Costa Leste dos Estados Unidos

1º dia - Boston - Virginia Beach

Costa leste dos Estados UnidosNo nosso primeiro dia de viagem percorremos um total de 937 km (586 milhas) entre Boston e Virginia Beach.

Combinamos de acordar cedo para chegar a Nova York ao amanhecer e fugir do trânsito do sábado de um fim de semana prolongado. Segunda-feira será feriado do dia do trabalho nos Estados Unidos. por isso, às 3h20 já estávamos prontos e iniciamos nossa viagem rumo a Key West, na Flórida.

Saímos da casa do Hugo, meu sobrinho, e percorremos as excelentes estradas de Massachusetts. Pegamos um pouco de neblina, mas não atrapalhou a viagem, pois as estradas são muito bem sinalizadas, três pistas em cada sentido e ainda havia pouco movimento.

2º dia - Virginia Beach - Savannah

Costa leste dos Estados UnidosDecidimos que iríamos tentar chegar até a Georgia hoje e foi o que fizemos. Percorremos 491 milhas (786 km) no dia, a maior parte na Interstate 95. Foram estradas excelentes, com estrutura impecável, ao contrário das que pegamos ontem em Nova York e New Jersey.

Como é uma auto estrada, pouca coisa vimos ao longo que valesse a pena ver e visitar. Tanto que a viagem foi até massante. Foi possível deixar o cruise control da moto (uma espécie de piloto automático) trabalhar quase que o tempo todo. Eu acertava a velocidade para um pouco acima do limite e ele mantinha a aceleração. Boa parte o limite de velocidade era de 65 ou 70 milhas, o que acho pouco para estradas tão boas. A maior parte dos motoristas andam acima dessa velocidade, tanto que nós andávamos perto das 75 milhas e éramos ultrapassados o tempo todo. Mas a fiscalização era constante. Frenquentemente víamos veículos parados por policiais ao longo da estrada.

3º dia - Savannah - Orlando

Costa leste dos Estados UnidosApesar da distância ter sido pequena no dia, foi bastante cansativa, principalmente por causa do sol, que foi implacável durante todo o tempo que estivemos na estrada. No total, percorremos 320 milhas (512 km). A previsão do tempo não era boa para motociclistas, mas como nos dias anteriores, não choveu. O sol nos acompanhou o tempo todo. Atravessamos a Georgia e chegamos à Flórida.

Saímos tarde e com pesar do hotel confortável que estávamos em Savannah, pegando a Interstate 95 que continuou ótima, na maior parte com três pistas em cada sentido, longas retas e limite de velocidade de 55 a 70 milhas por hora.

4º dia - Orlando - Fort Lauderdale

Costa leste dos Estados UnidosHoje foi o dia que percorremos a menor distância desde que iniciamos nossa viagem: apenas 271 milhas (433 km).

Acordamos tarde, já que dormimos tarde ontem. Depois de colocar a bagagem nas motos e despedir dos amigos Léo e Régis, seguimos em direção ao sul da Florida. Inicialmente pegamos a Interstate 4 e estranhamos que a cada 2 milhas haviam praças de pedágio com tarifas entre USD 1 e 1,75. Ainda bem que foram poucos quilômetros nessa estrada.

5º dia - Fort Lauderdale - Islamorada

Costa leste dos Estados UnidosChegamos ao objetivo da viagem, Key West, no sul da Flórida, percorrendo um total de 1.949 milhas (3.118 km) nos cinco dias de viagem. Hoje percorremos 281 milhas (449 km). Demoramos para sair, por conta da mordomia que tínhamos no hotel. Fizemos lá mesmo um bom lanche, que quase valeu por um almoço, pegamos as motos e seguimos para nosso destino.

A saída de Fort Lauderdale não foi simples, porque o trânsito estava bem carregado e o GPS indicava um acidente à nossa frente. O Hugo, que está atuando como navegador, resolveu então mudar a rota para desviar do trânsito, decisão que se mostrou bastante acertada.

6º dia - Islamorada - Valdosta

Costa leste dos Estados UnidosDepois de conquistar o objetivo principal da viagem, chegar a Key West, agora estamos retornando para o norte. Nosso plano era rodar o máximo possível antes de anoitecer no dia de hoje. E assim fizemos, percorremos 534 milhas (854 km) e estamos na Georgia. Muito bom, considerando que saímos tarde do hotel que estávamos em Islamorada e fizemos algumas paradas longas.

7º dia - Valdosta - Knoxville

Costa leste dos Estados UnidosO dia foi bastante intenso e proveitoso. Resolvemos retornar pelo interior dos Estados Unidos ao invés da costa leste, onde passamos na ida. E para aproveitar a viagem ao máximo, mesmo que fazendo um percurso maior, resolvemos percorrer a famosa Tail of the Dragon.

O "Tail of the Dragon" é um trecho de 11 milhas (17 km) da US-129 que liga a Carolina do Norte ao Tenessee. O nome foi adotado devido à quantidade (318) e ao formato das curvas, semelhantes ao serrilhado do rabo de um dragão.

8º dia - Knoxville - Harrisburg

Costa leste dos Estados Unidos 62O dia foi tirado para percorrer o máximo de estrada que pudéssemos e foi o que fizemos. Passamos por cinco estados americanos (Tennessee, Virgínia, West Virgínia, Maryland e Pensilvânia). Paramos na cidade de Harrisburg na Pensilvânia, em um hotel de beira de estrada, depois de 548 milhas (877 km). Até agora percorremos 3.519 milhas (5.630 km), o que dá uma média de 704 km/dia.

9º dia - Harrisburg - Boston

Costa leste dos Estados Unidos 62O dia começou cedo. Às 7h30 saímos do hotel e retornamos para Boston, onde tudo começou.

O Hugo sugeriu passarmos por uma rota que evitasse o trânsito intenso de Nova York que, segundo ele, estaria ruim hoje, mesmo sendo um domingo. Seguimos por uma rota contornando a cidade, atravessamos uma ponte chamada Tappan Zee e depois pegamos a Route 15, uma estrada histórica chamada Merritt Parkway, que atravessa uma floresta e é cortrada por vários viadutos de arquitetura única, cada um com um desenho próprio que não se repete, linda.