalhaes8º dia: Rio Gallegos - Rio Grande: 403/5875 km

Acordei com uma grande preocupação: o terrível e assombroso rípio; chegou o dia de encará-lo. Saímos no horário habitual, mas deveríamos ter saído bem mais cedo.

A migração para o Chile foi um teste para a nossa paciência. Salão com over booking, super quente, falta de informações, uma zona. Depois de 3 horas de filas, conseguimos sair com os papéis carimbados. N

9º dia: Rio Grande - Ushuaia

Ushuaia_19º dia: Rio Grande - Ushuaia: 232/6107 km

Acordamos no dia 14 na maior empolgação, afinal, seria a coroação de todo o nosso esforço de viagem.

Tomamos café, fotografamos as motos na frente da pousada e fomos na praça central comprar uma capa de chuva para o João. Havia a expectativa de chuva em Ushuaia.

10º dia: Bahia Lapataia

Viagem_de_moto_BH_-_Ushuaia_410º dia: Bahia Lapataia: 25/6132 km

Domingo, 15 de janeiro de 2012, um dia que vai ficar marcado de forma indelével nas nossas mentes, pois o momento mais desejado e esperado por nós, nos últimos 150 dias, estava por acontecer. Levantamos pilhados e, após o café na Tande Sara, era chegada a hora de irmos atrás da foto-objetivo da viagem. Sabíamos que teríamos rípio pela frente, mas este não nos trazia preocupação. Teria que ser superado sob quaisquer condições.