Entrar

Incoerentes facetas da vida

  • Categoria: Riders Of Freedom

Ainda bem pequeninos aqueles meninos escolhem, sem uma razão linear, um time de futebol pra torcer e ser fiel por toda a sua vida.
Escolha que pode derivar do fato do time ganhar muitos jogos e campeonatos à época, ou pela pressão e influência do pai, tios e padrinho, ou seguindo a escolha dos amigos, ou por ter o melhor jogador do mundo ou mais algumas indiferentes razões.
Em suma, uma criança, com pouco embasamento pra fazer uma escolha pra toda a vida, a faz pelas simples razões citadas acima.
E praticamente 100% deles a mantêm intacta por todos os dias da sua vida.
Mantém intacta mesmo que o time seja rebaixado pra 2ª ou até a 3ª divisão.
Mesmo quando tem consciência que o time vai mal porque a diretoria é incompetente ou mete a mão no dinheiro dele.
Mesmo quando o técnico é ruim e não sabe escalar e armar o time.
Mesmo quando só tem jogador "perna de pau".
Mesmo que apanhe e seja humilhado por todos os outros times.
Mesmo que passe anos assim.

Este eterno torcedor, mesmo com todos estes percalços, não desiste nunca desta escolha.
Desdenha, critica, se revolta, fala mal, protesta, se afasta dos estádios, deixa de assistir aos jogos na televisão e amaldiçoa jogadores e técnico.
Mas se mantém fiel, dando o tempo que for preciso, mantendo a esperança de que num novo dia possa ter orgulho novamente daquela escolha que fez ainda criança, sem muitas vezes nem lembrar por que.

Um belo dia estes meninos crescem e se transformam em homens, se transformam em adultos.
Alguns deles, como tal e fazendo uso do seu livre arbítrio, dispostos de todas as suas faculdades mentais e plena consciência e entendimento sobre tudo, decidem participar e ingressar num moto clube.
Na grande maioria destes moto clubes eles passam por um "processo de iniciação", que muda muito pouco entre estes grupos, e que basicamente serve pra que o candidato a membro efetivo prove que é capaz e merecedor de se tornar um deles.
Onde depois de passado um tempo, que em muitos moto clubes é no mínimo 1 ano viajando com o grupo, sendo exposto a todo tipo de situação no nosso meio e avaliado, o candidato a membro, se aprovado, pode ser batizado e ter o direito de utilizar o colete com o brasão do moto clube em questão às costas.

O momento do batizado e juramento é a consagração de uma congruência de valores, alegria e dor que são indissociáveis da nossa história no moto clube e motociclismo. É único e remete a um sentimento de fidelidade permanente.

Bem. Ao menos deveria ser.

Melhores pessoas

Mas a vida no moto clube do agora membro efetivo continua na sua rotina de socialização e participação nas iniciativas correntes. E neste dia-a-dia, como em todos os grupos que interagimos na vida, simples problemas e atritos acontecem, a grande maioria de pequena monta, fruto das fraquezas e mazelas do ser humano, materializadas em fofocas, intrigas, picuinhas, desejo e demonstração de poder e outras.
Momento que, somado muitas vezes à vontade de autoafirmação, necessidade de reconhecimento e mudanças (a grama do vizinho é mais bonita) do seu protagonista, aumentam os números de casos de desistência, principalmente nestes novos tempos de milagre da multiplicação de moto clubes e de um troca-troca de integrantes entre todos.

A pergunta que não cala.

Porque os adultos embora sejam mais vividos, preparados e terem uma relação mais intensa com seu moto clube não conseguem manter com ele a fidelidade dos meninos?

Incoerentes facetas entre meninos e adultos.

O que leva adultos com maior maturidade e consistência a serem bem menos fiéis as suas escolhas que os meninos?
Deve ser porque meninos são inocentes, são puros, e transformam as suas escolhas numa verdade absoluta, cravada na alma, independente das consequências.
Talvez, como adultos e em quase todos os aspectos, estaremos certos quando agirmos como os meninos, quando devemos transformar as nossas conscientes escolhas em acordos duráveis, não permitindo que todos os valores que fizeram sentido um dia pra elas se dispersem como pó ao vento.

Afinal somos homens.

Cada um segue o caminho que quiser, pessoalmente mantenho as minhas escolhas e fidelidade. De time e moto clube.

Autor: Reinaldo Brosler
Diretor VP Águias do Vale MC
Administrador do site Riders Of Freedom
Eventos, notícias e curiosidades do motociclismo no Site Riders Of Freedom e Canal YouTube RidersFreedom

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização