Entrar

Aventura de Motocicleta em 1960

Esta aventura aconteceu porque Deus estava conosco. Ia um pouco afastado de nós, é certo, tendo em vista que ficar muito próximo de dois malucos é altamente perigoso.”

O autor da frase acima é o Carioca João Cruz, que já nos brindou aqui no Viagemdemoto.com com diversos textos que contam a história do motociclismo brasileiro.

Motociclista experiente, pilota desde 1953. Já possuiu muitas motocicletas, viajou pelo Brasil afora e por isto tem muita história para contar. Uma delas, talvez a mais incrível, foi uma viagem que ele fez em 1960 com o companheiro Fernando na garupa de sua Norton 500cc 1956. Ele escreveu detalhes dessa viagem em um caderno de anotações, que depois transformou em livro. Leia abaixo a sinopse desse livro:

Em 1960, quando a BR-116 (Rio – Bahia) era de terra e considerada “estrada da morte”, durante 41 dias piloto e garupa, numa motocicleta, percorreram 6.000km através de 6 estados brasileiros, tendo por objetivo sair do Rio de Janeiro para verem o frevo e o carnaval do Recife-PE. Mas por assumirem compromisso na ida, a viagem estendeu-se até Campina Grande-PB. Embora já sem dinheiro, sob muita chuva, atoleiros, frio e fome, foram mais além para cumprirem o referido compromisso.

Mas dentre os vários acontecimentos no percurso, dinheiro arranjaram para prosseguir viagem e até vida conseguiram salvar. Viram também um “ardil” existente na estrada que, tivesse ele funcionado contra peculiar família de retirantes, a História do Brasil estaria contada de outra forma.

Narra o encanto e o carisma existente nesse valoroso e incongruente nordeste, dotado de enorme beleza e clássica crueza. Faz veemente relato desses aguerrido povo, que embora abandonados pelo governo, sentem orgulho por serem brasileiros.

Enfim, é uma escola de vida onde se descobre que esperança, perseverança e força de vontade para conseguir-se o impossível, todos nós temos. Basta apenas acreditar e executar.

Curiosidade: uma Norton 500, só que de 1939, foi a moto que Ernesto Che Guevara usou em sua viagem pela América do Sul, história retratada no livro e reproduzida no filme "Diários de motocicleta".

Comentários (2)

  1. João Cruz

Fiquei lisongeado com as gentís palavras do estradeiro Marcone Gomes.
Agradeço o que emocionalmente colocou, revelando tratar-se de um denodado moto-aventureiro que também terá suas histórias para contar.
Histórias essas que o motociclismo muito necessita por estar delas carente. Motociclistas...

Fiquei lisongeado com as gentís palavras do estradeiro Marcone Gomes.
Agradeço o que emocionalmente colocou, revelando tratar-se de um denodado moto-aventureiro que também terá suas histórias para contar.
Histórias essas que o motociclismo muito necessita por estar delas carente. Motociclistas Invencíveis
João Cruz

Ler Mais
  1. Marcone Gomes

Que viagem incrível.... que aventura, que historia de vida...
Simplesmente fantástico.... Parabéns ao amigo de estrada João Cruz.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização