Entrar

A moto ideal para viajar

  • Categoria: Textos legais

Qualquer um que planeje viajar longas distâncias com uma moto precisa saber muito bem a diferença entre motos para viagem e as de uso diário (as que escolhemos como meio primário de transporte). Viajar bem é uma mistura da escolha certa da moto, roupas e acessórios que você vai utilizar.

Hoje, as motos de asfalto no mercado são classificadas como touring, sport touring, standard, cruiser, adventure, big trail e sport. Todas as motos nessas categorias aguentam percorrer grandes distâncias, mas as motos sport e adventure certamente não são as melhores. Considere as motos usadas. Além do preço mais baixo, os arranhões mostram que elas realmente aguentam qualquer viagem.

Vamos analisar as cinco categorias que nos restaram.

Motos Standard

É a moto para todas as situações. Você pode pilotar uma standard na cidade, na estrada, numa viagem longa ou no trajeto diário para o trabalho. É fácil adaptar uma standard para qualquer uma dessas situações, sem acabar com sua versatilidade.

Moto Standard

Elas são motos básicas e podem ser otimizadas de acordo com a necessidade de quem as pilota. Para essa categoria de moto, os acessórios mais usados para viagem são um banco para touring, pára-brisas, alforjes, bagageiro e um encosto de garupa.

Além de serem facilmente customizadas, as motos standard costumam ser as mais baratas. Podem não ser a melhor opção para um uso especial, mas se você vai usar sua moto para várias situações, incluindo viagens, essa é a melhor opção.

Cruisers

As primeiras cruisers foram baseadas nas choppers: a categoria menos prática para viagens de motos. Mas elas evoluiram para um modelo mais adaptado à estrada, com motor e suspensão modernas. Viraram motos práticas e estilosas.

Moto Cruiser

Uma das vantagens das cruisers é a altura do assento que possibilita pilotos baixos alcançarem o chão com facilidade e torna mais fácil o embarque de passageiros. São facilmente equipadas para viagens e algumas já vêm de fábrica com os acessórios certos.

Sport Touring

Outra classe de motos extremamente versátil é a das sport touring. Algumas delas são desenhadas especialmente para viagens, mas a maioria são motos sport modificadas com o garfo dianteiro reforçado, alforjes de fábrica, uma carenagem mais ampla, pára-brisas mais alto e um assento com posição mais confortável.

Moto Sport Touring

Essas modificações tornaram as motos sport touring muito mais confortáveis do que as sport.

Big Trail

Além de encarar terrenos offroad de menor dificuldade e ser uma boa pedida pra cidade, as big trails também não fazem feio na estrada! Todos os acessórios de viagem são disponíveis para modelos dessa classe.

Moto Big Trail

Além disso, é uma opção bem mais barata do que as motos do tipo touring.

Touring

São perfeitas para essa finalidade, oferecendo conforto, proteção e capacidade de carga. Isso a torna superior a todas as classes anteriores para uma longa e confortável viagem de moto.

Se você planeja viajar longas distâncias, em todas a estações do ano, você deve considerar seriamente uma moto para touring. A maioria dessas motos são grandes, têm muito espaço para carga, passageiro e tanque de combustível com mais capacidade. Elas têm um sistema elétrico robusto, capaz de fornecer energia para roupas com aquecimento, luzes de direção e todos os acessórios que você imaginar.

Moto Touring

Motos para touring são mais pesadas e largas que todas as outras e por isso oferecem uma performance inferior que as outras em alguns aspectos, mas mesmo assim podem te surpreender na velocidade e estabilidade. Infelizmente, são as mais caras do mercado.

Conclusão

Na hora da viagem, uma das maiores vantagens do motociclista, comparado ao motorista de carro, é a visibilidade. Na moto, é possível apreciar a paisagem e ter uma visão geral do trânsito.

Isso, em conjunto com a moto certa, pode tornar a viagem de moto muito segura e prazerosa. A verdade é: quem viaja de moto aproveita muito mais do que qualquer um na estrada!

Comentários (11)

  1. Ellegancy Costuras

Viajando pra Santa Catarina agora no feriado de outubro de 2016 pudemos ver várias motos big trail e também speedy, porém muito mais big trail de Sp para Curitiba. Após conversarmos com alguns motociclistas, eles diziam que era só uma " voltinha" sair de Sp até curitiba bate e volta hahahahaha

...

Viajando pra Santa Catarina agora no feriado de outubro de 2016 pudemos ver várias motos big trail e também speedy, porém muito mais big trail de Sp para Curitiba. Após conversarmos com alguns motociclistas, eles diziam que era só uma " voltinha" sair de Sp até curitiba bate e volta hahahahaha

Aqui no Atelier Ellegancy Costuras fazemos ajustes, restaurações , lavanderia em jaquetas de cordura ( BMW, big trail) e couro ( Dainese, Alpinestars, tutto etc).

Acessem nosso site www.elcosturas.com.br e saibam mais.

Ler Mais
  1. Ricardo Vasconcelos

Esse texto é péssimo, feito por alguém que não deve ter uma mínima experiência em viagens de moto. Esse site perde sua credibilidade com a publicação de textos como esse.

  1. Ermogene

Estou com programando para uma viagem de 8000 KM ida e volta , a moto V STROM serve como opção para ir tão longe .

  1. Kleber

...pode-se viajar com qualquer tipo de moto.
Mas as melhores são as "big-trail". Podem ser utiizadas em diferentes tipos de terrenos e asfaltos (lisos, ondulados, esburacados, etc.).
Atualmente, e durante muitos anos, a moto preferida pelos viajantes "mundiais" é a BMW R 1200 GS. Além das...

...pode-se viajar com qualquer tipo de moto.
Mas as melhores são as "big-trail". Podem ser utiizadas em diferentes tipos de terrenos e asfaltos (lisos, ondulados, esburacados, etc.).
Atualmente, e durante muitos anos, a moto preferida pelos viajantes "mundiais" é a BMW R 1200 GS. Além das qualidades da moto, a marca oferece assistência, no mundo inteiro, caso ocorra algum problema, tudo isso tem um preço mas quem pode pagar tem retorno de qualidade garantido.
Não tenho moto BMW, estou apenas relatando o que todos os viajantes sabem e usando alguns anos de experiências que possuo em viagens de motos e outros veículos.

Ler Mais
  1. Felipe Mitanda

Postei esse link da comunidade do facebook "Grandes Viagens de Moto". Onde a maioria dos participantes realmente viajam. As respostas foram "todas"contra esse texto. Algumas até mostrando indignação. Basta procurar no facebook e comprovar. Uma das críticas lá postadas me chamou mais atenção. O...

Postei esse link da comunidade do facebook "Grandes Viagens de Moto". Onde a maioria dos participantes realmente viajam. As respostas foram "todas"contra esse texto. Algumas até mostrando indignação. Basta procurar no facebook e comprovar. Uma das críticas lá postadas me chamou mais atenção. O perigo de matérias infundadas influenciarem novos consumidores inexperientes em decisões erradas. A você esteja querendo comprar a moto ideal para sua necessidade, converse com pessoas que realmente fazem o uso da motocicleta como você pretende usar. E lembre só de mais um detalhe se quer viajar de moto. Viajante é você e não sua moto.

Ler Mais
  1. arthur    Felipe Mitanda

Concordo, acredito que o piloto deve conhecer a moto que tem e planejar a viagem de acordo.Se não possui uma moto "apropriada", eis a oportunidade de testar a sua criatividade e adaptar-se.O importante é a atitude, a sensação de rodar,conhecer.
Tem piloto que vai até de lambreta, mas não deixa...

Concordo, acredito que o piloto deve conhecer a moto que tem e planejar a viagem de acordo.Se não possui uma moto "apropriada", eis a oportunidade de testar a sua criatividade e adaptar-se.O importante é a atitude, a sensação de rodar,conhecer.
Tem piloto que vai até de lambreta, mas não deixa de ir.

Ler Mais
  1. José Luiz Machado

Qual é a categoria adventure e não é Big trail?
.... uma big trail "não faz feio na estrada".....???
As touring podem surpreender em velocidade e estabilidade? ....talvez nas retas
O conceito Viajar de moto do texto é subjetivo e nada conclusivo.

  1. José Luiz Machado    Marcos Antônio

Marco Antonio,
......estou ironizando a frase "as big trails também não fazem feio na estrada!".

Conheço bem as touring, são fantásticas!

....".preconceituoso"?????

.....não carrego bandeira de nenhum tipo de moto ou fabricante de moto.

Abs.

J.Luiz

  1. Felipe Miranda

Discordo totalmente. Nunca que uma moto Touring é melhor para viajar. A não ser que a viagem seja somente na comodidade do asfalto em bom estado. Longe das mais lindas e ricas belezas naturais, onde para chegar, o asfalto fica de lado.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização