Rômulo Provetti

De Mariana à Foz do rio Doce

Quando fiquei sabendo do rompimento da barragem com rejeitos de minério em Mariana (MG), minha reação inicial foi de indignação por mais um acidente ambiental que ocorria em nosso país. Ainda não tinha noção da extensão do problema e das suas consequências para o meio ambiente, moradores da pequena Bento Rodrigues e dezenas de povoações e cidades de Minas e Espírito Santo ribeirinhas ao rio Doce e de seus afluentes.

As estradas mais bonitas do Brasil

Quais as estradas mais bonitas do Brasil para percorrer com uma moto? Apesar de nem sempre termos estradas que façam jus às paisagens onde estão inseridas, temos alguns lugares que podem fazer inveja em muitos países. Na maior parte falta estrutura de apoio e nem sempre elas recebem a manutenção periódica que precisam por parte dos governos responsáveis. Algumas nem pavimentação têm, mas as paisagens, de tirar o fôlego, compensam suas deficiências.

Chapada Diamantina

Eu tinha planos de fazer uma viagem de moto pelo Nordeste do Brasil, mas ao mesmo tempo precisava atender aos anseios da família, que queria que passássemos alguns dias juntos durante as férias. Estudamos as opções e encontramos o lugar ideal em uma pequena vila de pescadores no litoral do Ceará.

Roteiro: Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

O brasileiro de um modo geral conhece muito pouco o próprio país e às vezes, por desconhecimento ou preconceito, não dá valor ao que tem. A Região Nordeste do Brasil é um exemplo. É mais conhecida pela maioria das pessoas por causa do sertão seco com períodos de longa estiagem e, principalmente, pelas praias da faixa litorânea.

Parques Estaduais na Estrada Real

Ao longo da Estrada Real existem milhares de quilômetros quadrados de área preservada. Verdadeiros tesouros que guardam a fauna e a flora de importantes remanescentes de Mata Atlântica, Cerrado e Campos. A maior parte se encontra dentro de parques estaduais, que ajudam a preservar esses patrimônios naturais. Separamos alguns destinos muito interessantes para quem gosta de uma viagem de moto e curte a natureza. Descubra uma unidade de conservação e viaje pela Estrada Real.

Roteiro: Estrada Real

Que tal percorrer o Caminho Velho da Estrada Real, que vai de Paraty, no Rio de Janeiro, até Ouro Preto, Minas Gerais, e de lá emendar sua viagem pelo Caminho dos Diamantes, que segue de Ouro Preto até Diamantina, também em Minas Gerais?

Roteiro: Serra Dona Francisca

Menos conhecida que a Serra do Rio do Rastro, mas percorrendo uma região igualmente muito bonita, a SC-301, conhecida como a Estrada da Serra ou estrada da Serra Dona Francisca, possibilita aos viajantes um belíssimo visual da região norte do Estado de Santa Catarina. Ela liga a região de Joinville ao planalto serrano, até a cidade de São Bento do Sul.

A caminho de Ushuaia

Estou iniciando mais uma viagem, dessa vez para a cidade de Ushuaia na Argentina, considerada a cidade mais austral do mundo. Essa viagem farei sozinho pilotando minha Harley-Davidson Heritage Softail Classic ano 2008. Além de Ushuaia, pretendo conhecer a Península Valdez, Torres Del Paine e o Glaciar Perito Moreno, algumas das principais atrações da Patagônia na Argentina e no Chile.

Roteiro: San Pedro de Atacama

Antes de fazer a minha primeira viagem de moto até o Deserto do Atacama, no norte do Chile, pesquisei na internet notícias e relatos de quem já havia ido até lá, li muitas histórias de viajantes, me encantei com as fotos e filmes incríveis que vi e que me fizeram sonhar em um dia conhecer aquela região ímpar. Quando tive a oportunidade de fazer aquela viagem, em janeiro de 2009, constatei que o Atacama era muito mais do que havia imaginado. A beleza exótica e diferente de tudo que nós brasileiros conhecemos em nosso país e a mística do lugar superaram as minhas expectativas.

Rodovia Interoceânica do Sul Peru - Brasil

A Rodovia Interoceânica é considerada um dos projetos mais importantes de integração entre o Brasil e o Peru. Ela tem mais de 2,6 mil quilômetros entre Iñapari, na fronteira com o Brasil, e três portos peruanos - San Juan, Matarani e Ilo. Além de proporcionar ao Brasil uma saída ao Pacífico, o objetivo é que ajude a incrementar o comércio entre as regiões fronteiriças.