A princípio, não me parece muito "técnica" a utilização da palavra "expedição" para viagens de turismo. Já a usei para designar minhas primeiras viagens de moto e, hoje, após pesquisar e ouvir, apresento a análise constatada. A palavra soa bem e faz uma simples viagem parecer um grande feito, inédito.

No dicionário, entre outras definições, constam as seguintes: "viagem de exploração de uma região distante"; "ação de mandar tropas para um local específico"; "grupo que viaja a uma região para estudá-la e pesquisá-la, especialmente em caráter científico". Vê-se, pois, que expedição pode até significar uma viagem, não necessariamente grande, pioneira ou a um lugar distante, mas sempre com intuito de exploração ou pesquisa.

Do ponto de vista linguístico, na minha modesta opinião, essas viagens meramente de lazer e recreio realizadas por motociclistas não seriam propriamente uma expedição. Nem o grupo de motociclistas nessas condições poderia ser chamado assim, "expedicionários".

A língua portuguesa é viva e o uso repetido, mesmo equivocado, faz do errado o certo. Ao começarem a chamar os passeios de moto de expedição e a moda pegar, daqui a pouco essa definição estará nos dicionários.

Assim como o uso reiterado de "presidenta" referindo-se a uma mulher no lugar de "presidente" pode fazê-lo o certo, vai de cada um a opção em usar "expedição" repetidas vezes para se referir genericamente a “viagem”, como uma autêntica “Expedição na Maionese".

*Com auxílio dos mestres na língua portuguesa, Adriano Soares e Rosalvo Moreno. Dos motociclistas viajantes Ricardo Lugris e Antônio Braga.

Felipe Miranda - @BrasilMoto

Comentários (1)

This comment was minimized by the moderator on the site

Verdade... Concordo. Língua portuguesa em primeiro lugar.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Motos Adventure - expedição de moto pelo mundo

Livro sobre viagem de moto até o Atacama