Entrar

Beber e pilotar

  • Categoria: Textos legais

Pessoal, a motocicleta me traz dois sentimentos extremos.

Alegria

Meu coração fica transbordando de alegria, de pronto aflora o sentimento de liberdade quando viajo de motocicleta, quando faço um passeio como fiz com Alexandre e Regis sábado passado, quando escuto o ronco de minha HD ou de outra, quando me delicio contemplando-a, quando relembro os lugares distantes onde já fui, quando faço planejamento de minhas próximas viagens de motocicleta, muito legal mesmo. Ainda mais, o expressivo número de amigos que fiz até hoje devido a este hobby.

Meu coração se alegra em demasia. São muitas emoções fortes, fico sem dormir direito quando vou a um passeio de motocicleta ou no inicio de uma vigem longa.

Tristeza

Agora, fico demasiadamente triste, desapontado, com sentimentos de perda, quando vejo um amigo querido morrer de acidente de motocicleta, tendo feito ingestão de bebida alcoolica.

Conheço muitos casos de morte numa motocicleta por ingestão de álcool. Outros motociclistas ficaram com sequelas, outros ainda que envolveram terceiros inocentes no seu ato. Mais sério ainda é que continuo vendo muitos motociclistas fazendo de conta que não é com ele ou que nada ocorreu e após alguns dias do acidente voltam e beber pilotando motocicleta.

São muitos os acidentes envolvendo motocicleta devido à ingestão de álcool. Sem falar que é proibido por lei em nosso país.

Até quando fecharemos os olhos para este assunto de tamanha seriedade?

Outro dia uma amiga, que sabe de meu gosto por motocicletas, disse-me: "- Ricardo, observei que havia muitas HDs num posto de combustíveis". Aí fez elogios à beleza que compartilhamos. Dai falou assustada. "- Ricardo, eles estavam bebendo". Isso para o pessoal de fora é um absurdo. É irresponsabilidade, é inadmissível. É crime em nosso país beber e dirigir".

Pessoal, proponho acabarmos com este hábito de sair para beber pilotando motocicleta. Vamos fazer um pacto pela vida?

Espero o engajamento de vocês nesta campanha que ora deflagro.

Um grande abraço e um beijo no coração,

Comentários (21)

  1. Helinho

Parabens Maia pelo artigo.<br />Não sou melhor que ninguem, apenas gosto dos meus amigos e rezo por esta<br />cartilha há muito tempo.<br />Conte com meu apoio e solidariedade.<br />Um grande abraço<br />Helinho

  1. Roberto Rezende

Maia<br /><br />Apoio totalmente sua proposta.<br />Conte comigo para divulgar.<br /><br />Abs,

  1. Carlos Reis

"O slogan nao seria LIBERDADE pilotando?" Mas misturado com alcool seria LIBERTINAGEM colocando a vida de outros em risco,,,,,,,,,,,,,e a sua tambem mane!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Joao Carlos Viotti

muito bom, lenvantar esta bandeira de concientização e muito importante. Muita gente sendo perdida por 10 minutos de prazer sob o efeito do alcool.

  1. Artur Albuquerque

Bom dia, Ricardo.<br />Concordo sobre a importância do assunto. Mas, acho que vai gerar muita polêmica, como a Lei Seca, aqui no Rio de Janeiro. Eu quase não bebo, mas percebo que nos eventos e confraternizações, para a galera, a bebida é essencial. E no motociclismo, onde o principal atributo é a liberdade, creio que cada um deve saber o que é melhor para si mesmo e arcar com as consequências. Forte abraço.

  1. Ricardo Maia    Artur Albuquerque

Grande Artur,<br />Minha opinião, ou seja, vejo este assunto da seguinte forma: o sujeito comprar uma HD ou uma moto. Inicia o contato com os HD e observa que muitos bebem, dai passa a beber e pilotar, pois é comum no grupo.<br />Depois disso passa e beber e pilotar normalmente pois acha que é assim.<br />Tenho vários amigos que tiveram acidentes com motocicleta desta forma, uns já estão na casa do pai, outros com sequelas para o resto da vida. E os companheiros do grupo, após chorar o morto por um período voltam a fazer o mesmo que antes. E o ciclo se repete.<br /><br />Um grande abraço, obrigado pela sua atenção.

  1. Artur Albuquerque    Ricardo Maia

É Maia, você tem razão. Revendo a minha posição, como posso ajudar?

  1. Ricardo Maia    Artur Albuquerque

Caro Artur, Vamos divulgar esse assunto. Você com amplo conhecimento que tem no meio motociclistico, veja onde você poderá alertar os nossos amigos.

  1. Artur Albuquerque    Ricardo Maia

Podíamos bolar um banner e divulgar no facebook etc, tipo uma moto Harley caída na estrada e a frase "O excesso de álcool já nos levou vários amigos, deixando famílias sem pai. Não permita que o próximo seja você." Abraço.

  1. Eduardo Leão

Caro Maia,<br /><br />Sempre me questionei sobre esse hábito dos nossos companheiros pilotos.<br />Entendo que queremos "brindar" esses momentos de tamanha alegria quando nos encontramos para passear com nossas HD's mas, como vemos frequentemente, o preço que pagamos por esse brinde é muito caro!!!<br />Ouvimos sempre as mesmas desculpas (só bebi uma latinha, eu sei meu limite, quando bebo eu piloto devagar e por aí vai...). <br />Sei que é muito difícil colocar na cabeça de todos essa consciência de não beber ao pilotar uma moto mas, acho que não devemos desistir nunca de tentar...<br />Você está fazendo a sua parte, eu sempre fiz a minha por NUNCA ter bebido um único gole de bebida alcoólica nos encontros de moto e tento dar o exemplo. <br />Parabéns pela atitude e a luta continua...<br />Sugestões: <br />- Marcar um passeio movido apenas à gasolina e não ao alcóol, rsrsrs (Dia do Passeio Sem Álcool);<br />- Chegar mais cedo do passeio, deixar as motos em casa e nos encontrar para comemorar;<br />- Nos passeios, aqueles que beberem racham a conta e gasolina dos que não beberam (talvez se pesar no bolso...)<br /><br />Abraço,<br /><br />Eduardo Leão

  1. Luciano Prates Corrê

Realmente é uma tristeza ver colegas motociclistas ingerindo bebidas alcoólicas e pilotando. Tenho comigo marcas no corpo que podem atestar os perigos de tal ato, por sorte, nenhum dos três acidentes em que me envolvi deixou sequelas incapacitantes nem atingiram terceiros. Estou sem beber desde que a lei seca foi promulgada e acredito que muitos dos colegas motociclistas devam tomar atitudes, se não tão radical, pelo menos de não beber ao pilotar ou dirigir.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização